Como Fazer Pão Caseiro ( Fácil, Rápido,Simples e Saboroso )

Antigamente os pães eram feitos em casa, ou pelas donas de casa ou pelos empregados, mas era muito comum fazerem as fornadas de pão para o consumo da semana. No entanto, com o passar do tempo, foi se tornando mais prático e acessível comprar o pão pronto e agora muita gente não sabe mais como fazer pão caseiro.

O fato é que o costume de fazer pão em casa ocorria por motivos de economia, praticidade e também pela escassa oferta de padarias que existiam naquela época. Com o tempo e a expansão das padarias e todo o comercio, como os supermercados, o pão mais comum passou a ser o pão d’água.

Atualmente o pão caseiro, que era o mais comum, passou a ser a exceção nas mesas brasileiras e podemos afirmar, com certeza, que é muito delicioso o aroma e o gosto de um pão saindo quentinho do forno.

Se você quer aprender como fazer pão caseiro e sentir esta experiência de ter na sua casa este maravilhoso aroma e sabor, vamos lhe dar várias dicas para que seja um sucesso.

Afinal, como fazer pão caseiro?

Vamos iniciar pelo pão simples e tradicional pois existem muitas variações de receitas: pão doce, recheado, batido, sovado e etc.

Esta receita é a mais simples possível para quem não tem nenhuma experiência. Depois que você iniciar e for obtendo confiança você pode usar sua imaginação fazer outras receitas mais ousadas.

Como fazer pão caseiro simples

Antes mesmo de começar a aprender como fazer pão caseiro, veja algumas dicas imprescindíveis:

  1. Os ingredientes são muito simples, mas certifique-se de tê-los todos em casa antes de iniciar o pão.
  2. Escolha a quantidade de pães que você quer fazer. Se for o caso, você pode dobrar (ou triplicar) os ingredientes, observando para calcular corretamente as quantidades.
  3. Para preparar um pão caseiro, o processo é demorado, levando de 3 a 4 horas por causa do tempo de fermentação. Veja se você tem este tempo disponível pois as etapas não podem ser aceleradas.
  4. Um balança de cozinha vai lhe ajudar bastante para que possa seguir as medidas corretamente.
  5. Utilize a mesma xícara para todas as medidas solicitadas na receita, criando uma medida padrão para não errar nas proporções.
  6. A farinha que você vai utilizar não pode ser aquelas que já vem com fermento.
  7. A receita pede fermento biológico seco, mas se você for usar o fermento biológico fresco, você terá que multiplicar a quantidade solicitada por 3. Exemplo: se a receita pede 10 gramas de fermento biológico seco, você terá que usar 30 gramas do fermento biológico fresco.
  8. Você precisa contar com um forno bom e a temperatura indicada.
  9. Siga a receita e as instruções que seu sucesso estará garantido.

Agora que já temos todas essas dicas incríveis de como fazer, vamos conhecer os ingredientes necessários para isso:

Fazendo Pão

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 500 ml de água morna
  • 10 gramas de fermento biológico (seco)
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina.

Agora que já sabemos os ingredientes, vamos ver como fazer pão caseiro:

Pão Simples Caseiro

  1. Em uma tigela grande coloque o fermento, o açúcar e a metade da água morna e misture bem estes ingredientes.
  2. Em seguida, acrescente o ovo, a manteiga e o sal mexendo bem novamente.
  3. Nesta mistura vá acrescentando a farinha peneirada e o restante da água morna, alternando-os. Coloque a água bem aos poucos, pois algumas farinhas absorvem mais o líquido do que outras. Pode ser que não seja necessário colocar toda a água, como pode ser que necessite um pouquinho mais para usar todo o quilo de farinha. Esta parte do processo é muito importante pois com pouca água o pão fica seco e com muita água vai ficar grudento e muito difícil de trabalhar.
  4. Misture todos os ingredientes, começando com uma colher grande e depois com as mãos na massa mesmo, para obter o resultado desejado. Tente usar somente uma mão para que a outra possa segurar a tigela. Quando mexer busque toda farinha que se espalhou nas laterais da tigela.
  5. Despeja a massa numa mesa ou bancada. Misture bem até que a massa fique totalmente homogênea.
  6. Deixe a massa descansar por mais ou menos 10 minutos. Esta pausa é para que a água seja totalmente absorvida pela farinha facilitando a próxima etapa.
  7. Com a massa mais firme, vamos começar a sovar. O ponto certo é quando a massa não gruda nas mãos.
  8. Sovar é segurar com uma das mãos a ponta da massa e empurre a massa, deslizando sobre a mesa utilizando outra mão. Retorne com a massa (dobrando ou enrolando) e repita o processo. Não é necessário usar de muita força pois nesse caso a massa vai rasgar.
  9. Vá virando a massa e repetindo este processo por aproximadamente 10 minutos.
  • Modele os pães e acomode na assadeira já untada com margarina ou óleo. Não deixe os pães muito próximos pois eles vão crescer. Com uma faca lisa, faça um corte no sentido maior da massa. Esta quantidade de massa rende no mínimo 2 pães, mas você vai escolher os tamanhos que desejar. Deixe a massa descansar até dobrar de tamanho. O tempo é em média de 45min a 1 hora. Vai depender da temperatura da sua casa. Quanto mais quente mais rápido vai crescer.
  • Quando os pães estiverem crescidos o suficiente, leve ao forno pré-aquecido em 200 graus por aproximadamente 40 minutos. O tempo vai depender do tamanho do pão que você modelou.

Vale lembrar que algumas pessoas gostam de pincelar o pão com uma gema ou com leite, para que fique bem douradinho ao assar.

Depois de pronto, retire do forno, deixe esfriar.

Pronto, agora não existem mais dúvidas sobre como fazer pão caseiro e aproveitar essa delícia quentinha e feita por você mesmo!

 

 

Leave a Reply