Como Fazer Quiabo ( Veja Passo a Passo, Rápido e Fácil )🍴

O quiabo é um alimento que divide muito a opinião dos brasileiros e enquanto alguns adoram, outros nem cogitam incluir ele na sua alimentação. No entanto, a verdade é que esse alimento tem suas peculiaridades e é muito importante saber como fazer quiabo para ter um bom resultado na sua receita.

Embora seja bem simples de preparar, as receitas que levam quiabo nos seus ingredientes, sem dúvidas, podem ficar mais saborosas quando algumas dicas e truques são seguidos. Dentre eles, os segredos para tirar a baba do quiabo e também para combiná-lo em uma receita única.

Então, se você está curioso e quer aprender como fazer quiabo, pode ter a certeza de que você chegou ao lugar certo, pois hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse rico alimento.

Dicas de como fazer quiabo

Quiabo sendo preparado

O quiabo é um alimento versátil e amado por muitos brasileiros em todo o país, embora também tenha aqueles que simplesmente odeiam ele. No entanto, até para quem gosta, é importante saber como fazer quiabo para não ter problemas com a baba que ele solta e evitar que o refogado, por exemplo, fique grudento.

Dito isso, vamos ver algumas ficas de como fazer quiabo sem a baba:

  • Vinagre no quiabo

Se você vai optar pelo clássico refogado de quiabo, a dica de ouro é colocar esse alimento de molho em água com vinagre por cerca de 20 minutos.

Depois desse tempo, lave bem o quiabo em água corrente, seque com um pano e coloque em uma vasilha seca, lembrando que a faca que vai ser usada para cortar também deve estar bem seca.

Esquente a sua panela, coloque um pouco de óleo, cebola, alho e o que mais você preferir. Quando estiver dourado, coloque o quiabo e vá mexendo sempre, sem tampar a panela por cerca de 15 minutos.

Vale lembrar que o fundo da panela vai ficando mais escurecido, mas não é motivo de preocupação pois não vai dar gosto de queimado. Depois finalize o seu refogado como achar melhor.

  • Água com limão no quiabo

Seguindo o mesmo padrão da receita anterior de como fazer quiabo sem baba, a dica é preparar uma água com o suco de 3 limões e deixar  de molho por cerca de 20 minutos.

Depois, faça o mesmo processo de secar bem os quiabos, colocá-los em uma vasilha bem seca e cortá-los somente com uma faca seca. Seguindo esses passos fica mais simples se livrar da baba do quiabo.

  • Óleo para tirar a baba do quiabo

O óleo é um ingrediente que todos têm em casa e ele pode ser usado para tirar a baba do quiabo. Para isso, corte o quiabo em pedaços grande e depois coloque-os em uma panela com um pouco de óleo.

Acenda o fogo médio e meca bem até que a baba não seja mais produzida. Quando isso acontecer você verá que o quiabo começa a pegar um pouco no fundo da panela e é importante tomar cuidado para não queimar.

Depois de alguns minutos, a baba vai sair e os pedaços de quiabo não estarão mais grudando na panela. Então, basta tirar da panela e secar com um papel toalha.

Receitas deliciosas de como fazer quiabo

Como Fazer Quiabo

Agora que você já sabe como tirar a baba do quiabo, vamos ver algumas receitas deliciosas que ficam ótimas com esse alimento:

  • Quiabo refogado

Primeiramente, faça o processo de deixar o quiabo de molho conforme foi ensinado para tirar a baba dele.

Depois, esquente uma panela com óleo e refogue cebola e alho. Quando estiver bem dourado, acrescente o quiabo, sal a gosto, pimenta moída à gosto e o que mais de tempero você quiser.

Adicione um pouquinho de água e misture bem. Em seguida, tampe a panela, baixe o fogo e deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos, cuidado para que a água não seque e ele queime.

Mexa enquanto ele cozinha para que o restante da baba vá saindo e evaporando.

  • Quiabo frito

Se você tem dúvidas de como fazer quiabo, saiba que fritar ele é uma ótima opção. Para isso, corte o quiabo em fatias, sempre na diagonal para que fique com uma textura mais complexa. Quanto mais finas forem as fatias, mais rápido a fritura vai ficar pronta.

Ponha cerca de 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente grande. coloque as fatias de quiabo e vá mexendo sempre até ficarem bem douradas.

Nesse processo o quiabo vai soltando o que ainda tiver de baba e fica bem sequinho no final.

  • Quiabo com carne

Faça o processo para tirar a baba do quiabo. Enquanto ele está de molho, corte a carne em cubos, e pique 1 dente de alho, 1 cebola e 2 tomates.

Tire as extremidades do quiabo e corte ele em fatias de 1 cm.

Em uma panela, refogue o alho e a cebola em um fio de óleo e quando estiver dourado, acrescente a carne e cozinhe bem. Quando estiver pronta, acrescente os tomates picados, salsinha a gosto e 3 colheres de sopa de extrato de tomate.

Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Depois, acrescente 3 conchas de água quente e deixe que cozinhe por mais 20 minutos. Quando a carne já estiver bem macia, coloque o quiabo e deixe o preparo cozinhar por mais 15 minutos.

Pronto, agora você já sabe como fazer quiabo sem a baba e com receitas deliciosas. Aproveite e bom apetite!

Leave a Reply