Como Fazer Jejum Intermitente (Emagreça com Saúde e Rápido)

Existe um método de emagrecimento e estilo de vida que vem fazendo a cabeça de muita gente no mundo inteiro e que virou uma moda no Brasil. No entanto, embora seja muito popular, muita gente ainda não sabe bem como fazer jejum intermitente, quais os passos seguir e como começar nesse método.

O fato é que o jejum intermitente tem mesmo seus protocolos, regras e princípios, para que possa ser seguido com sucesso. Segundo especialistas, as evidências científicas a respeito do método ainda são difíceis de avaliar, mas a verdade é que as pessoas que praticam dizem que ele funciona mesmo.

Em estudos em animais, por exemplo, o jejum intermitente se mostrou benéfico em relação a doenças degenerativas, obesidade, problemas cardiovasculares, câncer e diabetes. Sendo assim, se você quer descobrir como fazer jejum intermitente, continue lendo e descubra mais.

Mas antes, o que é jejum intermitente?

Antes mesmo de aprender como fazer jejum intermitente é sempre interessante entender um pouco mais sobre o método que pretende seguir.

Em sua origem, um britânico chamado Michael Mosley sugeriu um método que era chamado 5 por 2. Nele a pessoa poderia se alimentar de forma normal, embora sem exageros, durante 5 dias da semana e fazer um processo de semi jejum nos outros dois dias.

É considerado um semi jejum porque era permitida a ingestão de 500 calorias para homens e 600 calorias para as mulheres.

O seu método foi seguido por inúmeras estrelas de Hollywood e foi a partir daí que surgiram novas vertentes do método, sendo que cada uma delas estabelece uma janela alimentar diferente.

Atualmente, podemos dizer que o jejum intermitente é dividido em subclasses, que são as seguintes: jejum de dias alternados e a alimentação restrita por um período de tempo.

Sendo assim, podemos dizer que o jejum intermitente é um método ou um plano alimentar que intercala períodos de jejum e períodos de alimentação.

Uma das grandes vantagens é que ele possibilita que você escolha o que vai comer durante as janelas alimentares, não sendo preciso contar calorias e nem mesmo restringir radicalmente os alimentos.

Agora sim, como fazer jejum intermitente?

Se você está se perguntando como fazer jejum intermitente, a primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma só forma “certa” de se fazer o processo.

Isso porque existem diferentes métodos e horários que você pode escolher de acordo com o que melhor se adapta à sua rotina e possibilidades.

No entanto, existem alguns protocolos que podem ser utilizados de base para que você monte a sua rotina de jejum intermitente, veja:

  • Protocolo 16:8

Nesse protocolo você pode comer o que quiser durante 8 horas do dia e depois deve manter jejum pelas 16 horas restantes, podendo se alimentar novamente depois por mais 8 horas.

Se você quiser implementar o sistema leangains, a dica é ficar as 16 horas sem comer e depois fazer apenas 2 ou 3 refeições durante a janela alimentar de 8 horas.

  • Protocolo 5:2

Nesse tipo de protocolo você pode comer normalmente por 5 dias da semana, mas sem cometer excessos, e depois diminua para 20% a sua ingestão de calorias nos outros dois dias da semana em que estiver de “jejum”.

Para mulheres, normalmente, a quantidade de calorias fica em torno dos 20%.

  • Protocolo 14:10

Esse é um método bastante semelhante ao protocolo 16:8, mas com menos horas de jejum e mais horas de janela alimentar. Sendo assim, nesse método você irá manter o jejum por apenas 14 horas do seu dia e pode se alimentar nas outras 10 horas.

  • Protocolo come – para – come

Esse é um tipo de protocolo que não deve ser feito por iniciantes, mas consiste em escolher um ou dois dias da semana para passar até 24 horas sem se alimentar.

Nesse caso, é importante ter uma dieta rica em fibras antes do período de jejum.

Assim, você vai comer hoje e só vai comer novamente no mesmo horário de amanhã, não sendo um protocolo de fácil adaptação.

Dicas de como fazer jejum intermitente

Se você já escolheu o seu protocolo e agora quer saber como fazer jejum intermitente para colar o método em prática, veja mais algumas dicas importantes:

  • Prefira alimentos proteicos e com pouca gordura
  • Aposte na ingestão de fibras
  • Evite o consumo de alimentos refinados
  • Faça as refeições do mesmo tamanho que você faria antes, não tentando compensar o tempo de jejum
  • Ouça o seu corpo para aprender a diferença entre querer comer e precisar de comida
  • Durante a janela alimentar, coma somente quando estiver com fome mesmo, não havendo obrigação de comer se não há fome
  • Hidrate-se pois ajuda o corpo a se manter ativo e funcionando corretamente
  • Bebidas como chás, café preto e água são liberadas durante o período de jejum, mas sempre sem adoçar
  • Evite comer em excesso durante a janela alimentar
  • Quando for comer, mastigue bem e permita que o sistema digestivo tenha tempo de processar bem os alimentos
  • Tenha equilíbrio nas suas refeições.

Mais do que isso, é sempre interessante aliar a prática do método de jejum intermitente com exercícios físicos a fim de potencializar seus resultados.

Pronto, agora você já sabe como fazer jejum intermitente e o como seguir essa nova rotina alimentar!

Leave a Reply