Como Fazer Massinha ( Caseira, Rápida, Fácil e Divertida )💙

Não tem uma criança (ou até um adulto) que não goste de soltar a imaginação e brincar de massinha de modelar. O fato é que mesmo com uma grande variedade de aparelhos tecnológicos, esse tipo de brinquedo continua sempre em alta. No entanto, a pergunta que não quer calar é como fazer massinha?

Sem dúvidas a massinha é um dos brinquedos mais fáceis e prazerosos de se manipular, podendo ser considerado até uma atividade terapêutica e anti estresse. Com ela você pode criar flores, animais, estrelas e as mais variadas formas.

No entanto, a brincadeira pode começar muito antes, fazendo a sua própria massinha em casa e para isso, as crianças também podem ajudar. Então, se você quer saber como fazer massinha, é só ler e ver as dicas e receitas que daremos a seguir.

Massinha com farinha de trigo

Modelando Massinha

A receita mais clássica e simples de massinha de modelar é essa que é feita com farinha de trigo de base. Para fazê-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício ou tinta à base de água

Para preparar, comece pegando uma vasilha bem grande e colocando a farinha e o sal, misturando bem.

Em seguida, coloque o óleo e a água e misture bem até que se torne uma massa bem homogênea. Se ela ainda estiver muito mole, basta acrescentar um pouco mais de farinha e se estiver seca e quebradiça, coloque um pouquinho mais de água.

Por fim, você pode dividir a massinha em diversos pedaços menores e colorir cada um deles de uma cor diferente, sendo recomendado usar sempre o corante alimentício mesmo.

Lembre-se que a quantidade de corante é que vai determinar a intensidade da cor da sua massinha.

O melhor de tudo é que todos os ingredientes dessa massinha são comestíveis, portanto, não já problema se as crianças colocarem na boca ou engolir um pedacinho.

Depois de feita, é interessante conservar a massinha de modelar em um pote bem fechado e na geladeira para que ela possa durar bastante tempo.

Massinha com suco em pó

Massinha de Modelar

Pois é, talvez você nem imagine, mas até mesmo o suco em pó pode ser utilizado para o preparo da massinha de modelar. O bom é que elas possuem cores super vibrantes que vão deixar sua massinha linda. Para fazer essa massinha você vai precisar de:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara de água
  • 1 pacote de suco da cor de sua preferência
  • 1 colher de sopa de óleo

Em uma vasilha grande, comece misturando todos os ingredientes secos primeiros e depois misture bem. Em seguida, acrescente os ingredientes molhados aos poucos e misture muito bem com as mãos até que a massa fique bem homogênea.

Nesse caso, como o suco em pó é misturado ainda no começo junto com os ingredientes secos, toda a massinha irá ficar de uma cor só. Mesmo assim você pode fazer outras receitas usando outros sucos em pó para ter massinhas de outras cores.

Massinha com amido de milho

Além da farinha de trigo, o amido de milho também é uma ótima opção para quem quer aprender como fazer massinha, especialmente se você já tem esse ingrediente em casa. Então, para prepará-la você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 e ½ xícara de amido de milho
  • ½ xícara de água
  • 1 xícara de sal
  • Corante alimentício

Primeiramente, coloque o sal e o amido de milho em uma vasilha grande e misture-os muito bem. Em seguida, coloque algumas gotinha de corante e vá acrescentando a água aos poucos, mexendo bem. Se achar que a cor está fraca, ainda pode adicionar mais corante alimentício.

Coloque essa mistura no fogo, em banho maria, para que os ingredientes sejam cozidos. Vá mexendo até que tudo desgrude do fundo da sua vasilha, lembrando que tem que usar algum recipiente que seja resistente ao fogo.

Depois disso, deixe a sua massinha esfriar bem e ela já estará pronta para fazer a alegria da criançada.

Dicas para a massinha de modelar

Agora que você já sabe como fazer massinha de modelar, fique sabendo que existem alguns cuidados essenciais para que elas durem mais. O primeiro deles é sempre guardá-las em potes com tampa ou saquinhos, garantindo que terão o mínimo contato possível com o ar e não fiquem secas.

Outra dica é armazenar as massinhas que são feitas com farinha de trigo na geladeira, para que elas durem mais. Assim a diversão pode ser garantida por bastante tempo.

Mais do que isso, use e abuse no uso dos corantes e até mesmo na combinação deles. As crianças vão adorar ter massinhas de cores variadas e inusitadas.

Pronto, agora você já sabe como fazer massinha e garantir a diversão e a criatividade das crianças!

 

 

 

 

 

Leave a Reply