Quem é que nunca se viu em uma situação em que precisa fazer algo e não tinha a menor ideia de como se fazia, não é mesmo?! O fato é que, atualmente, as gravatas não são mais tão utilizadas no dia a dia como era antes, o que faz com que as pessoas não saiba mais como fazer nó de gravata.
Pois bem, o fato é que mesmo não sendo utilizada todos os dias, saber não ocupa espaço e não há nada melhor do que aprender a dominar a gravata para poder usá-la sempre que precisar.
É justamente por esse motivo que hoje falaremos um pouco mais sobre como dar nó de gravata e não ter mais dúvidas na hora que precisar montar aquele traje mais social, acompanhe.
Afinal, como fazer nó de gravata?
Pois bem, a verdade é que só de falar desse assunto muita gente já se assusta e já vai achando que é algo impossível e que não vai conseguir fazer, mas isso é um grande erro.
Embora tenha seu passo a passo bem definido e seja essencial seguir esses passos corretamente, fazer um nó de gravata não é, e não precisa ser, nenhum bicho de sete cabeças não.
Dito isso, basta acompanhar as dicas que daremos a seguir e você não terá mais dúvidas de como fazer nó de gravata.
Como fazer nó de gravata simples
Pois bem, esse é o nó mais simples que há e também o mais utilizado, que é por onde você deve começar a aprender para ter bons resultados. Dito isso, veja o passo a passo a seguir e aprenda como fazer nó de gravata:
- Primeiramente, levante o colarinho da camisa
- Em seguida, passe a grava em volta do seu pescoço, lembrando que a ponta larga deverá ficar no mesmo lado que sua mão dominante, então, se for destro, deixe a ponta mais larga do lado direito.
- Puxe a ponta mais larga da gravada de forma que ela fique duas vezes mais abaixo do que a ponta estreita
- Segure a ponta fina com uma das mãos, passe a parte da ponta larga por cima e depois dê uma volta completa
- Com a outra não, segure bem na parte onde elas se cruzam, para que não se desfaça o laço
- Em seguida, pegue novamente a ponta larga, passe por trás da fina, como se fosse dar outra volta
- Dessa vez, ao invés de dar outra volta completa, passe a ponta larga pela parte de cima de onde as gravas se cruzam, no colarinho
- Depois, passe essa mesma ponta mais larga por dentro do elo que se formou quando você deu a primeira volta em torno da ponta estreita
- Puxe a ponta larga para baixo
- Feito isso, vá puxando a ponta estreita para baixo ao passo que vai levantando o nó em direção ao colarinho.
- Faça os ajustes necessários, puxando uma ponta ou outra para que o nó se ajuste.
Pronto, o seu nó de gravata simples já está pronto, bastando finalizar baixando o colarinho para esconder a parte que fica e torno do pescoço. Agora você já sabe como fazer nó de gravata simples.
Como fazer nó de gravata semi-windsor
Esse é um nó de gravata muito conhecido por sua elegância e versatilidade, sendo bastante usado por alguns famosos, como David Beckham e Tom Ford. Por seu tamanho, a dica é usá-lo em gravatas que não sejam do modelo mais fino.
Dito isso, vamos ver o passo a passo de como fazer nó de gravata semi-windsor:
- Passe a gravata em torno do pescoço com o colarinho da camisa já levantado
- Passe a ponta da parte larga por cima da ponta da parte estreita e leve-a para trás dando uma volta completa
- Quando a ponta larga estiver na frente novamente, leve-a para trás novamente, mas dessa vez, passando pela parte de cima do laço, no colarinho, levando para o lado oposto ao que estava
- Repita o laço levando a ponta larga para cima e passando-a pela parte de cima do laço
- Agora passe a parte da ponta larga mais uma vez pela frente da gravata e leve-a para trás pela lateral
- Suba a ponta passando ela por cima do colarinho e depois por dentro desse último elo que você criou quando fez a última volta
- Puxe a ponta para baixo e, com a outra mão, vá subindo e apertando o nó para que se ajuste ao colarinho
Por fim, basta finalizar e ir ajustando para que o nó da gravata fique firme e bem ajustado ao pescoço.
Dicas extras de como fazer nó de gravata
Pois bem, como você já viu, não é nenhum bicho de sete cabeças fazer esses passo a passo para aprender como fazer nó de gravata. No entanto, algumas ficas podem deixar tudo ainda mais fácil.
A primeira delas é sempre deixar a ponta larga do mesmo lado de sua mão dominante, pois isso vai facilitar na hora de manuseá-la para dar as voltas necessárias.
Outro ponto é nunca esquecer de ajustar bem o nó depois de finalizá-lo, para que fique com uma boa aparência e bem bonito.
Pronto, agora você não tem mais dúvidas de como fazer nó de gravata, desde o mais simples até um mais elaborado!