Quando pensamos em gelatina, as primeiras coisas que nos vêm à cabeça são as festividades e estações de calor por conta de sua refrescância e capacidade de hidratação. No entanto, embora seja delicioso e prático, muita gente ainda não sabe como fazer gelatina corretamente.
Nas prateleiras do supermercado encontramos diversas marcas e sabores, normalmente a um preço baixo para o seu rendimento. Uma embalagem que contém em média 20 gramas pode custar menos de um real e tem um rendimento de até meio litro de gelatina pronta, servindo até 8 pessoas, dependendo da receita escolhida.
Mas qual é a origem deste produto e como ele é feito? Vamos voltar um pouquinho ao passado e entender como é feita a sua matéria-prima, o colágeno. Para saber um pouco mais sobre essa sobremesa tão comum na vida de todos é que hoje vamos aprender como fazer gelatina, acompanhe.
Qual a história da gelatina?
Antes mesmo de aprender como fazer gelatina, nada mal conhecer um pouco a história desse elemento tão presente na vida dos brasileiros, especialmente na infância.
Originalmente, há séculos atrás, o colágeno era extraído de peixes e usado para preparo e conservação de alimentos, como uma camada protetora. Posteriormente passou a ser usado o colágeno extraído de bovinos e suínos através da fervura de partes do animal como ossos e cascos.
O resultando é uma proteína que passa a ser usada para diversos fins, como produção de cápsulas de remédios, produtos de emulsão fotográficas e principalmente cosméticos que auxiliam na saúde de pele, cabelos e unhas.
O corpo humano é um grande produtor da substância, porém tende a diminuir seus níveis após os 25 anos de idade, causando o aparecimento de rugas e efeitos do tempo.
Isto faz com que algumas pessoas optem pela suplementação através de medicamentos ricos em nutrientes a base de colágeno e é por isso que é ótimo aprender como fazer gelatina.
Gelatina em pó e colágeno são a mesma coisa?
Não! Apesar de a gelatina ser um derivado do colágeno, o produto só alcança sua forma e características após um processo desnaturação no qual, através da extração das gorduras, desidratação e moagem, é perdida parte de suas propriedades cosméticas.
O resultado é um pó que, quando se mistura com a água quente, logo após com água fria, adquire a característica espessante e emulsificante bastante usada por cozinhas profissionais e domésticas.
Agora que entendemos como a gelatina em pó é feita, vamos aprender como fazer a gelatina em casa e como podemos usar muito da criatividade para fazer sobremesas maravilhosas e fáceis de fazer.
Como fazer gelatina colorida tradicional
Esta é a receita básica de gelatina colorida, que é realmente muito simples e rápida de ser feita. É importante sempre ler as orientações do fabricante que vem escritas na caixinha, porém, depois de algumas tentativas você vai poder alterar da maneira que mais agradar ao seu gosto.
O ideal é que você prepare na véspera do dia que deseja servir, pois quanto mais gelada, mais gostosa ficará sua sobremesa.
Ingredientes:
- 20g de gelatina em pó do sabor a escolha;
- 250ml de água quente;
- 250ml de água fria.
Modo de preparo:
- Aqueça os 250ml de água até ferver;
- Adicione o conteúdo do pacote de gelatina em pó nesta água;
- Misture bem e quando estiver tudo bem dissolvido, adicione a água fria;
- Coloque a mistura em uma travessa ou então em recipientes individuais;
- Leve à geladeira e agora é só esperar ela ficar firme e geladinha.
Sem dúvidas, é realmente muito simples de preparar gelatina. Então por que não aproveitar a economia de tempo para usar da criatividade e fazer uma gelatina com a nossa cara que vai se tornar aquela sobremesa preferida dos finais de semana?
Podemos usar gelatinas de sabores diferentes, frutas frescas, leite condensado e até mesmo dar cores e formas divertidas.
Como fazer gelatina em cubos com frutas e leite condensado:
Ingredientes:
- 20g de gelatina sabor framboesa;
- 20g de gelatina sabor abacaxi;
- 500ml de água fervendo;
- 500ml de água fria;
- 100g de morangos frescos em pequenos cubos;
- 100g de abacaxi fresco em pequenos cubos;
- Leite condensado a gosto.
Modo de preparo:
- Prepare, no dia anterior, duas gelatinas básicas separadas, uma para o sabor framboesa e outra para o sabor abacaxi, usando travessas ou potes quadrados ou retangulares.
- Quando as gelatinas estiverem já misturadas com a água fria, leve à geladeira e aguarde por uns 10 minutos. Neste ponto as gelatinas já vão começar a espessar. É aí que na gelatina de framboesa você irá adicionar os pedacinhos de morango e na de abacaxi os pedacinhos de abacaxi.
- Misture um pouco e leve à geladeira novamente.
- No dia seguinte, com as gelatinas prontas e bem geladas, retire-as dos potes ou travessas em uma tábua ou superfície limpa.
- Com uma faca bem afiada e bastante cuidado para não quebrar a gelatina, corte elas em cubos pequenos.
- Em uma outra travessa bonita para servir, misture os cubos das duas gelatinas e sirva com riscos de leite condensado a gosto.
Não é surpreendente? Uma simples combinação de dois sabores diferentes, a textura das frutas em cubinhos e a beleza das cores misturadas eleva a nossa gelatina básica a um novo patamar que vai deixar seus convidados muito satisfeitos!
Vale lembrar que esta é só uma das possibilidades que existem quando o assunto é como fazer gelatina. Nessa hora a criatividade e o seu próprio gosto estão livres para experimentar e se surpreender com os sabores e cores desta sobremesa simples, porém versátil.
Pronto, agora você já sabe como fazer gelatina da forma tradicional e de uma forma mais divertida e bonita. Divirta-se e bom apetite!