Como Fazer Doce de Banana (Ingredientes e Dicas Saborosas)

A banana é uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelos brasileiros.  Se você está buscando aprender, como fazer um doce de banana, também está, sem dúvida, procurando uma das receitas mais populares entre o povo brasileiro.

O doce de banana é também conhecido como bananada e surgiu a muito tempo. A receita foi inventada pelos escravos como uma maneira de aproveitar as bananas que iriam ser descartadas pelos seus patrões (sinhozinhos e sinhás), por estarem muito maduras.

Isto ocorreu no período colonial do Brasil, mas a receita é tão boa que faz sucesso até os dias atuais. Então, se você gosta e quer aprender como fazer doce de banana, é só continuar lendo e ver ótimas dicas e receitas a seguir.

Doce de banana

Doce de banana

Sem dúvidas, a banana é uma fruta de preço acessível, que rende muito e é facilmente encontrada em qualquer região do Brasil.

Além de ser uma fruta muito saborosa, ainda oferece vários benefícios para a saúde, como o mais conhecido deles, que é ajudar a evitar câimbras por ser rica em potássio.

O doce de banana ou a fruta in natura, não é a única forma de consumo desta fruta, ela também é usada em várias outras receitas, tanto de doces como de salgados.

Vale lembrar ainda que existem receitas que fazem o aproveitamento até mesmo das cascas.

Existem muitos tipos de banana pelo mundo todo, mas aqui no Brasil temos cinco tipos que são mais conhecidos e usados pela população. São eles: ouro, prata, da terra, maçã e nanica.

Agora que já falamos um pouco mais sobre essa fruta incrível, vamos descobrir dicas e receitas de como fazer doce de banana.

 Escolhendo o melhor tipo

O tipo da banana a ser utilizada para fazer o doce, pode variar de uma região para outra, por questões de disponibilidade, preço, acesso e etc.

No entanto, à princípio, o doce pode ser feito com todo tipo de bananas, embora tenha algumas consideradas melhores.

As melhores bananas para fazer o doce de banana ou uma bananada são aquelas que você olha e parece que estão podres, com a casca escura.

Dizem que a banana ideal para fazer a bananada são aquelas que estão a um passo do lixo.

Na verdade, elas só estão muito maduras, mas podem perfeitamente serem aproveitadas e são elas as ideais, pois estão doces, macias e, com certeza, lhe darão o melhor resultado.

Como fazer o doce de banana?

As receitas para fazer o doce de banana ou a bananada podem ser bem variadas assim como os ingredientes e especiarias utilizados.

Isso porque algumas receitas sugerem o uso de canela, chocolate, gelatina, caramelo, cravo, açúcar mascavo, suco de limão, entre outros.

No entanto, o que precisa ser dito é que os ingredientes tradicionais são bananas bem madura, como já foi explicado, e açúcar.

A consistência também pode variar. Isso porque alguns gostam de uma consistência cremosa, que lembra geleia e que você pode usar para passar no pão ou como sobremesa para comer de colher.

Já outros preferem um doce de corte, que é uma opção na qual o doce é mais apurado até que fique na consistência que possa ser cortado em quadradinhos depois de frio. Geralmente depois de cortados, os quadradinhos são passados no açúcar.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o assunto, vamos ver como fazer doce de banana na prática.

Como fazer doce de banana simples


Para fazer essa receita, você vai precisar de apenas 2 ingredientes:

  • 7 bananas bem maduras
  • 1 xicara de açúcar (chá)

Modo de fazer

Descasque as bananas e, com auxílio de um garfo, esmague bem até ficar como um creme. Reserve.

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até que fique em ponto de caramelo. Acrescente as bananas amassadas mexendo vigorosamente.

Continue mexendo até que o doce comece a desgrudar no fundo da panela. Retire do fogo e despeje o doce numa tigela. Deixe esfriar e está pronto para servir.

Se não for utilizar toda a quantidade do doce, você pode colocar em vidros e guardar.

Obs: nesta receita você pode acrescentar canela em pó, cravo ou outro ingrediente do seu gosto, desde que não altere a consistência final.

Como fazer doce de banana de cortar

Doce de Banana de Cortar

Para essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 7 bananas bem maduras
  • 1 xicara (chá) de açúcar
  • 1 pacote de gelatina em pó (pode ser com ou sem sabor, pois não vai alterar o gosto do doce)
  • Açúcar cristal (o suficiente para passar nos quadradinhos).

Modo de fazer

Amasse bem as bananas com a ajuda de um garfo e coloque-as em uma panela. Acrescente o açúcar e a gelatina em pó e leve ao fogo médio, continuando a mexer por 25 minutos (não pode parar de mexer).

Desligue o fogo e despeje o doce numa forma untada com manteiga ou margarina. Pela quantidade de doce você escolhe o tamanho da forma. O rendimento pode variar de acordo com o tipo de banana que você vai usar, visto que algumas são bem grandes outras bem menores

Deixe esfriar, cubra a forma (pode ser com papel filme) e leve à geladeira. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Verifique-se de que está bem firme. Desenforme e corte os quadradinho do tamanho da sua preferência.  Passe no açúcar cristal.

Pronto, agora você já sabe como fazer doce de banana de duas formas diferentes e já pode escolher o que mais gosta!

 

Leave a Reply