Como Fazer Referência Bibliográfica e Citações [Passo a Passo]

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas são, sem dúvidas, indispensáveis para que se possa ter trabalhos que acadêmicos que sigam o mesmo padrão de formatação, tais como monografias, dissertações, projetos e outros. No entanto, o que acontece é que muita gente ainda não sabe bem como fazer referência bibliográfica e acaba ficando confuso nessa hora.

O fato é que as normas e regras são bem rígidas, mas elas servem para que haja uma uniformidade e padrão na produção de trabalhos acadêmicos, o que é ótimo pois imagine como seria confuso se cada pessoa entregasse um trabalho com uma formatação própria. Seria um caos.

No entanto, como não é algo fácil mesmo, desenvolvemos esse conteúdo para falar um pouco mais sobre como fazer referência bibliográfica e citações, com todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto, acompanhe.

Afina, como fazer referência bibliográfica?


Pois bem, para desenvolver um bom trabalho é preciso ter uma boa base teórica e para isso, muitos autores podem ser usados. No entanto, para não incorrer em problemas de direitos autorais e propriedade intelectual, é essencial que o aluno faça corretamente as referencias bibliográficas dos autores que usou.

Segundo a ABNT, a referencias bibliográficas são o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação visual”.

Sendo assim, vamos aprender exatamente como fazer referência bibliográfica logo a seguir.

Elementos essenciais segundo a ABNT

De acordo com as normas padrão, existem alguns elementos que são essenciais e não podem faltar na sua referência, tais como:

  • Autor
  • Título da obra
  • Editora
  • Local de publicação
  • Data de publicação.

Como fazer referência bibliográfica de obras com apenas um autor

Pois bem, algumas obras são escritas apenas por um autor enquanto algumas obras possuem vários autores e, nesses casos, é preciso saber como fazer cada uma dessas citações para que não tenha problema.

A estrutura básica da referência bibliográfica de uma obra com apenas um autor deve seguir essa ordem:

  • Sobrenome, inicial do nome (se for um nome composto, por a inicial dos dois nomes), local da publicação, editora e o ano da publicação.

Exemplo:

– PEREIRA, João Paulo (nome do autor). Como fazer referência bibliográfica (nome da obra). São Paulo (local da publicação): Livros (editora), 2019.

– PEREIRA, J. P. (nome do autor). Como fazer referência bibliográfica (nome da obra). São Paulo (local da publicação): Livros (editora), 2019.

Como fazer referência bibliográfica de obras com até 3 autores

Nesse caso, é preciso apenas organizar a parte inicial, que é onde ficam os nomes dos autores, mas isso certamente ainda causa confusão. No entanto, o que você precisa saber é que a ordem é a mesma, ou seja:

  • Sobrenome, inicial do nome (se for um nome composto, por a inicial dos dois nomes), local da publicação, editora e o ano da publicação.

Exemplo:

– PEREIRA, J. P. (autor 1) ; SILVA, R. L. (autor 2); MACIEL, B. M. (autor 3). Como fazer referência bibliográfica (nome da obra. São Paulo (local da publicação): Livros (editora), 2019.

Como fazer referência bibliográfica de obras com mais de 3 autores

Como fazer referências bibliográficas

Nesse caso, as citações com mais de três autores a regra já muda e não é mais indicado colocar o nome de todos nas referências, até para evitar que fique excessivamente extensa.

Sendo assim, as referência bibliográfica de uma obra com mais de 3 autores ficará da seguinte forma:

  • Sobrenome, Inicial do nome do autor que aparece em primeiro lugar no livro (se for um nome composto, por a inicial dos dois nomes) seguido de uma abreviação “et al.”, Local da publicação, Editora e o Ano da publicação.

Exemplo

– CARVALHO, J. L. C., et al. Como fazer referência bibliográfica. 2. ed. e atual. São Paulo: Bontempo, 2007.

Como fazer referência bibliográfica de citação da citação

Caso o seu trabalho tenha utilizado uma citação retirada de algum livro no qual ela já é citada, você terá uma citação da citação e precisa referenciar isso corretamente para não ter problemas.

Então, na montagem da sua referência bilbiográfica, inclua:

  • Referência da obra que não foi consultada usando a expressão apud (em itálico mesmo) seguido da referência da obra que foi consultada.
  • Referência da obra consultada, que é de onde a obra foi consultada.

Exemplos:

– BRITTO, D. A. Como fazer referência bibliográfica de citação. Harvard Educational. v. 52, n. 3, p.289, 2004 apud PEDROSA, S. Entendendo as referencias bibliográficas: uma análise de como fazer. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Universo, 1991.

Como fazer referência bibliográfica de periódicos

Os periódicos são todas aquelas publicações que possuem uma divulgação regular. Elas podem ser revistas científicas, jornais e outros. Nesse caso, deve-se seguir essa estrutura:

  • SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Local da publicação (cidade), nº fascículo, páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo:

– SMITH, J. T. Passos importantes para fazer uma referência bibliográfica. Revista Literatura e Educação. São Paulo, v.10, n.5, p. 24-27, ago.- nov. 2010.

Pronto, agora seguindo essas dicas ótimas, certamente você já sabe como fazer referência bibliográfica corretamente para não ter problemas com seus trabalhos acadêmicos.

Leave a Reply