Como Fazer Treliça de Madeira Para Jardim Vertical ( Passos )

As folhagens e flores são uma ótima opção para a decoração de ambientes e ajudam a preenchê-lo e também a deixá-lo ainda mais aconchegante e acolhedor, além de sofisticado. Um ótimo recurso que está sendo muito usado é os jardins nas pareces e é por isso que muita gente se pergunta como fazer treliça de madeira para jardim vertical.

Quem é que nunca se encantou vendo aquela parece linda, cheia de folhagens e que ajuda a completar o ambiente e deixá-lo muito mais belo. Esses são os famosos jardins verticais, que até bem pouco tempo atrás eram bem incomuns e agora estão ganhando cada vez mais popularidade.

O fato é que seja em uma área externa ou em uma área interna, é importante saber como fazer treliça de madeira para jardim vertical, pois é ela que dará todo o suporte necessário para a fixação das plantas. Então, para saber mais sobre o assunto, basta continuar lendo e ver os detalhes.

Tipos diferentes de treliça de madeira para jardim vertical

Treliça para Varanda

Antes mesmo de aprendermos como fazer treliça de madeira para jardim vertical, é essencial entender que existem diferentes tipos dela.

Pois bem, embora seja algo relativamente simples, a verdade é que existe uma grande variedade de tipos de treliça e elas podem ser feitas de materiais como ferro, bambu e até as mais tradicionais que são de madeira mesmo.

Assim, elas podem ser fixadas na sua varanda, na sacada do apartamento, no muro do jardim e onde mais você quiser implementar um belíssimo jardim vertical.

Os tipos de montagem também pode variar, que é a forma como as madeiras são cruzadas para formar a treliça. Dessa forma, ela pode ser aquela tradicional, com as madeiras em “x, ela pode ser reta, com madeiras verticais e horizontais e também pode ser no estilo Marrocos, no estilo árabe e muitos outros.

Agora sim, como fazer treliça de madeira para jardim vertical?


Pois bem, agora que você já conhece os diferentes tipos de treliças, deve escolher aquela que melhor se adapte ao seu ambiente, ao seu espaço e ao resultado final que você deseja.

Dito isso, vamos colocar as mãos na massa começar a fazer uma treliça de madeira para usar em um belíssimo jardim vertical. Para isso, os materiais que você precisará são os seguintes:

  • Sarrafos de cedrinho e 2 cm x 4,5 (a quantidade vai depender do tamanho da treliça)
  • Cola branca
  • Parafusos de 3,5 mm ou de 4 mm x 30 mm
  • Furadeira / parafusadeira (caso não tenha, precisará de chave de fenda)
  • Trena
  • Brocas de 3 mm para madeira
  • Serra mecânica ou manual

Para o acabamento você precisará de lixa e verniz e para a instalação da treliça, os materiais são os seguintes:

  • Furadeira
  • Broca 8 mm para concreto
  • Bucha de 8 mm
  • Parafuso para a bucha escolhida

Agora sim, vamos ver o passo a passo de como fazer treliça de madeira para jardim vertical:

  1. Comece medindo a parece ou o espaço que você deseja preencher com a treliça
  2. Corte os sarrafos do tamanho que você deseja para a treliça, lembrando que ela deve respeitar um espaço de 20 centímetros entre cada sarrafo

Para ficar mais claro, digamos que a sua treliça terá 100 cm de largura por  120 cm de altura. Então, você vai precisar de 6 sarrafos com 100 cm de comprimento para colocar horizontalmente e mais 7 sarrafos com 120 cm de comprimento para colocar verticalmente. Seguindo o passo a passo:

  • Em uma bancada ou espaço livre, disponha os primeiros sarrafos verticais, já medindo os espaços entre cada um deles
  • Em seguida, posicione o primeiro sarrafo horizontal
  • Levante o sarrafo e passe cola na emenda deles
  • Faça um furo com a furadeira e coloque o primeiro parafuso
  • Repita o mesmo na segunda ripa de madeira, furando e fixando todos os sarrafos verticais no sarrafo horizontal da base.
  • Ajuste o esquadro dos sarrafos verticais em relação ao horizonta para saber se estão no ângulo certo
  • Em seguida, vá medindo a distância dos sarrafos horizontais um a um e fixando com cola e parafuso em todas as junções, ou seja, em todos os pontos de encontro dele com as sarrafos debaixo
  • Repita o processo até o fim, fixando todos os sarrafos que falta, e você terá a sua treliça de madeira prontinha.

Dica importante: se você quer que a sua treliça tenha o tamanho final de 100 cm, por exemplo, tem que distribuir os sarrafos dentro desse espaço. Isso porque se você colocar um sarrafo na base, medir 20cm depois dele, colocar outro sarrafo, medir mais 20 cm depois dele e assim por diante, o tamanho do sarrafo vai acrescentar centímetros no final da treliça e a medição do corte vai dar errado.

Então, você tem a opção de considerar o tamanho do sarrafo na medição final ou então de diminuir os espaços entre cada uma, incluindo a largura do sarrafo na contagem.

Mais do que isso, é importante lembrar que a sugestão de 20cm de espaçamento não é regra, podendo variar de acordo com o tipo de composição que você deseja fazer.

Pronto, agora você já sabe como fazer treliça de madeira para jardim vertical. Aproveite as dicas e bom trabalho!