Como Fazer um Tutorial em Vídeo (Passo a Passo de Sucesso)

Um formato de vídeo que vem tomando conta das plataformas de vídeo e também das redes sociais nos últimos tempos sé o de tutoriais. É para acompanhar essa moda que muita gente se pergunta como fazer um tutorial em vídeo.

Para quem não conhece, o tutorial é aquele tipo de vídeo que ensina o passo a passo de como fazer algo e se você é uma pessoa presenta na internet, certamente já viu um.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer um tutorial em vídeo e conseguir muitas visualizações para o seu conteúdo.

Afinal, como fazer um tutorial em vídeo

Não há a menor dúvida de que os vídeos de tutoriais são grandes atrativos da internet atualmente. por isso mesmo é que ele é uma excelente forma de engajar seu público e garantir um número maior de visualizações e compartilhamentos para o seu canal.

Então, vamos entender um pouco melhor sobre como produzir conteúdos excelentes nessa temática, ou seja, vamos ver como fazer um tutorial em vídeo:

  • Sempre pense bem no tema

Claro que você pode fazer um tutorial do assunto que quiser, afinal, o canal é seu. No entanto, se você fizer sobre um assunto que muita gente quer saber, muita gente vai ver, concorda?!

Então, pense bem no assunto que será abordado, criando um planejamento em torno disso, pois você poderá direcionar todos os seus esforços em um bom sentido.

Mais do que isso, priorize aqueles temas sobre os quais você entende, claro. Não precisa ser um grande especialista, mas quanto mais conhecimento, melhor.

  • Crie um roteiro

Antes de sair por aí ligando a câmera e gravando, a dica para quem quer aprender como fazer um tutorial em vídeo, é criar um roteiro do seu tutorial para que você não se esqueça de nada. Então, organize a sua ideia passo a passo por escrito, crie um roteiro que tenha os tópicos do que você vai abordar

Lembre-se de ensaiar um pouco antes da gravação, afinal, a sua linguagem corporal também importa. Claro que é normal não ter tanta desenvoltura no começo, mas com o tempo isso vai melhorando.

  • Equipamentos

Não, você não precisa ter os equipamentos mais modernos e caros. No entanto, garanta que os equipamentos que você tem disponível estejam me condições de operar, com bateria e funcionando corretamente.

Já deixe tudo separado e ajustado antes de começar, lembrando de ter uma câmera com uma qualidade mínima para entender o que está sendo mostrado.

O tripé também pode ser um excelente recurso e garante a estabilidade da imagem, ao passo que um microfone também vai ajudar a captar o áudio e melhorar a qualidade final do seu tutorial.

  • Atenção aos detalhes

Antes de iniciar a sua gravação, tenha atenção aos detalhes se está querendo aprender como fazer um tutorial em vídeo. Dessa forma, procure um lugar que não tenha muitos ruídos, por exemplo.

O cenário também deve ser de acordo com a temática do seu tutorial e sem bagunças, pois isso rouba a atenção do espectador para o que não interessa.

Se você tiver um quarto sobrando na sua casa, deixe ele para fazer um mini estúdio. Se não tiver, você pode apostar no uso de um chroma key, que é aqueles mundos verdes no qual você aplica efeitos. Nesse caso, claro, será preciso um pouco mais de habilidade.

A iluminação também é importante, então, capriche para ter um bom resultado final no seu tutorial.

  • Edição

Quando for fazer a edição do seu vídeo tutorial, corte as falar que não interessam, vícios de linguagem e erros, escolhendo as melhores e mais importantes cenas para permanecerem no material final.

Faça ajustes no áudio também para que ele fique mais nítido e sem ruídos. A imagem também pode ser tratada para ficar melhor e mais equilibrada.

Escolha o seu modelo de tutorial

Como Fazer Tutorial

Depois que você tiver um tema bem definido, já pode escolher algum tipo de modelo de tutorial para seguir, afinal, existem vários e cada um deles tem seu estilo. Dito isso, vamos ver os modelos mais conhecidos para você que quer saber como fazer um tutorial em vídeo:

  • Screencast

Esse é aquele modelo de tutorial que grava a tela do seu computador ou notebook para mostrar um determinado assunto. Ele é bastante utilizado para jogos, instalação de softwares, programas de edição e outros.

  • Vídeo aula

Esse é um dos principais modelos de tutorial que existem, e consiste em uma forma de explicar algum passo a passo como se fosse uma aula mesmo e você é o professor.

A principal característica desse tipo de tutorial é que você falará diretamente com o público. Esse é o tipo mais escolhido para tutoriais de maquiagem, de trabalhos artísticos e também de gastronomia, entre outros.

  • Visual hands on

Nesse tipo, você fará vídeos sem obrigatoriamente ter que falar. Esse é um modelo muito bem sucedido e consistem basicamente, em mãos manuseando objetos ou ensinando alguma atividade no passo a passo.

  • Visual animação

Nesse caso, ao invés da presença do autor no vídeo, você terá uma animação. Essa é uma temática bastante utilizada em trabalhos menos complexos, contando normalmente com uma narração que explica o que está sendo feito.

Por fim, escolha uma boa capa e pronto, já pode fazer a publicação pois agora você já sabe como fazer um tutorial em vídeo. Aproveite essas dicas e muito boa sorte!

Leave a Reply