O resumo é adorado por uns e temido por outros, mas a verdade é que quem mais odeia essa prática é porque não sabe bem como fazer um resumo. Mas afinal qual a finalidade de resumir um texto?
Uma coisa podemos garantir: se fazer um resumo não fosse útil, os professores não seriam tão insistentes neste aspecto. Resumir é o ato de fazer a leitura do texto, analisar e reproduzir em poucas linhas o que é realmente importante ou essencial para transmitir aquela mensagem ou conhecimento.
O resumo é, na verdade, um grande aliado dos estudantes, principalmente os que se preparam para fazer o vestibular ou concurso. Isso porque, para se preparar para essas provas, há uma grande quantidade de conteúdo a ser memorizado e um resumo bem feito pode ajudar a memorizar o que é mais relevante.
Não aprendemos somente passando os olhos sobre o conteúdo e lendo. Sintetizar, internalizar e entender através da escrita pode ser uma técnica valiosa para lembrar dos pontos chaves.
Então, se você não sabe bem como fazer um resumo mas quer aprender, basta continuar lendo e aprender tudo!
Afinal, como fazer um resumo?
Algumas pessoas utilizam seu métodos próprios para fazer um resumo de acordo com a necessidade.
Entretanto, aprender como fazer um resumo pode ser muito útil, tanto para facilitar o aprendizado, como para uso profissional e garantir um bom resultado. Então vamos dar algumas dicas de como fazer um resumo.
-
Dominar o assunto a ser resumido
Uma das coisas mais importantes para fazer um excelente resumo é estar por dentro do assunto, sendo preciso entender o que você está lendo. Se for preciso leia várias vezes o conteúdo, até ter certeza de que você dominou o assunto.
Principalmente se você está preparando este resumo para uma apresentação, seja na faculdade ou para um cliente numa reunião de negócios, mostrar que você sabe do que está falando, que domina o assunto, é fundamental.
-
Definir o padrão do resumo
A partir do momento que você entendeu o assunto, terá capacidade de ver quais as ideias mais importantes. Antes de começar a escrever, defina uma linha de raciocínio com os tópicos que você vai seguir.
Utilize para cada tópico 1 ou 2 frases para definir o conceito da ideia. Se isso ajudar, enumere os tópicos, principalmente se o assunto exigir uma cronologia de ordem específica. Também facilita na hora de dissolver dúvidas que possam surgir.
-
Definir para quem é o resumo
O conteúdo de um resumo depende praticamente da aplicação que ele terá.
Se o resumo é para uso próprio, para se preparar para uma prova por exemplo, faça de modo que você entenda suas colocações. Neste caso poderá usar de liberdade de linguagem que seja favorável à sua memorização.
Caso seja para uso profissional, no qual o resumo será compartilhado, você terá que fazer de modo que fique compreensível para terceiros, que seja uma leitura fácil para as pessoas que vão ter acesso a ele.
Procure utilizar palavras-chave dentro do contexto que você está resumindo e, se surgir alguma dúvida da pessoa que está lendo, você poderá se localizar dentro do contexto utilizando as palavras-chave para responder.
É mais fácil fazer um resumo para uso pessoal, mas para terceiros é preciso ter o cuidado de fazê-lo com conteúdos básicos e acessíveis
-
Estrutura do resumo
Em princípio os resumos seguem uma estrutura parecida. Uma introdução é muito importante para conduzir o leitor, da mesma maneira que a conclusão é necessária para o fechamento da ideia.
Entre a introdução e a conclusão você considera os pontos mais relevantes do assunto para passar o resumo fiel do assunto.
A estrutura pode ser utilizada para qualquer assunto (cientifico, técnico, histórico etc.). Para determinado assuntos, como história por exemplo, tenha cuidado para não omitir fatos importantes como nomes e datas.
-
Não fuja dos detalhes
Mesmo que seja um resumo, não evite alguns detalhes quando achar que é necessário. Alguns detalhes podem ser resumidos em apenas um parágrafo e podem garantir o entendimento de uma ideia sem que seja necessário buscar outra fonte de informação para a compreensão do material.
-
Use questionários
Para quase tudo existem perguntas básicas para definir um conteúdo, que são: quando? Como? E por quê?
Dependendo do assunto que você vai resumir, existem várias perguntas que podem ser de grande ajuda. Elabore um pequeno questionário e vá resumindo o assunto com a ajuda destas perguntas. Pode ser bem útil.
-
Revise
Sempre revise, leia e releia seu resumo. Se for para terceiros coloque-se no lugar da pessoa e veja se o resumo está de fácil entendimento.
Analise se os conteúdos apresentados estão fiéis a opinião do autor pois no resumo você tem que passar exatamente isto, sem interferência das suas preferencias ou comentários pessoais.
-
Referencias
Embora a finalidade do resumo seja a de evitar uma leitura do material completo, deve constar no final, as fontes bibliográficas, links ou qualquer informação de onde foi retirado o material do resumo. Caso haja qualquer dúvida por parte da pessoa que está acessando o resumo, ela terá como acessar os dados originais para as respostas desejadas.
Pronto, agora você já sabe como fazer um resumo de qualidade e que realmente sirva para seu aprendizado e assimilação.