Como Fazer Soro Caseiro [ Dicas Como Usar E Quando Usar ]

Para quem n√£o sabe, o soro caseiro √© uma mistura de √°gua com sal e a√ß√ļcar, que pode ser utilizado em uma grande variedade de situa√ß√Ķes. Por isso √© que √© sempre √ļtil saber como fazer soro caseiro e ter essa receitinha √† m√£o.

Pois bem, o soro caseiro √© bastante utilizado para o combate √† desidrata√ß√£o, especialmente nos casos em que ela √© causada por diarreia ou por v√īmitos.

Ele pode ser utilizado em adultos, crianças, bebês e até mesmo em animais domésticos.

Vale lembrar que, mesmo que ele possa ser utilizado em bebês ele não deve ser dado para aquelas crianças que se alimentam exclusivamente do leite materno.

Nesses casos, o mais indicado é dar somente o peito para que o bebê se mantenha bem hidratado.

Então se você quer aprender um pouco mais sobre essa receita, continue lendo e vamos descobrir como fazer soro caseiro para seu uso.

 Afinal, como fazer soro caseiro?

Basicamente, existem duas formas simples de fazer soro caseiro. No entanto, independentemente de qual for a escolhida, √© preciso seguir de forma rigorosa as medidas e propor√ß√Ķes ensinadas a fim de evitar erros.

Isso porque se voc√™ errar nas medidas pode acabar provocando complica√ß√Ķes em uma crian√ßa que j√° est√° desidratada, como uma convuls√£o, por exemplo.

Dito isso, vamos conhecer a primeira receita de como fazer soro caseiro de litro:

  • 1 litro de √°gua fervida, filtrada ou mineral engarrafada
  • 1 colher de caf√© de sal, que √© 3,5g.
  • 1 colher de sopa bem cheia de a√ß√ļcar (ou duas colheres rasas de a√ß√ļcar) que √© 20g

Basta misturar tudo muito bem e estar√° pronto! Ent√£o, vamos conhecer a segunda receita de como fazer soro caseiro em copo.

Para fazer essa receita, você vai precisar daquela colher medidora específica para o preparo de soro caseiro, seguindo essa receita:

  • 2 medidas de a√ß√ļcar usando o lado maior da colher padr√£o
  • 1 medida de sal usando o lado menor da colher padr√£o
  • 200 ml (1 copo) de √°gua mineral engarrafada, fervida ou filtrada

Como preparar o soro caseiro

Como Fazer Soro Caseiro

Pois bem, agora que você já sabe os ingredientes de como fazer soro caseiro de garrafa ou se copo, vamos descobrir como preparar a mistura.

Pois bem, tudo o que voc√™ precisa fazer √© misturar bem todos os ingredientes da receita, garantindo que o sal e o a√ß√ļcar se dissolveram completamente.

Com o preparo pronto, v√° tomando pequenos goles da mistura, diversas vezes ao dia, sendo ideal que a ingest√£o seja na mesma propor√ß√£o dos l√≠quidos perdidos atrav√©s da diarreia ou do v√īmito.

Mais do que isso, ao provar o soro, lembre-se que ele n√£o deve ser mais salgado que uma l√°grima, por exemplo. Se o sal estiver a mais, descarte e prepare novamente.

Outro ponto importante além de saber como fazer soro caseiro, é saber também a respeito da durabilidade do preparo. Então, saiba que não é aconselhável tomar a bebida depois de 24 horas.

Caso haja a necessidade de tomar o soro caseiro por mais dias, faça a mistura diariamente.

Para que serve

Soro Caseiro Utilizar

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro, é sempre bom se informar e entender para que ele serve, não é mesmo?!

Ent√£o, fique sabendo que o principal objetivo do soro √© combater a desidrata√ß√£o do organismo que √© comum em casos de diarreia ou v√īmito, bem como em casos de dengue e gastroenterites.

O melhor de tudo √© que ele √© indicado para todas as pessoas, independentemente da idade, sendo √ļtil at√© mesmo para gatos e c√£es se houver a necessidade.

No caso de pessoas que possuam diabetes, a dica √© n√£o consumir o soro caseiro, visto que ele possui a√ß√ļcar. Sendo assim, a indica√ß√£o √© procurar um m√©dico, lembrando que o mesmo vale para quem est√° apresentando um quadro de desidrata√ß√£o grave.

Outro ponto importante √© ressaltar que a ingest√£o do soro caseiro n√£o vai fazer parar a diarreia ou o v√īmito. A sua principal fun√ß√£o √© como um isot√īnico que ajuda a repor os l√≠quidos e os minerais que s√£o importantes para o bom funcionamento do organismo.

Mesmo assim é bem importante procurar um médico para ter um diagnóstico correto e poder fazer o tratamento mais indicado para o problema.

√Č importante lembrar que quando h√° um quadro persistente de v√īmito ou de diarreia, ou seja, quando o problema se manifesta j√° por mais de 24 horas, √© essencial procurar ajuda m√©dica.

Somente um especialista é que saberá identificar o que está causando o problema e qual a melhor forma de tratar.

Claro que isso não impede o uso do soro, mas é sempre bom lembrar que ele é uma medida de suporte, agindo como um coadjuvante e não como um tratamento.

Então, agora você já sabe bem como fazer soro caseiro e já pode utilizar essa receitinha básica para ajudar se organismo na reposição de minerais importantes.

Leave a Reply