Como Fazer Sumário no Word [ Passo a Passo Fácil e Rápido ]

O Word é uma das ferramentas do Pacote Office mais utilizadas no mundo inteiro e o motivo é simples: é o melhor editor de texto do momento. No entanto, com o passar dos anos essa ferramenta foi evoluindo e oferecendo cada vez mais possibilidades e é por isso que hoje vamos descobrir como fazer sumário no Word.

Pois bem, é fato que até um tempo atrás, os sumários dos arquivos de texto tinham que ser feitos manualmente mesmo. dessa forma, depois de concluir todo o seu arquivo, você tinha que ver em que página estava cada título e numerar seu sumário de acordo com isso.

O que acontece é que muita gente ainda faz esse processo manualmente até hoje pelo simples fato de não saber como fazer sumário no Word. Por isso mesmo é que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e dar o passo a passo completo para automatizar esse processo, acompanhe.

Afinal, como fazer sumário no Word?

Imagina que você está escrevendo aquele relatório enorme, ou que está fazendo o seu trabalho de conclusão da faculdade e precisa criar um sumário corretamente.

Imagine ainda ter de fazer tudo isso manualmente mesmo, olhando a página em que casa título está e numerando-a no seu sumário. Agora pense se você tiver que incluir uma nova informação e as páginas mudarem todas.

Pois é, você teria que refazer todo os eu trabalho novamente!

A boa notícia é que isso não é preciso, afinal, o Word conta com uma ferramenta exclusiva para a criação de sumários. O melhor de tudo é que depois de pronto ela fica automatizada, ou seja, sempre que você fizer uma alteração no texto, pode atualizar o seu sumário e ele irá apresentar todas as informações corretas novamente.

Então, vamos ver como fazer sumário no Word e ter ótimos resultados nos seus arquivos:

  • Uso de estilos

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que para que o Word reconheça quais são os itens que ele deve colocar no sumário, você precisa utilizar os estilos do programa.

Para isso, clique na aba de “página inicial” e você verá na barra superior uma série de estilos pré-determinados. Abaixo de cada um deles você tem a informação do que ele se refere, por exemplo, “título 1”, “título 2” e outros.

Nesse caso, quando você criar o seu sumário, o título 1 aparecerá na lista no primeiro nível, o título aparecerá em segundo nível, como se fosse um subtítulo daquele capítulo e assim por diante.

É essa a ferramenta que o Word vai utilizar para escolher quais são os títulos que devem ser apresentados no sumário automático que ele vai criar.

  • Alterando estilos

Muita gente procura um padrão muito específico de títulos, subtítulos e tópicos para o seu documento. Nesse caso, pode ser que nenhuma das opções disponíveis seja do seu agrado.

Pode ser também que você não encontro um título 1, 2 e 3 que combinem entre si.

Nesse caso, fique sabendo que você pode tanto criar um novo estilo quanto editar um estilo já existente.

Para criar um novo, vá até os estilos na barra superior da aba “página inicial” do seu Word e clique na seta com tracinho para baixo. Clique na opção “Criar um estilo” e defina suas preferências.

Se você quiser apenas editar algum estilo já existente, mudar a cor da letra, a fonte, seu tamanho e outros detalhes, basta clicar sobre ele com o botão direito e escolher a opção “modificar”.

O painel do estilo abrirá e você poderá modificar o que quiser para deixar esses estilo personalizado do jeito que preferir.

  • Como fazer sumário no Word

Como Fazer Sumário no Word

Se você já está pronto para começar a criar o seu sumário, saiba que isso é realmente muito simples. Então, vá até a aba “Referências” do seu Word e clique no botão “Sumário”, que fica à esquerda da barra, na primeira posição.

Quando você clicar, aparecerá uma lista com diferentes opções de sumários automáticos. Você pode escolher um dessa lista ou então clicar na opção “Mais sumários do Office.com”, para comprar e baixar novos modelos.

Mais do que isso, você também pode optar por personalizar algum sumário já existente, deixando ele mais do jeito que você precisa. Lembre-se que editando o sumário você pode escolher quantos níveis você quer que ele mostre.

Se você escolher um sumário de apenas 1 nível, ele mostrará apenas os títulos. Se escolher um sumário de 2 níveis, ele mostrará os títulos e subtítulos e assim por diante.

Então, escolhendo uma das opções da lista o seu sumário já será automaticamente criado usando todos os tópicos identificados no seu documento.

  • Atualizando o sumário

Muito mais do que saber como fazer sumário no Word, é preciso saber como atualizá-lo. Isso porque ele não se atualiza automaticamente, ou seja, se você fizer alguma mudança no corpo do texto que mudar os títulos de página, por exemplo, ele não vai mostrar.

Para isso, você precisa ir até o seu sumário criado, clicar nele e escolher a opção “atualizar sumário”, que aparece na parte superior esquerda do mesmo. Na caixa de diálogo que vai surgir, escolha se quer “Atualizar apenas os números de página” ou “atualizar o índice inteiro”.

Pronto, agora você já sabe como fazer sumário no Word e ter um belíssimo índice de páginas com todas as informações corretas.

Leave a Reply