Como Fazer Gráfico no Excel (Passo a Passo Linhas e Colunas)

As ferramentas do pacote Office são muito completas e oferecem soluções para práticas para os mais variados fins, sendo muito úteis em escritórios e empresas na criação de planilhas. No entanto, é fato que até hoje muita gente ainda não sabe bem como fazer gráfico no Excel.

Pois bem, o fato é que o Excel é uma ferramenta muito completa, cheia de recursos e funcionalidades que pode acabar deixando os usuários um tanto confusos na hora de criar suas planilhas e de gerar seus gráficos.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, para que você entenda todos os detalhes e não tenha mais dúvidas nesse sentido, sabendo como fazer gráfico no Excel de forma simples e prática.

Dicas práticas e precisas de como fazer gráfico no Excel

Como Fazer Gráfico d Pizza

Pois bem, para quem não conhece, o Excel é uma ferramenta integrante do Pacote Office, da Microsoft. A sua principal função é a criação de planilhas, que podem contar com diversos recursos para fazer somas automáticas, gerar gráficos e criar listas organizadas.

O fato é que essa enorme quantidade de recursos é uma vantagem apenas para quem sabe utilizá-los. Do contrário, se torna somente um amontoada de informações que não tem função.

Pensando nisso, veja a seguir uma serie dicas práticas de como fazer gráfico no Excel:

  • Escolha o tipo de gráfico certo

O Excel oferece uma série de opções de gráficos e é essencial que você escolha sempre o gráfico mais adequado para transmitir as informações que você deseja.

Um gráfico de pizza, por exemplo, não é o mais indicado para mostrar o crescimento ou queda de uma ação durante um período de tempo. Por outro lado, ele é ótimo na hora de representar porcentagens de um mesmo item.

  • O design é importante

Se você não sabe como fazer gráfico no Excel, não deve conhecer as diferentes opções de design que ele oferece, mas fique sabendo que são várias opções e que você também pode personalizá-las conforme seu gosto.

Isso é muito importante para que o a sua representação em gráfico fique atrativa e, mais do que isso, fácil de entender.

  • Organize e rotule seus dados

Além de criar um gráfico bonito, é preciso que ele seja entendido, então, cuide para que os seus dados estejam ordenados de forma coerente e com uma sequência lógica.

Mais do que isso, não esqueça de ter todas as referências, para que ao olhar o seu gráfico a pessoa consiga interpretá-lo, não esquecendo das legendas.

  • Títulos

Um dos recursos que os gráficos do Excel oferecem é a possibilidade de colocar títulos neles. A dica é nunca deixar de usar esse recurso, especialmente nas tabelas em que você vai gerar mais de um gráfico, visto que isso contribui muito para a organização e identificação dos dados.

Afinal, como fazer gráfico no Excel passo a passo:

Na maioria dos gráficos, como é o caso do de barras e colunas, você pode optar por um gráfico que seja organizado por linhas ou colunas. Já em outros, como o gráfico de pizza, de bolhas ou de rosca, é preciso que os dados sejam organizados de uma organização diferente.

Pois bem, tendo uma planilha pronta e com os dados já estruturados, lembre-se que é necessário organização. Para isso, disponha os dados numéricos em linhas ou em colunas, sempre lembrando que o Excel que irá determinar de forma automática qual a melhor maneira de converter eles em gráficos, embora você possa mudar isso a seu gosto.

Depois, com uma planilha aberta e já completa, clique nas células da sua planilha e acione a função do gráfico. Para ficar mais simples de entender, basta seguir esses passos:

  • Abra a sua planilha
  • Insira todos os dados desejados, sempre respeitando a relação entre colunas e linhas
  • Ao terminar a inserção de dados, selecione as células para as quais você deseja criar o seu gráfico
  • Vá na opção “inserir” do menu do Excel
  • Escolha um formato de gráfico que deseja, sempre lembrando que alguns são mais adequados para um tipo de informação do que outros.

Feito isso, o seu gráfico será automaticamente ciado, lembrado que você pode ainda selecionar o gráfico gerado e mudar de tipo, mudar as cores e definir outras formas de personalização.

Mais do que isso, é importante ressaltar que se você fizer alguma alteração dos dados da sua tabela, terá que clicar no gráfico e mandar atualizar. Se não, os dados ficam os mesmos que estavam quando o gráfico foi gerado.

Detalhe importante:

Se você quer saber como fazer gráfico no Excel, lembre-se que alguns tipos gráficos, como o de pizza ou de bolhas, vão exigir que você organize os dados de uma forma específica na sua tabela.

Mais do que isso, você pode fazer alterações tanto do tipo de gráfico quanto dos dados do mesmo usando a opção de “ferramentas do gráfico” que aparece na parte superior do editor de planilhas.

Pronto, agora você já conhece ótimas dicas e recursos e já sabe como fazer gráfico no Excel. Aproveite essas informações e boa sorte!