Como Fazer uma Redação [ Passo a Passo Para Sair Bem ]💗

Em plena era digital, o tempo em que as pessoas mais enviam mensagens pelo mundo todo, uma dificuldade ainda não foi superada e muitos estudantes ainda tem dificuldade e se perguntam como fazer redação boa.

A redação ainda é exigida em vários concursos, como é o caso do Enem, por exemplo, e tem um peso considerado bastante relevante na avaliação como um todo.

Portanto, não há nada melhor do que conhecer algumas dicas incríveis de como fazer uma redação que seja digna de aprovação onde quer que você precise dela.

Afinal, como fazer uma redação?

A dificuldade de fazer uma boa redação não significa que o estudante não saiba ou não entende o assunto apresentado. O que acontece é que, muitas vezes por questões de ansiedade e falta de prática, ele não sabe por onde começar e depois desenvolver o assunto.

A principal dica é que a redação seja dividida em etapas, pois é assim que os avaliadores veem a redação, avaliando o texto por etapas. Então, a dica é preocupar-se com cada uma das etapas para obter um bom resultado.

Basicamente, essas etapas são as seguintes:

Redação Enem

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Não é possível fazer uma boa redação se não forem observadas e trabalhadas estas etapas, lembrando que a primeira serve para apresentar o assunto, a segunda para desenvolver uma opinião e a terceira para concluir o pensamento apresentado.

Disso isso, vamos ver algumas dicas bem simples e básicas de como fazer uma redação de maneira descomplicada, seguindo apenas estes passos:

  1. Fazer um rascunho

Se possível, veja o tema e escreva um rascunho com as primeiras ideias que surgirem na mente. Por exemplo: se o tema for “racismo”, escreva frases soltas, sem pensar, sem se preocupar com o português correto, se está bonito, nada disto.

Não esqueça deste detalhe pois tentar escrever a redação direta do início ao fim é muito arriscado e difícil. Pode ser uma forma de cometer erros como, fugir do tema, colocar dados incoerentes e não ter conexão entre pensamentos apresentados.

As frases estarão soltas, sem estilo, mas esta etapa é muito importante para que as primeiras ideias sejam registradas e a partir daí se desenvolva toda a redação.

  1. Introdução

A introdução é importantíssima, pois é nela você vai instigar o interesse do leitor para continuar a leitura. ela deve ser breve, mas inclusiva, dando uma visão geral do assunto a ser abordado, mas descrevendo somente o básico.

Outro detalhe importante é que a introdução deve ser curta, resumindo todas as ideias do contexto. Na introdução você divulgará o que será tratado no texto.

  1. Argumentação

Pegue as frases que estão no seu rascunho e desenvolva para cada uma, se possível, um tópico. Talvez você precise usar duas no mesmo parágrafo.

Desenvolver o tema vai necessitar, é claro, conhecimento sobre o assunto. É nesta fase da redação que você vai expor, discutir, argumentar sobre o tema proposto.

Vale lembrar que nãos será avaliada a sua posição ou seu pensamento a respeito do tema, ou seja, sua opinião não é levada em consideração. O que será avaliado é a sua capacidade de discorrer e argumentar sobre um determinado assunto.

Alunos que praticam leitura de um modo geral, sobre assuntos variados, geralmente tem vantagem nesta etapa de desenvolvimento do assunto.

Nesta etapa, serão expostas as ideias gerais sobre o assunto, como ele se classifica (questão geral, social, individual, política, econômica), posicionamento (pessoal, da sociedade, das autoridades capacitadas) e, se for um problema, possíveis soluções e como colocá-las em prática.

  1. Desenvolva o assunto utilizando parágrafos

Os parágrafos servem para que as ideias não fiquem muitos extensas e complicadas de entender.  São uma ferramenta para que você consiga expressar a ideia com clareza e objetividade.

Uma boa técnica para desenvolver o tema é através de perguntas: Qual a causa disto? Quais as consequências disto? Como isto aconteceu? Quais as prováveis soluções?

Use dados estatísticos, notícias que poderão ilustrar o assunto, uma história sobre o tema que você tenha lido ou presenciado, os motivos pelos quais os fatos e questões ocorrem e etc.

Cada parágrafo pode ser utilizado como um veículo de grande informação e esclarecimento.

  1. Conclusão

A conclusão, como a própria palavra já diz, é o fechamento do assunto e ela precisa ser coerente, fechando uma solução ou dedução do assunto abordado.

Se o assunto abordar um problema enfatize que é preciso buscar soluções, dê sugestões como por exemplo campanhas, apoio da mídia e etc. Os avaliadores do ENEM gostam bastante disto.

Se você estiver prestando vestibular, a questão da solução para o tema proposto não é tão necessária, então, faça a conclusão destacando os tópicos mais importantes.

Existem vários exemplos de estudantes que conseguiram fazer uma boa redação, seguindo as etapas de forma correta e tiveram ótimas avaliações com redações construídas por eles do zero.

Existem alguns detalhes que quando seguidos podem fazer a diferença na avaliação da sua redação.

Para fazer uma boa redação e receber uma boa avaliação, seu texto não precisa revolucionar o mundo, não precisa ser extraordinário ou receber o prêmio Nobel.

Os avaliadores não estão buscando alguém com ideias espetaculares ou inovadoras. O que eles procuram no seu texto é se ele tem coerência, organização e é fiel ao tema proposto.

Não se preocupe com textos e palavras fabulosas. O que está sendo avaliado é a sua capacidade de organizar suas ideias e expressá-las de forma adequada e lógica através da escrita.

Siga o esquema de desenvolvimento da redação, pratique utilizando um modelo, e treine com temas variados para ver como você desenvolve cada um deles de acordo com o seu conhecimento.

Uma outra dica importante de como fazer uma redação é estar atualizado do que acontece no mundo para não ser pego de surpresa por tema que você não tenha conhecimento. Prepare-se praticando pois é a prática que leva à perfeição.

Agora que você já tem todas as dicas de como fazer uma redação, ponha em prática os seus conhecimentos e comece a treinar agora. Boa sorte!

Leave a Reply