Como Fazer Pão ( Passo a Passo, Fácil, Rápido e Delicioso )🍞

Quem não gosta de um café acompanhado de um pão bem quentinho? Sem dúvidas, é uma combinação perfeita, pincipalmente quanto o pão é caseiro. Porém. muitas pessoas acham que é difícil porque não sabem como fazer pão.

Podemos garantir que se você tiver boa vontade e se dedicar um pouco a aprender as técnicas, o resultado será excelente. O pão caseiro precisa ficar fofinho, isto depende do crescimento da massa, e gostoso de acordo com os ingredientes escolhidos.

Então, se você também está bem interessado e quer aprender como fazer pão delicioso e caseiro, continue lendo que vamos falar um pouco mais sobre esse assunto a seguir.

Afinal, como fazer pão?

As receitas variam das mais simples, com ingredientes bem básicos, aos mais sofisticados com temperos, sementes e grãos. O resultado depende também da escolha dos ingredientes, portanto, procure sempre ter ingredientes de boa qualidade e seguir a receita como indicada.

Então vamos orientar alguns passos para você fazer seu pão e receber os maiores elogios.

São dicas gerais, pois cada receita possui suas particularidades. Algumas receitas pedem água, outras leite. Algumas pedem para sovar e o tempo para assar pode variar bastante também.

Então, como fazer pão?

  • Siga a receita

Isto parece muito óbvio, principalmente se você está começando, mas muitas pessoas não seguem as receitas ou não obedecem os detalhes, achando que eles não fazem diferença.

As medidas devem ser precisas e para isto o ideal é ter uma balança de cozinha.

  • Preparar o forno

O forno também é uma parte importante no aprendizado de como fazer pão, lembrando que ele deve sempre estar pré-aquecido e manter a temperatura estável.

Alguns fornos têm temperatura instável e o pão pode não crescer de maneira uniforme, como também ficar “pálido”, sem aquela cor dourada que forma uma casquinha deliciosa.

  • Como sovar a massa

A maioria das receitas de pão manda sovar a massa. Para isto você vai precisar de uma superfície lisa e limpa, sendo ideal uma mesa ou pedra.

No momento de sovar, a massa deve estar no ponto, desgrudando das mãos e da superfície.

Evite ao máximo usar farinha na superfície para não modificar a receita.

Coloque a massa na superfície e, com a palma da mão estique a massa abrindo como se fosse rasgar. Volte a massa para o centro e repita várias vezes o processo.

Com o auxílio de uma faca corte a massa e veja se ela tem bolhas de ar por dentro, este é o ponto.

  • Qual fermento usar

O fermento é um dos ingredientes mais importantes para quem quer saber como fazer pão. Ele tem a atribuição de fermentar a massa, dando volume e leveza ao pão e isso acontece quando a massa está “descansando”.

Procure sempre observar a validade do fermento para não prejudicar o resultado.

Para fazer o pão, geralmente é usado o fermento biológico, que pode ser o seco ou o fresco, lembrando que a quantidade de cada um deles muda. Raramente é feito com o fermento químico (usado para bolos) mas não esqueça de seguir a receita que você escolheu.

Outra opção é a fermentação natural. Diferente do fermento biológico, a fermentação natural deixa a textura e o sabor do pão diferente, inclusive dando um tempo maior de saciedade. Além disso, facilita a digestão e não dá aquela sensação de estomago estufado ou desconforto intestinal, mas é um processo um tanto mais demorado.

  • Não tenha receio de colocar água

Algumas receitas costumam dar errado porque a pessoa coloca a quantidade indicada de água e acha que a massa vai ficar mole. Acrescenta então mais farinha, por conta. O pão acaba ficando duro e seco pelo excesso de farinha.

Coloque a água ou leite na quantidade indicada (aos poucos) e mexa bem a massa até ficar homogênea.

  • Tempo para o crescimento da massa

Normalmente a receita orienta deixar a massa descansando por aproximadamente 45 minutos para crescer, porém, isso também depende da temperatura do ambiente.

Se o ambiente estiver numa temperatura alta, o pão vai crescer rápido. Se estiver frio, pode ser que os 45 minutos nem sejam suficientes. Neste caso você pode ligar o forno por uns 3 minutos e depois desligar. Coloque o pão dentro do forno (desligado), que vai estar morninho para ajudar no processo de crescimento.

Como fazer pão caseiro passo a passo

Agora que você já entendeu todas as dicas de como fazer pão, que tal colocar a mão na massa? Para isso, você vai precisar de:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • ½ xicara de água morna (não pode ser quente)
  • 1 e ½ xicara de leite morno (não pode ser quente)
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • ½ xicara de óleo
  • 2 ovos
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10 g)

Modo de fazer

Pão caseiro

Numa tigela misture bem os ingredientes líquidos: leite, água, ovos e o óleo. Acrescente o açúcar, o sal e o fermento e misture bem.

Vá acrescentando aos poucos a farinha mexendo bem para que a massa fique homogênea e macia.  Sove bem a massa.

Deixe descansar por mais ou menos 45 minutos ou até que dobre de tamanho.

Divida a massa de acordo com as formas que você vai usar e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho.

Leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 200 graus por aproximadamente 30 minutos (pode ser um pouco mais).  O tempo pode variar de acordo com o forno.

Quando estiver dourado retire do forno e pincele o pão com leite para que a casca fique macia.

Comece por esta receita bem simples. Depois que você pegar o jeito, arrisque com receitas mais ousadas com outras farinhas, grãos e sementes e você não vai errar ao aprender como fazer pão!

Leave a Reply