Como Fazer nó de Gravata [ Passo a Passo 4 Clássicos ]👔

Quem é que nunca se viu em uma situação em que precisa fazer algo e não tinha a menor ideia de como se fazia, não é mesmo?! O fato é que, atualmente, as gravatas não são mais tão utilizadas no dia a dia como era antes, o que faz com que as pessoas não saiba mais como fazer nó de gravata.

Pois bem, o fato é que mesmo não sendo utilizada todos os dias, saber não ocupa espaço e não há nada melhor do que aprender a dominar a gravata para poder usá-la sempre que precisar.

É justamente por esse motivo que hoje falaremos um pouco mais sobre como dar nó de gravata e não ter mais dúvidas na hora que precisar montar aquele traje mais social, acompanhe.

Afinal, como fazer nó de gravata?

Pois bem, a verdade é que só de falar desse assunto muita gente já se assusta e já vai achando que é algo impossível e que não vai conseguir fazer, mas isso é um grande erro.

Embora tenha seu passo a passo bem definido e seja essencial seguir esses passos corretamente, fazer um nó de gravata não é, e não precisa ser, nenhum bicho de sete cabeças não.

Dito isso, basta acompanhar as dicas que daremos a seguir e você não terá mais dúvidas de como fazer nó de gravata.

Como fazer nó de gravata simples

Nó simples na gravata

Pois bem, esse é o nó mais simples que há e também o mais utilizado, que é por onde você deve começar a aprender para ter bons resultados. Dito isso, veja o passo a passo a seguir e aprenda como fazer nó de gravata:

  • Primeiramente, levante o colarinho da camisa
  • Em seguida, passe a grava em volta do seu pescoço, lembrando que a ponta larga deverá ficar no mesmo lado que sua mão dominante, então, se for destro, deixe a ponta mais larga do lado direito.
  • Puxe a ponta mais larga da gravada de forma que ela fique duas vezes mais abaixo do que a ponta estreita
  • Segure a ponta fina com uma das mãos, passe a parte da ponta larga por cima e depois dê uma volta completa
  • Com a outra não, segure bem na parte onde elas se cruzam, para que não se desfaça o laço
  • Em seguida, pegue novamente a ponta larga, passe por trás da fina, como se fosse dar outra volta
  • Dessa vez, ao invés de dar outra volta completa, passe a ponta larga pela parte de cima de onde as gravas se cruzam, no colarinho
  • Depois, passe essa mesma ponta mais larga por dentro do elo que se formou quando você deu a primeira volta em torno da ponta estreita
  • Puxe a ponta larga para baixo
  • Feito isso, vá puxando a ponta estreita para baixo ao passo que vai levantando o nó em direção ao colarinho.
  • Faça os ajustes necessários, puxando uma ponta ou outra para que o nó se ajuste.

Pronto, o seu nó de gravata simples já está pronto, bastando finalizar baixando o colarinho para esconder a parte que fica e torno do pescoço. Agora você já sabe como fazer nó de gravata simples.

Como fazer nó de gravata semi-windsor

Esse é um nó de gravata muito conhecido por sua elegância e versatilidade, sendo bastante usado por alguns famosos, como David Beckham e Tom Ford. Por seu tamanho, a dica é usá-lo em gravatas que não sejam do modelo mais fino.

Dito isso, vamos ver o passo a passo de como fazer nó de gravata semi-windsor:

  • Passe a gravata em torno do pescoço com o colarinho da camisa já levantado
  • Passe a ponta da parte larga por cima da ponta da parte estreita e leve-a para trás dando uma volta completa
  • Quando a ponta larga estiver na frente novamente, leve-a para trás novamente, mas dessa vez, passando pela parte de cima do laço, no colarinho, levando para o lado oposto ao que estava
  • Repita o laço levando a ponta larga para cima e passando-a pela parte de cima do laço
  • Agora passe a parte da ponta larga mais uma vez pela frente da gravata e leve-a para trás pela lateral
  • Suba a ponta passando ela por cima do colarinho e depois por dentro desse último elo que você criou quando fez a última volta
  • Puxe a ponta para baixo e, com a outra mão, vá subindo e apertando o nó para que se ajuste ao colarinho

Por fim, basta finalizar e ir ajustando para que o nó da gravata fique firme e bem ajustado ao pescoço.

Dicas extras de como fazer nó de gravata

Pois bem, como você já viu, não é nenhum bicho de sete cabeças fazer esses passo a passo para aprender como fazer nó de gravata. No entanto, algumas ficas podem deixar tudo ainda mais fácil.

A primeira delas é sempre deixar a ponta larga do mesmo lado de sua mão dominante, pois isso vai facilitar na hora de manuseá-la para dar as voltas necessárias.

Outro ponto é nunca esquecer de ajustar bem o nó depois de finalizá-lo, para que fique com uma boa aparência e bem bonito.

Pronto, agora você não tem mais dúvidas de como fazer nó de gravata, desde o mais simples até um mais elaborado!

Leave a Reply