Como Fazer o Gato Fazer Xixi no Lugar Certo (Confira Passos)

Desde pequenos, a maioria dos gatos já sabem o lugar certo de fazerem as suas necessidades. No entanto, quando adotamos um bichinho, pode ser que ele venha com algumas manias e é interessante aprender como fazer o gato fazer xixi no lugarzinho certo.

O fato é que os gatos, em grande parte, avistam uma caixa de areia, cheiram e logo em seguida já sabem para que ela serve, não sendo uma grande missão ensiná-lo o locar para fazer as necessidades.

Como todas regras têm suas exceções, existem os gatinhos que experimentam vários locais da casa e é preciso ter paciência para ensiná-los forma correta de fazer isso. Por esse motivo é que hoje vamos falar sobre como fazer o gato fazer xixi no lugar correto.

Afinal, como fazer o gato fazer xixi no lugar certo?

f
Pois bem, o que acontece é que os gatinhos bebês aprendem com as mães onde devem fazer o xixi. Porém, em alguns casso, pode ser que o gatinho tenha vindo de um lar com acesso à rua e aprendeu a fazer xixi na grama, por exemplo.

Quando chegar na sua casa, pode ser que ele não reconheça a caixa de areia logo de cara e acabe fazendo xixi em um tapete, que é a textura mais próxima que ele encontrou do que ele já conhecia.

Mais do que isso, em alguns casos, a urina pode ter um fator de marcação de território e o gato não urina fora do local por necessidade, mas sim para deixar os eu cheiro por lá e dizer que é ele que manda.

O mais correto é sempre analisar o contexto dos xixis fora do lugar, para que seja possível entender a raiz desse problema e corrigi-la.

O fato é que, embora sejam diferentes dos cachorros, que atendem mais facilmente à comandos, os gatos são animais extremamente inteligentes e podem aprender lições com muita facilidade, desde que ensinadas corretamente.

Já em outros casos, dependendo da raiz do problema, pode ser preciso contar com o adestramento de um profissional, caso as técnicas ensinadas a seguir não tenham resultado.

Dito isso, vamos ver algumas dicas de como fazer o gato fazer xixi no lugar certo:

  • Limpe o local em que ele urinou

O xixi do gato tem uma série de substâncias químicas que são facilmente detectadas pela espécie. Por isso, se ele fez xixi fora do local indicado, a dica é limpar o quanto antes e muito bem limpo.

Isso porque se não ficar completamente bem limpo, ele pode sentir o cheiro e voltar a fazer xixi nesse mesmo local repetidas vezes. Por isso a higienização do lugar é tão importante.

Uma dica é, quando for limpar, secar um pouco do xixi com um papel higiênico e depois colocar esse papel dentro da caixa de areia. Isso pode servir como um estímulo de treinamento.

  • Castre

Qualquer especialista em felino pode afirmar que a longevidade de um gato aumenta quando ele é castrado e isso já deveria ser motivo suficiente para realizar o procedimento.

No entanto, mais do que isso, os gatos castrados perdem um pouco dessa “territorialidade” e não têm a necessidade de demarcar toda a casa, lembrando que a forma de demarcação dos felinos é com a urina mesmo.

  • Adequação da caixa de areia

Como Adequar Caixa de Areia do seu Gato

Se você quer saber como fazer o gato fazer xixi no lugar, saiba que a caixa precisa estar sempre limpa, além de ser colocada no lugar certo. Primeiramente, porque os gatos gostam de ter privacidade na hora de fazer suas necessidades, por isso, áreas de maior circulação não são indicadas.

Mais do que isso, não deixe a caixa perto da comida e da água. Se possível, deixe até mesmo em outro cômodo, mas caso não dê, apenas mantenha tudo o mais afastado possível.

  • Limites

Uma dica de treinamento é limitar a circulação do gato até que ele tenha aprendido como fazer xixi no lugar correto. Assim, se a caixa de areia fica na sua área de serviço, por exemplo, você pode deixa-lo lá até que se familiarize e aprenda.

Claro que isso deve ser feito com cuidado, sempre observando se o local é adequado, se tem ventilação, se não é muito quente, se não tem nada que possa ferir o animal e com água e comida junto, óbvio.

Lembre-se que esse treinamento não significa uma punição, ou seja, você não quer causar sofrimento no animal, apenas restringir o acesso dele aos locais em que ele não deve urinar.

  • Teste

Existem muitos tipos de caixas de areia como também existem muitos tipos de areias. Muitas vezes o gatinho não usa a caixa porque não se sente confortável com a sensação que um determinado tipo de areia causa nas suas patinhas.

Por isso, a dica é ir testando e alterando para ver se alguma atrai mais ele do que a outra. Se a caixa for pequena demais, também pode ser que ele se sinta desconfortável na hora de usar e prefira fazer em um lugar mais aberto. No caso de gatinhos idosos ou filhotes, a altura das bordas da caixa é que podem ser o problema.

Lembre-se que o mais importante é nunca brigar e nem tentar remover o gato enquanto ele está fazendo xixi no lugar errado. O foco principal é sempre tentar entender o motivo dessa inadequação, afinal, os gatos são bastante higiênicos e certamente há um motivo para ele estar espalhando suas necessidades por aí.

Pronto, com essas dicas agora você já sabe como fazer o gato fazer xixi no lugarzinho certo. Caso nada funcione, leve ele a um veterinário para ver se não há sinal de doença física ou se é apenas um problema comportamental mesmo!