Como Fazer Queijo Caseiro [ Ingredientes, Fácil e Rápido ]🧀

O queijo é um alimento tão saboroso que faz parte de diversas receitas e do dia a dia dos brasileiros. Além disso, ele é tão antigo que a sua origem é incerta, podendo variar de 8.000 a 3.000 a.C. o seu surgimento. No entanto, mesmo com tantas opções no mercado, nada melhor do que saber como fazer queijo caseiro, não é mesmo?!

O fato é que mesmo com tantas dúvidas a respeito da sua criação, o queijo é um alimento que tem seu espaço garantido no mundo inteiro por causa do seu sabor e de sua versatilidade.

Portanto é que hoje resolvemos falar um pouco mais sobre esse assunto e entender como fazer queijo caseiro e mais alguns detalhes sobre esse alimento tão incrível.

Afinal, como fazer queijo caseiro?

Pois bem, de uma forma básica, a produção de qualquer queijo parte da separação do leite em coalhada e soro. Dentro disso, podemos encontrar uma ampla gama de texturas e também de sabores, que vão depender de outras etapas do processo de produção, tais como teor de gordura, tempo de maturação e outros.

O que muita gente não sabe é que nem só de leite animal é possível fazer queijo. Isso porque as oleaginosas podem render um queijo muito saboroso e que pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose ou veganos.

Então, vamos ver algumas opções de como fazer queijo caseiro:

Como fazer queijo caseiro – Queijo cremoso

Sabe aquele famoso queijinho cremoso que se compra no supermercado, ele pode ser feito em casa mesmo, com alguns ingredientes simples, tais como:

  • 250 ml de leite integral
  • 2 colheres de sopa de amigo de milho
  • 2 colheres de sopa de manteiga (sem sal)
  • 50g de parmesão
  • 50g de muçarela
  • 100 ml de creme de leite

Leve os três primeiros ingredientes ao fogo. Quando tiver bem quente, mas antes de ferver, adicione os dois queijos, mexendo bem para incorporar e não grudar no fundo.

Mantenha o fogo baixo por mais um minuto e desligue. Acrescente o creme de leite e em seguida processe tudo no liquidificador ou mixer.

Seu queijo cremoso estará pronto e tudo que você precisa fazer agora é colocar em um pote com tampa e manter na geladeira, lembrando que ele tem validade de cerca de 7 dias.

Como fazer queijo caseiro normal

Essa receita rende queijos deliciosos, saborosos e que você não vai se arrepender de ter no seu dia a dia. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 litros de leite integral morno
  • 1 colher de sopa de coalho para queijo
  • ½ xícara de sal

Para preparar, junte todos os ingredientes e misture por cerca de 1 minuto. Cubra com um pano e deixe que descanse por cerca de 1 hora. Com uma colher de pau, vá quebrando a coalhada que vai se formar e depois deixe descansar novamente por mais 30 minutos..

Vá transferindo a parte sólida da sua mistura para uma peneira que esteja forrada com um pano de prato bem limpo. Esprema tudo muito bem para retirar o excesso de líquido.

Despeje a mistura do pano em formas apropriadas para queijo e deixe em repouso para dessorar por 8 horas antes de poder servir.

Se você não tiver as formas para queijo, basta fazer furinhos no fundo e nas laterais de uma vasilha. O mais importante é que o soro do queijo tenha por onde escorrer.

Como fazer queijo caseiro cremoso e vegano?

Queijo Caseiro

Atualmente, muitas pessoas estão optando pelo veganismo e é sabido que nem sempre o mercado tem muitas opções para oferecer. No entanto, existem algumas receitas que podem ser feitas em casa mesmo, sem usar qualquer produto de origem animal, como é o caso desse queijo cremoso vegano, veja os ingredientes:

  • ½ xícara de castanha de caju (60g) sem sal e de molho em água fervente por 15 min.
  • 400 ml de água
  • 1 colher de chá de suco de limão ou vinagre
  • 1 colher de sopa de polvilho doce
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 ml de óleo
  • 1 a 2coljeres de sopa de ágar-ágar (de acordo com a firmeza desejada, mas não é obrigatório)
  • 2 colheres de posa de levedura nutricional (opcional, mas dá mais sabor de queijo)
  • ½ colher de chá de açúcar (pode ser melado de cana também)

Para preparar é muito simples, bastando bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique bem homogêneo, lembrando que a castanha de caju vai sem a água do molho.

Depois de batido, leve tudo para uma panela e vá mexendo em fogo baixo até que assuma uma textura cremosa e engrosse. Depois, coloque ele na vasilha que você quer que ele fique no formato, lembrando que sem o ágar-ágar ele ficará cremoso e não vai fazer formato.

Tampe e leve para a geladeira por 1 ou duas horas, até que fique firme. Depois disso, já estará pronto para ser consumido.

Vale lembrar que esse queijo vai ao forno e pode ser gratinado também!

Pronto, agora você já sabe bem como fazer queijo caseiro cremoso, de forma e até mesmo vegano, então, escolha a sua receita e mãos na massa!

Leave a Reply