Como Fazer Ovos de Páscoa ( Melhores Dicas e Receitas )🐰

A Pascoa é considerada uma das datas mais importantes do calendário. Além do seu simbolismo cristão, essa é a data em que se tem o costume de compartilhar os deliciosos ovos de chocolate. E você, sabe como fazer ovos de páscoa?

Pois bem, se você deseja aprender como fazer ovos de pascoa, saiba que pode ser mais simples do que você pensa. Seja para seu consumo, seja para presentear ou para fazer uma renda extra, se você se dedicar um pouco e usar de criatividade seu sucesso está garantido.

Hoje em dia você pode contar com uma infinidade de receitas para fazer ovos de pascoa, mas para iniciar, vamos lhe dar a receitas mais básicas e tradicionais.

Afinal, como fazer ovos de pascoa?

Ovos de Páscoa em Casa

Em primeiro lugar você deve decidir que tipo de ovo de pascoa você vai fazer, o tamanho (peso), simples, com recheio, de colher e etc.

Uma vez decididos os detalhes, você terá que comprar as formas, que podem ser de silicone ou acetato, quebram mais facilmente, mas são mais baratas. A quantidade de formas depende de quantos ovos você vai fazer, portanto, se forem muitos para vender compre várias pois leva um tempo para que o chocolate fique pronto para ser desenformado.

  • Qual o chocolate usar?

O resultado do seu trabalho depende do chocolate que você vai usar, principalmente o sabor. Alguns chocolates são hidrogenados, mais fáceis para trabalhar e não precisam de temperagem, mas seu gosto não é tão agradável.

Quanto mais puro o chocolate, mais delicioso. Algumas marcas são mais tradicionais, mas estão surgindo novas marcas com boa qualidade no mercado.

O chocolate tradicional é o ao leite, mas se você vai fazer ovos de pascoa para vender, é bom ter as opções de amargo, meio amargo e branco também.

  • Como escolher o ovo que vou fazer?

Se você quer saber como fazer ovos de páscoa, o primeiro passo é escolher os tipos de ovo que quer produzir.

Os mais tradicionais são os de 500gr e 250gr, inteiros e fechados, ou você pode fazer os de colher, que são recheados e são uma febre nos últimos anos.

Normalmente eles são de 250gr, mas você vai fazer na forma de 500gr e usar somente um lado, pois ele vai ficar aberto. As opções são muitas e você pode ousar ainda mais de acordo com a sua criatividade.

  • Opções para crianças

Se você quer saber como fazer ovos de páscoa para crianças, sugerimos que você aposte em ovos pequenos, variados e muito coloridos. Uma ideia que dá certo é colocar brinquedinhos dentro e o chocolate que mais agrada as crianças é o ao leite.

  • Opões para adultos

Para adultos você pode ousar mais no tipo de chocolate e nas misturas, sendo que também é importante investir na qualidade do chocolate.

Adultos gostam bastante do ovo de colher e existem muitas opções de recheios para esses ovos.  Se você vai fazer ovos de pascoa para vender, a decoração é bem importante.

Como fazer ovos de páscoa: receitas

Então, vamos ver como fazer ovos de pascoa na prática. Os ingredientes para fazer 1 ovo de 500 gramas são os seguintes:

  • 500 gramas de chocolate da sua preferência
  • 2 formas
  • Bombons (se você for fazer recheado).

O preparo é o seguinte:

Você pode picar ou ralar o chocolate, sendo que da segunda forma ele derrete mais rápido.

Leve 2/3 desta quantidade ao micro-ondas, começando com 30 segundos, retirando e mexendo bem. Repita esta operação até que derreta totalmente, mas o tempo vai depender da quantidade de chocolate e a potência do micro-ondas.

Quando estiver bem derretido misture o restante do chocolate que ficou reservado e mexa bem até dissolver tudo. Este processo é uma forma de temperagem do chocolate (existem outras), para que o ovo fique firme, não quebre tão facilmente, saia da forma corretamente e não derreta em temperatura ambiente.

Espere que fique bem frio e então coloque aproximadamente 2 colheres de sopa do chocolate na forma (nas 2 metades). Espalhe o chocolate derretido por toda a forma até as bordas sem deixar nenhuma falha.

Bata o fundo da forma levemente numa superfície, para que saiam as bolhas de ar que se formam no chocolate.

Limpe as bordas se houver excesso e deite esta forma virada para baixo e leve à geladeira até endurecer, lembrando que é rápido.

Retire da geladeira e repita a operação colocando mais chocolate na forma, sempre espalhando para que fique uniforme. A partir da segunda camada fica um pouco mais difícil de espalhar pois o chocolate que está na forma já está gelado.

Você pode espalhar com a ajuda de uma colher, espátula ou pincel (próprio para isto). Repita até utilizar as 500 gramas de chocolate, sendo 250gr para cada lado da forma.

Dica: Deixe mais ou menos 1 colher de sopa do chocolate derretido para finalizar e juntar as 2 partes do seu ovo.

Para saber se está pronto, veja se a forma está opaca pois é um sinal que o chocolate esta duro e já está soltando da forma.

Retire da forma com cuidado para não quebrar, coloque numa assadeira e deixe descansar por, no mínimo, 10 horas.

Após este período você pode montar o ovo, colocando bombons dentro (se quiser) e embalar procurando utilizar sempre um papel próprio para proteger e conservar o chocolate. Por último a embalagem fantasia com as fitas e detalhes da sua preferência.

Estes são os passos básicos, mas a partir daqui você pode criar muitas variações. Para fazer o ovo de colher utilize uma metade da forma e preencha com o recheio de sua preferência.

Os mais tradicionais são: brigadeiro branco, brigadeiro preto, mousse de maracujá, tortinha de limão, ganache, paçoquinha e muito mais.

Pronto, agora você já sabe como fazer ovos de páscoa e já pode começar a se planejar para a próxima!