Como Fazer Slide [ Passo a Passo, R√°pido Simples e F√°cil ]ūüíü

Atualmente est√° cada vez mais raro ver aquelas apresenta√ß√Ķes que usam a fonte Comic Sans com um alto contraste de cores e isso √© √≥timo. No entanto, √© fato que nem sempre eles s√£o usados a favor de quem est√° apresentando e ficam no fundo com um acumulado de texto e imagens perdidas que n√£o acrescentam em nada. Por isso √© que muita gente quer saber como fazer slides bonitos e atrativos.

O fato é que a máxima de quem uma imagem vale mais do que mil palavras é uma verdade, especialmente hoje em dia que o uso das redes sociais tornou todos muito mais visuais.

Por isso √© que se faz essencial saber como fazer slide de uma forma agrad√°vel, bonita e que ajude o seu conte√ļdo a falar por si s√≥, contribuindo para a sua apresenta√ß√£o e se tornando um importante aporte visual para o seu conte√ļdo. Ent√£o, vamos descobrir algumas dicas bem interessantes a seguir.

Dicas de como fazer slide

Como já foi explicado, a comunicação visual é algo essencial para a nossa comunicação e o fato é que contar com o suporte de um bom conjunto de slides por enriquecer grandemente uma apresentação.

Sendo assim, vamos ver algumas dicas incr√≠veis de como fazer slide que seja bonito, atrativo e que realmente contribua para seu conte√ļdo:

  1. Pense no slide por √ļltimo

Se voc√™ se pergunta como fazer slide, saiba que essa deve ser a √ļltima etapa do processo de cria√ß√£o da sua apresenta√ß√£o. Primeiramente pense qual sua mensagem principal, fa√ßa a estrutura√ß√£o do seus pontos de apoio, ensaie a apresenta√ß√£o, cronometre-a tamb√©m.

Somente depois disso é que você deve começar a pensar nos slides, sempre lembrando que a apresentação deve se manter por si só e que o uso do slide serve apenas como uma forma de melhorar a experiencia do expectador.

N√£o √© incomum ver aquelas apresenta√ß√Ķes de slides que parecem mais um bloco de anota√ß√Ķes do apresentador do que algo que acrescente visualmente para o trabalho, o que √© um grande erro.

  1. Tenha uma boa identidade visual

Se a d√ļvida √© sobre como fazer slide que seja realmente favor√°vel para a apresenta√ß√£o, saiba que escolher uma identidade visual consistente √© importante.

Assim, use uma tipografia, imagens e cores semelhantes em todas suas l√Ęminas. Uma boa solu√ß√£o para isso pode ser usar um slide mestre ou algum tipo de slide pr√©-formatado, embora seja um recurso limitado e que pode acabar ficando parecido com outros tantos que est√£o por a√≠.

  1. Não esqueça da mudança de tópicos

Embora a dica anterior mande ter uma boa consistência, é interessante não exagerar, se não, todos os slides podem parecer exatamente iguais.

Uma boa dica √© determinar um estilo para os slides que s√£o o cora√ß√£o e alma da mensagem que voc√™ quer passar e um outro estilo para as transi√ß√Ķes de t√≥picos.

Se a maioria dos seus slides tem fundo escuro e texto em cores claras, por exemplo, você pode usar um slide em fundo claro e texto em cores escuras para fazer os slides de transição ou mudança.

Com isso, eles parecer√£o integrantes da mesma fam√≠lia, mas sem que se pare√ßam iguais, ganhando mais textura e destaque, al√©m de possibilitar que o p√ļblico entenda a mudan√ßa de t√≥picos.

  1. Quando o assunto é texto, menos sempre é mais

Como Fazer Slide

Sem d√ļvida um erro muito comum em quem se pergunta como fazer slide √© a sobrecarga textual nas l√Ęminas da apresenta√ß√£o. Esse √© um erro comum e que deve ser evitar principalmente se eles forem apenas uma repeti√ß√£o do que voc√™ j√° vai falar em voz alta.

Portanto, se o seu slide tem muito texto, você estará pedindo aos expectadores que dividam sua atenção entre o que você tem para falar e o que está escrito lá que, no fim, são a mesma coisa.

Isso porque é uma tarefa complicada para o nosso cérebro dividir a atenção e isso acaba comprometendo a tanto a eficácia do texto quanto a eficácia da fala, tornando sua apresentação difícil de ser assimilada.

Se não houver uma forma de evitar uma quantidade maior de texto, vá disponibilizando-o aos poucos, em tópicos, um a um, ao passo que ele vai sendo necessário.

  1. Imagens de otimização

Uma grande d√ļvida sobre como fazer slide √© a respeito do uso de imagens, mas a dica √© que elas sempre devem otimizar o significado do que est√° sendo dito.

O mais indicado √© usar imagens simples e contundentes, visto que ajudam a amplificar o significado daquilo que est√° sendo dito, mas sem tirar a aten√ß√£o do p√ļblico.

As imagens devem dizer algo em rela√ß√£o ao conceito do que est√° sendo abordado e n√£o devem ter uma composi√ß√£o complexa, podendo ser literais ou mais metaf√≥ricas, mas o motivo para elas atra√≠rem a aten√ß√£o do p√ļblico deve ser sempre claro: porque ela est√° relacionada com o tema.

Uma foto de um navio prestes a naufragar pode ser uma introdução a uma apresentação que fala sobre a preparação para o fracasso, por exemplo.

Pronto, seguindo essas dicas voc√™ n√£o ter√° mais d√ļvidas de como fazer slide e ter um √≥timo resultado nas suas apresenta√ß√Ķes.

Leave a Reply