Atualmente o óleo de coco é um ingrediente que está em alta, sendo muito usado não apenas em receitas, mas também para fins estéticos. No entanto, é fato também que esse não é um produto muito acessível e é por isso que muita gente se pergunta como fazer óleo de coco caseiro.
Acontece é que o óleo de coco tem mesmo uma série de benefícios para a saúde, além de ser uma gordura saudável, que contribui com o organismo. Mais do que isso, além de ser usado para fins culinários, o óleo de coco ainda é excelente para fins estéticos, podendo ser usado na pele, cabelos e muitos mais.
Pensando justamente em tudo isso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer óleo de coco caseiro para que você possa ter acesso a esse produto tão incrível. Então, para saber mais, acompanhe as dicas que daremos a seguir.
Mas antes, conheça os benefícios do óleo de coco
Antes mesmo de colocar as mãos na massa e descobrir como fazer óleo de coco caseiro, é essencial entender um pouco mais sobre os benefícios que esse produto pode oferecer.
Isso porque ele está muito popular atualmente e tem diversos atrativos para a saúde. Dessa forma, veja a seguir quais são os principais benefícios que o óleo de coco pode oferecer:
-
Melhora a imunidade
Pesquisas mostram que o óleo de coco é um alimento funcional que, em contato com substâncias do organismo se transforma em um bactericida, antiviral e antifúngico.
É por isso que tem benefícios para a imunidade, além de ser rico em vitaminas lipossolúveis que ajudar a controlar o colesterol, com efeito anti-inflamatório e antitrombótico.
-
Combina bem com todos alimentos
Seja no preparo de uma receita salgada ou de um doce, o óleo de coco vai bem e ajuda a agregar sabor. Ele pode ser usado para refogar arroz, temperar salada, acompanhar frutas e muito mais.
-
Ajuda no emagrecimento
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que o óleo de coco é um triglicerídeo de cadeias médias. Por isso ele é facilmente absorvido pelo organismo e transformado em energia, não se acumulando facilmente em forma de gordura.
Mais do que isso, ele também age acelerando o metabolismo, o que já é motivo suficiente para você querer aprender como fazer óleo de coco caseiro.
-
Hidrata cabelos e pele
O óleo de coco pode ajudar muito na hidratação da pele e também dos cabelos, sendo utilizado externamente mesmo. aplicar o óleo de coco nos cabelos antes de dormir, incluindo no couro cabeludo, pode resultar em fios mais brilhosos e na diminuição da queda.
-
No pré-treino
Para quem malha e quer mais energia e disposição de forma rápida, o óleo de coco pode ser um excelente aliado. Isso porque tem efeito emagrecedor que aumenta a saciedade e pode inibir a fome, além de acelerar o metabolismo.
Ele também pode melhorar o desempenho em exercícios aeróbicos e de força.
Afinal, como fazer óleo de coco caseiro
Pois bem, agora vamos a parte que interessa e vamos conhecer quais os ingredientes que você precisará para poder começar esse passo a passo de como fazer óleo de coco caseiro:
- 2 un. Coco de casca marrom, bem maduros e com bastante água no seu interior (prefira cocos orgânicos)
- 3 xícaras de água extraída do coco
- 1 pano para filtrar
- 1 jarra de vidro de 1 litro
- 1 vidro que seja grande e tenha a abertura grande também (com tampa)
- Liquidificador
Agora com os ingredientes em mãos, veja os passos de como fazer óleo de coco caseiro:
- No liquidificador, coloque a polpa dos dois cocos picada e as 3 xícaras de água de coco
- Bata por 3 minutos, até que fique homogêneo, parecendo um creme. Se ficar muito denso, pode acrescentar mais água até que ganhe uma consistência uniforme mas fina
- Coloque essa mistura no pano e vá espremendo esse creme até retirar todo o leite de coco da mistura
- A polpa que sobrar no pano pode ser congelada e usada futuramente para fazer doces e bolos.
- Coloque o leite de coco dentro de uma jarra de vidro e cubra
- Deixa em repouso na geladeira em um local escuro por 48 horas
- A garrafa ou jarra tem que estar de pé
- Passando esse período, deixe a mistura por mais 6 a 8 horas em temperatura ambiente
- Você notará que o líquido vai começar a se separar do óleo
- Aguarde até que o processo de separação esteja completo.
- Leve a mistura novamente para a geladeira, sem mexer no conteúdo, deixando refrigerar por mais 3 horas
- O óleo irá se solidificar e ficará mais fácil retirar o óleo de coco de lá
- Coloque a substância sólida no vidro com tampa e pronto
Fazendo esses passos simples você já terá o seu óleo de coco pronto para consumo, podendo usá-lo onde você desejar, então, aproveite e não deixe ele de fora do seu dia a dia.
Pronto, agora você já sabe como fazer óleo de coco caseiro e já pode começar a preparar sua receita agora mesmo!