Como Fazer Ebook no Word [Maneira mais Fácil Passo a Passo]

Muita gente acha que é preciso um enorme conhecimento em programas profissionais de edição para que se possa criar um livro digital. No entanto, o que a maioria das pessoas nem imaginam é que é completamente possível aprender como fazer ebook no Word mesmo!

O fato é que o Word é uma excelente ferramenta de edição de texto e já é consagrada assim. No entanto, com o passar dos anos ela foi recebendo uma quantidade maior de recursos e possibilitando ousar mais na criação de conteúdos variados.

É por esse motivo que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer ebook no Word para que você possa criar seus próprios livros digitais sem erro e sem dificuldade. Veja o que vem a seguir.

Afinal, tem como fazer ebook no Word?

Claro que sim! Vale lembrar, no entanto, que o Word é um programa voltado para a edição de texto. Com isso, ele vai possibilitar a diagramação dos seu e-book com uma série de recursos ótimos.

No entanto, ele não é um produto voltado para a edição de imagens. Por isso mesmo que a parte gráfica não conta com recursos muito completo. Mesmo assim, com calma e destreza você conseguirá um resultado profissional no final e pode ter ume excelente ebook.

Dito isso, vamos ver algumas dicas e passos incríveis de como fazer ebook no Word:

  • A capa

A capa é como a primeira impressão, ou seja, ela tem que impressionar quem vai ver. Mais do que isso, ela deve ser profissional e também atraente para que você possa ter bons resultados.

Como já dissemos, os recursos de edição de imagem do Word vêm melhorando com o passar do tempo, mas a dica é fazer a sua capa em algum outros programa mais específico.

Nesse caso, o Canva pode ser uma ótima alternativa, pois oferece uma série templates que podem ser editados, divididos em diversas categorias.

Então, depois de criar a capa e salvar ela como um arquivo de imagem, vá na aba “inserir” e clique na opção “imagem”. Escolha a imagem desejada e pronto!

  • Título

Não esqueça de criar um bom título para o seu ebook pois é isso que vai ajudar a trair os leitores. Você pode colocar o título já na imagem que criou em outra plataforma, ou colocar a imagem sem nada escrito e acrescentar o título e outros detalhes no Word mesmo.

Se você quer acrescentar outros detalhes, a dica da ordem é a seguinte: página do autor ou de direitos autorais, página de dedicatória, página de prefácio e outros. Esses são itens adicionais, ou seja, coloque apenas se achar que vão acrescentar na sua criação.

  • Sumário

Se você está se perguntando se tem como fazer ebook no Word, saiba que tem até como criar um sumário com hiperlinks. Dessa forma, o usuário poderá clicar no item que deseja no índice e ir direto para a página dele.

Para isso, tudo o que você precisa é usar os estilos do Word durante a sua criação. Os estilos são aqueles que ficam no menu “página Inicial” e que trazem modelos de texto já configurados.

Ali você terá opções de título 1, título 2 e assim por diante, lembrando que essa hierarquia você deve respeitar, pois ela servirá para a criação do seu sumário.

Depois disso, vá na página que você pretende incluir o sumário, clique na aba “referencias” e depois clique na opção “índice”. Escolha as configurações que deseja e ele irá buscar todos os títulos que você criou automaticamente.

  • Cabeçalhos, rodapés e numeração de página

Cabeçalho de um ebook

O cabeçalho e o rodapé são recursos importantes para deixar o visual do seu e-book ainda mais rico. Isso sem falar que é no rodapé que entra o número de página, que é essencial.

Para isso, vá até a aba “inserir” e depois clique nas opções de rodapé e cabeçalho. É lá que você também vai configurar o estilo de número de página que deseja usar.

Mais do que isso, não esqueça de marcar de onde você deseja que a contagem comece, visto que ele pode começar a contar desde a capa ou então somente a partir do conteúdo.

  • Bordas, Fundos e artes gráficas

Se você quer aprender como fazer ebook no Word, saiba que também pode adicionar elementos para deixar seu e-book mais atrativo, tais como cores, texturas, linhas, imagens e gráficos.

Para que seu ebook tenha um fundo, por exemplo, vá na aba “Design” (dependendo da versão se chama “layout da página”) do seu Word e adicione uma imagem. Aproveite para brincar com os recursos disponíveis nessa aba e deixar seu ebook ainda completo.

  • Links externos

Pode ser que você precise acrescentar algum tipo de link no seu e-book e isso é algo ótimo, pois pode deixá-lo mais completo e profissional. Os links podem ser até mesmo para a sua página ou redes sociais, por exemplo.

Para isso, você pode tanto colar o link da página desejada no seu texto, ou então clicar com o botão direito sobre o objeto e escolher a opção que diz “Link”. Na página que vai abrir, basta você colar o link desejado e pronto.

Lembre-se que você pode acrescentar links tanto em textos quanto em imagens, como preferir.

  • Salvar

Como Salvar Ebook

Depois disso, com o conteúdo já criado e tudo pronto, você precisa ir até a aba “arquivo” e clicar na opção “salvar como”. No formato de arquivo, escolha a opção pdf que o seu arquivo estará pronto para ser vendido ou distribuído.

Pronto, agora você já sabe como fazer ebook no Word e ter um material de sucesso e qualidade.