Como Fazer Jejum Intermitente para Iniciantes [Guia Completo]

Quem é que nunca ouviu aquela máxima de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? O fato é que com o passar do tempo essa afirmação foi se tornando totalmente questionável e é por isso que hoje vamos falar sobre como fazer jejum intermitente para iniciantes.

O fato é que muitos estudos e pesquisas vem sendo feito há anos e, embora pareça uma moda atual, a verdade é que o jejum intermitente já existe há muito tempo e é considerado praticamente um estilo de vida por quem o segue.

No entanto, como muita gente ainda não conhece seus detalhes e não sabe bem como começar, hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer jejum intermitente para iniciantes.

Mas antes, o que é o jejum intermitente?

Jejum Intermitente Como Fazer

Antes mesmo de aprender como fazer jejum intermitente para iniciantes, é essencial entender o que é essa prática. Pois bem, para quem não conhece, o jejum intermitente funciona como se fosse uma ferramenta de emagrecimento e controle do peso e não uma dieta em si.

Dessa forma, é preciso entender que jejuar é se abster de alguma coisa, que nesse caso, é a comida. É por isso que o jejum intermitente não é uma dieta, visto que dietas consistem justamente no contrário, ou seja, organizar, selecionar e ingerir determinadas comidas.

Assim, você pode pensar no jejum mais como uma estratégia que pode ajudar você na perda ou na manutenção do seu peso. No entanto, claro, isso precisa ser feito da forma certa, em períodos programados e bem estruturados.

Por isso que se usa o termo “intermitente”, visto que ele alterna períodos de alimentação com períodos sem se alimentar. No entanto, claro, é interessante cuidar também o que é consumido durante o período de alimentação para que se tenha mais saúde e um emagrecimento mais rápido e eficaz.

Afinal, como fazer jejum intermitente para iniciantes

Pois bem, o fato é que até parece algo simples conseguir ficar algumas horas em comer e pronto, o jejum está feito. O fato é que realmente é simples e é justamente essa a beleza do jejum.

Então, o que você precisa saber é que existem diferentes protocolos para o jejum intermitente. Os protocolos, por sua vez, nada mais são do que métodos de combinar período de jejum com as janelas alimentares.

Dito isso, vamos conhecer os principais protocolos para que você aprenda como fazer jejum intermitente para iniciantes:

  • Protocolo 16/8

Esse é um protocolo no qual, dentro das 24 horas do dia, você passará 16 horas em jejum e poderá se alimentar durante 8 horas.

Nesse caso, para ficar mais claro, se você fizer a sua primeira refeição as 12h, poderá comer até as 20h e depois inicia novamente um jejum que durará até as 12h do dia seguinte.

Existe ainda quem faça uma janela alimentar de apenas 6 horas ou até de 4 horas, dependendo da intenção. Nesses casos o período de jejum fica de 18 e 20 horas, respectivamente.

Segundo o protocolo de 16/8, por exemplo, você irá ignorar o seu café da manhã e também ignorar o seu jantar. Ou pode começar seu dia comendo no café da manhã e encerrar a janela alimentar mais cedo.

O fato é que o jejum intermitente é flexível e você pode adaptá-lo para sua rotina. Dessa forma, se você começar a se alimentar as 8h da manhã, parará as 16h, se começar as 11h, parará as 19h e assim por diante.

  • Protocolo de 24 horas – eat/stop/eat

Nesse caso, você deverá passar 24 horas do dia sem se alimentar, ou seja, se você jantou hoje as 20h, poderá comer novamente somente amanhã depois das 20h.

Vale lembrar que esse é um tipo de protocolo que não deve ser adotado a longo prazo, isso é, o aconselhável é que ele seja feito apenas 1 ou no máximo 2 vezes na semana.

Esse não é um tipo de protocolo indicado para quem está começando, visto que ele pode ser mais radical ou muito intenso e difícil de ser mantido. Por isso, se você quer saber como fazer jejum intermitente para iniciantes, escolha o protocolo anterior.

Outras dicas de como fazer jejum intermitente para iniciantes

Pois bem, além dos protocolos, existem outras regrinhas que são importantes para quem está aprendendo como fazer jejum intermitente para iniciantes.

A primeira coisa é que mesmo estando na janela alimentar, você só deve comer quanto tiver fome. Imagine que você fez a sua primeira refeição do dia as 12h e fará a última as 20h, pode se alimentar quantas vezes quiser dentro desse período.

No entanto, você deve comer apenas quando sentir fome!

Mais do que isso, durante o período de alimentação, é indicado apostar naqueles alimentos que aumentam a saciedade, ou seja, proteínas, legumes, verduras, carboidratos que sejam ricos em fibras, oleaginosas e outros.

Além disso, esse método não oferece bons resultados se combinado com uma dieta rica em frituras e carboidratos simples.

Vale lembrar ainda que durante o período de jejum você pode consumir água, café preto sem açúcar e chás.

Pronto, agora você já sabe como fazer jejum intermitente para iniciantes!

Leave a Reply