Como Fazer um Currículo ( Passo a Passo Rápido e Perfeito )✅

O currículo é um documento muito importante, que contém uma espécie de resumo da vida acadêmica e profissional, além das habilidades e conhecimentos de um candidato. Por isso, é de essencial importância saber como fazer um currículo correto e adequado o cargo que você pretende ocupar.

Embora o currículo seja algo essencial para se apresentar a uma empresa e ingressar no mercado de trabalho, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como fazer o seu, o que pode ser uma desvantagem competitiva.

É justamente por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, para que você possa montar um currículo excelente, com todos os dados necessários para conquistar o interesse das empresas e garantir sua vaga de emprego. Vamos ver como fazer um currículo?

Afinal, como fazer um currículo?

Se você está se perguntando como fazer um currículo para se candidatara uma vaga de emprego ou estágio, certamente é porque acha que pode ser um pouco complicado. No entanto a verdade é que mesmo sendo um pouquinho difícil montar um bom currículo, essa é uma tarefa que está longe de ser impossível.

O que você precisa saber é que para fazer um bom currículo, o mais importante é prestar atenção aos detalhes. Dessa forma, o mais importante é ter em mente que esse é o documento que vai apresentar e anunciar você para os seus empregadores.

Dessa forma, o que você precisa se atentar é para escolher aqueles fatos que são mais relevantes e positivos a respeito das suas experiencias, histórico escolar, habilidades e etc.

Com isso, você poderá dar mais destaque aos seus pontos fortes e as aptidões que o seu empregador pode estar procurando.

Então, tenha em mente um conceito de marketing pessoal na hora de montar o seu currículo, ou seja, procure uma forma de “vender” bem o que você tem a oferecer.

É isso que você precisa dominar corretamente para conseguir atrair o seu empregador, mostrando que você tem os atributos que a empresa procura, fazendo com que ela convide você para uma entrevista.

Dito isso, vamos entender melhor como fazer um currículo bom!

Como fazer um currículo: atenção à estrutura

O principal foco de um currículo deve ser o conteúdo e para que ele seja bem absorvido, é interessante que tenha uma estética visual agradável. Sendo assim, todas as escolhas relacionadas ao layout são importantes, tais como fonte, tons, tamanho do papel e etc.

Lembre-se que o visual é a primeira coisa de um currículo que pode causar impacto em que vai vê-lo, recordando que uma imagem é sempre processada pelo cérebro antes do texto.

Então, independentemente de qual for a finalidade do seu currículo, lembre-se que ele deve estar bem estruturado, o conteúdo deve ser fácil de ler e as informações devem ser padronizadas.

Guia de como fazer um currículo:

Como Fazer Currículo

Veja abaixo alguns parâmetros importantes para que o seu currículo tenha uma boa apresentação:

  • Margens

Segundo a ABNT, as margens devem ser de 3cm acima e na esquerda e de 2cm abaixo e na direita.

  • Alinhamento

Embora seja algo simples, esse item é bastante deixado de lado. Sendo assim, lembre-se que o nível de experiencia, cabeçalho, habilidades e informações educacionais devem ser alinhadas à esquerda.

  • Fonte

Escolher um bom estilo de fonte pode ser uma tarefa desafiadora para um candidato que não sabe como fazer um currículo. No entanto, vale lembrar que mesmo com milhares de opções, apenas algumas são indicadas para essa finalidade.

Por isso, escolha opções entre as famílias de fontes Serif ou Sans Serif, que são as fontes com serifa ou sem serifa. Dentre elas, podemos citar a Times New Roman, Arial, Geórgia, Old Bookman, Calibri, Balcony e Helvética.

  • Tamanho da fonte

A fonte calibri, por exemplo, é mais compacta, então, se você optar por ela, não adianta aumentar o tamanho da fonte somente para preencher o espaço.

A recomendação é utilizar sempre uma fonte tamanhão 11pt, que fica esteticamente agradável em diversos estilos. Claro que você pode variar um pouco, dependendo da fonte, mas nunca passe muito disso.

  • Linhas e símbolos

Mais do que fontes e margens, o estilo de um currículo também pode ter influência de linhas e marcadores, como os bullet points, lembrando que esses são os únicos símbolos não numéricos que são autorizados em currículos profissionais.

Já as linhas ajudam a quebrar um pouco a página e dar aos olhos um descanso da leitura antes de iniciar uma nova informação, dando ao cérebro tento de processar o que foi lido.

  • Informações pessoais

Se você está se perguntando como fazer um currículo, fique sabendo que logo no começo, você já deve colocar suas informações pessoais, tais como endereço, nome, nacionalidade, contato e etc.

  • Objetivo

Nessa parte você irá falar sobre a sua motivação ao se candidatar a essa vaga, como também das suas qualidades e como elas poderiam contribuir para aquele cargo.

Alguns especialistas definem essa seção como uma “declaração de foco”, que não precisa ser incluída em todos os currículos, mas pode ser bem útil para quem é recém-formado ou está mudando de área de atuação.

  • Experiencia profissional

Nessa área, você deve informar sobre suas experiencias prévias que tenham relevância para a vaga, sejam elas remuneradas ou não, de tempo parcial ou integral e que tenham sido permanentes ou temporárias, incluindo estágios.

  • Formação acadêmica

Nesta seção, assim como na seção profissional, você deve falar sobre sua formação, seus cursos, diplomas, aprendizados e outras formações que podem acrescentar à vaga para a qual você está se candidatando.

Lembre-se sempre que eles devem ser dispostos em ordem cronológica inversa, ou seja, do mais recente para o mais antigo, o que significa que o mestrado aparece antes do bacharelado, por exemplo.

Essa é uma parte muito importante para quem está aprendendo como fazer um currículo, principalmente para aqueles que ainda não tem muita experiencia profissional.

  • Outras informações

Mais do essas informações acima, você ainda pode acrescentar outras seções que você considere importantes para a vaga em questão. Lembre-se sempre que essas dicas não são estáticas e elas podem se adaptar à sua necessidade no momento, podendo contemplar também outras informações que você considere relevante.

Pronto, agora você já sabe como fazer um currículo legal e garantir a atenção da empresa para aquela vaga que você deseja. Boa sorte!

Leave a Reply