Como Fazer um Relatório [ Passo a Passo Simples e Rápido ]

Os relatórios fazem parte de uma modalidade de textos muito solicitada por professores, especialmente nas universidades. Assim como o nome já sugere, sua principal função é relatar algo, seja uma visita a um museu, uma experiencia, uma pesquisa realizada ou um estágio, entre outros. No entanto, muita gente não sabe como fazer um relatório.

O fato é que ninguém é obrigado a saber tudo, afinal, nem sempre temos a oportunidade de aprender algo. A verdade é que são tantos tipos diferentes de texto que não é nada incomum ficar confuso.

São resenhas, resumos, artigos, relatórios, entre tantos outros, que muitas vezes ficamos perdidos, sendo que cada um deles têm uma abordagem diferente, não é mesmo?!

Mesmo assim, se chegou o momento em que você precisa fazer um relatório, pode ter certeza de que você chegou ao lugar certo pois vamos dar algumas dicas a seguir de como fazer um relatório.

Mas antes, o que é um relatório?

Antes mesmo de aprender como fazer um relatório, é essencial entender o que é esse tipo de texto e qual é a sua principal finalidade. Entendendo isso vai ficar muito mais fácil desenvolver ele depois.

Pois bem, como o nome sugere, um relatório é um texto que traz um relato de um acontecimento específico ou de algo. A principal característica desse tipo de texto é a escrita em forma oral, como se você estivesse contando algo mesmo.

Mais do que isso, o relatório irá apresentar informações compiladas, de uma forma resumida, a fim de que se possa explorar o tempo com uma maior exatidão.

De uma forma geral, um relatório traz um texto expositivo, combinando claramente os gêneros descritivo e narrativo.

Mesmo assim, é importante ressaltar que ainda existe a possibilidade de que o relatório seja também um texto crítico, trazendo argumentações válidas e algum tipo de consideração pessoal.

É por isso que os relatórios, tal como as resenhas, fazem parte do que se considera redação técnica, cujo objetivo é registrar um relato sobre uma atividade mais específica.

Agora que você já sabe o que é, vamos ver como fazer um relatório logo a seguir.

Afinal, como fazer um relatório?

Como fazer um relatório

Se você quer saber como fazer um relatório, saiba que ele respeita algumas regras que adequam ele a um padrão de escrita. Dessa forma, um relatório sempre respeitará as seguintes regras:

  • Capa: representando a estética e definição do trabalho, contendo nome da instituição, nome do aluno, título do trabalho, nome dos professores e etc.
  • Índice: quando você vai produzir algum tipo de relatório mais extenso, é sempre aconselhável criar um índice, a fim de facilitar a leitura e o entendimento.
  • Título: é sempre interessante colocar uma folha com o título e uma pequena descrição do que será tratado.
  • Introdução: é neste momento de você aborda todas as definições básicas do que será relatado no seu texto a fim de já ir familiarizando o leitor com o que será apresentado.
  • Desenvolvimento: essa é a maior parte do seu relatório e é nela que você vai apresentar os dados obtidos na sua análise e pesquisas realizadas. Aqui você também pode apresentar gráficos, imagens, tabelas e o que mais achar pertinente para complementar seu relatório.
  • Conclusão: aqui nesse ponto você deve realizar um fechamento do tema que foi abordado, sendo possível, inclusive, emitir alguma opinião ou fazer alguma observação a respeito do que foi proposto, também chamado de considerações finais.
  • Referencias bibliográficas: aqui você deve citar todo o material de apoio que foi utilizado para a realização do seu relatório, incluindo livros, sites, revistas, gráficos, pesquisas e outros.

Seguindo esses passos simples você já saberá como criar um relatório detalhado e com uma boa estrutura para que possa apresentar um trabalho de qualidade.

Conhecendo os diferentes tipos de relatórios

Pois bem, agora que você já sabe como fazer um relatório, é importante conhecer quais são os tipos de relatório que existem, para que seja possível entender um pouco melhor suas estruturas e finalidades, veja:

  • Relatório escolar: esse tipo de produção tem como objetivo relatar alguma atividade proposta pelo professor sobre algum assunto tratado em aula ou sobre algum passeio que foi realizado, a fim de avaliar o entendimento e observação do aluno sobre o mesmo.
  • Relatório científico: normalmente esse é o tipo de relatório solicitado nas universidades, cuja principal intenção é reforçar e aumentar o entendimento sobre algum tema tratado em um congresso, palestra ou experimento de aula.
  • Relatório administrativo: esse tipo de relatório é desenvolvido por empresas a fim de gerar um melhor detalhamento sobre uma semana ou mês, bem como lucros, resultados e outros.

O mais importante é sempre conversar com a pessoa que está solicitando o relatório e entender melhor o que ela espera, para que você saiba como fazer um relatório alinhado à essas expectativas.

Mais do que isso, esse relatório ainda pode ser crítico, expondo uma opinião que pertence a quem o está elaborando. Ele também pode ser uma síntese, ou então apenas uma observação e constatação de dados imparcial.

Pronto, agora você já sabe como fazer um relatório e já pode começar sua produção textual com todos os detalhes necessários.

Leave a Reply