Como Fazer Origami [ Passo a Passo Criatividade Decoração ]

Origami é uma arte milenar japonesa e que nada mais é do que criar figuras e formas através de dobraduras, sendo possível fazer flores, animais e muitos outros objetos. No entanto, como você deve imaginar, muita gente não sabe como fazer origami.

Pois bem, o fato é que mesmo sendo algo simples, fazer origami não é mesmo uma tarefa fácil. Isso porque é preciso ter os materiais, as condições e o conhecimento necessário para conseguir um bom resultado.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer origami e criar dobraduras incríveis, que podem ser utilizadas até mesmo como peças de decoração se você desejar. Acompanhe!

Dicas úteis para aprender como fazer origami

Principais Dicas Para Fazer Origami

Pois bem, antes mesmo de já ir colocando as mãos na massa, ou melhor, nos papeis, é importante contar cm algumas dicas excelentes que podem ajudar a melhorar os seus resultados e facilitar o seu trabalho.

Então, veja quais são essas dicas que podem ajudar no seu processo de aprendizado de como fazer origami:

  • Escolha um bom lugar para fazer suas dobraduras, preferindo um local bem iluminado
  • Esse local também deve ter uma superfície bem sólida, plana e limpa para que as dobraduras fiquem bem marcadas
  • Se for um iniciante, evite o uso de papeis caros e comece treinando com materiais acessíveis mesmo
  • O papel utilizado, no entanto, deve ser fino, especialmente para quem é iniciante, pois isso melhorará os resultados
  • Limpe bem as mãos antes de começar a fazer suas dobraduras para que não fiquem manchas no papel utilizado
  • Sempre siga as instruções, incluindo aquelas relacionadas as medidas dos papeis quando existirem
  • Antes de começar a fazer as dobras, confira se você conhece todos os símbolos e as instruções, visto que alguns modelos mais elaborados podem conter passos mais difíceis
  • Sempre marque muito bem os vincos e dobras do seu origami, podendo usar a unhas mesmo, ou então algum outro objeto para fazer isso.
  • Siga sempre os passos indicados, sem pular nenhum deles
  • Paciência é a chave para quem quer aprender como fazer origami, portanto, não tenha pressa de terminar, afinal, o processo também importa muito, principalmente para quem está começando
  • Caso você se perca no meio do processo do seu origami, não se desespere. Você pode desfazer algumas dobras até que se encontre novamente nas instruções.
  • Uma dica importante é sempre comparar a sua dobradura com as imagens do diagrama que você está seguindo. Se não conseguir de primeira, recomece quantas vezes for necessário
  • Se estiver cansado de tentar e não conseguir, dê um tempo, faça outra atividade e depois retorne. Não adianta ficar tentando somente por teimosia.

As dicas básicas são essas, então, vamos ver alguns passo a passos que você pode seguir para fazer seu primeiro origami.

Passo a passo de como fazer origami de cachorro

Primeiramente, saiba que você vai precisar de um papel quadrado, lembrando que quando maior for seu quadrado, maior ficará os eu peixe. Dito isso, vamos ao passo a passo:

  1. Dobre seu quadrado ao meio, formando um triângulo, deixando a parte colorida do papel para fora
  2. Com a ponta do seu triângulo voltada para baixo, dobre as duas pontas laterais também para baixo, que serão as orelhinhas do seu cachorro
  3. Dobre a ponta debaixo do seu origami para cima, com as duas folhas juntas, criando uma pequena dobrinha que será o focinho do cachorro

Pronto, você pode desenhar os olhinhos e o focinho e já terá o seu cachorrinho de origami.

Passo a passo de como fazer origami de coração

Se você quer aprender como fazer origami no formato de coração, seja para presentear alguem, decorar ou para você mesmo, basta seguir esses passos abaixo, lembrando que também vamos partir de um papel quadrado.

  1. Dobre o seu quadrado ao meio no sentido de ponta a ponta, vincando bem a dobra
  2. Abra o papel dobrado
  3. Dobre novamente no outro sentido, unindo ponta e potna que não tinha unido ainda
  4. Desdobre o pepel novamente e você terá uma marcação em cruz no seu papel quadrado
  5. Pegue uma das pontas do papel e dobre-a, levando até a linha central onde todos os vincos se encontram
  6. Pegue a ponta oposta à que foi dobrada e leve-a até o o lado oposto, por cima da ponta anterior já dobrada, até o lado reto que se formou na primeira dobra.
  7. Com essas dobras já feitas e mantidas, dobre uma das laterais para cima, alinhando-a com o vinco central que foi feito
  8. Repita o mesmo do outro lado, levando a ponta lateral para cima e unindo o centro com a dobra anterior
  9. Por fim, faça pequenas dobrinhas nas pontas superiores do coração e tambem nas laterais, para que fique mais arredondado, como mostra a imagem.
  10. Vire e o seu coração estará pronto

Pronto, agora você já sabe como fazer origami de duas formas diferentes e pode ir se aventurando com modelos cada vez mais elaborados e difíceis. Aproveite essas dicas e divirta-se.

Leave a Reply