Como Fazer Crochê [Passo a Passo Dicas Básicas Iniciante]🧶

Já se foi o tempo em que fazer crochê era coisa de vó e atualmente é muito grande o número de empresas e até grandes marcas que estão apostando em produtos artesanais. Por isso, se você quer acompanhar também essa tendência, nada melhor do que aprender como fazer crochê.

O fato é que o crochê vem ganhando novas formas, novas apresentações e até mesmo os materiais utilizados para fazê-lo estão se modernizando. Com isso, é possível dar uma nova cara para aquele trabalho que tinha cada de algo que você encontraria na casa da sua avó.

Pensando nisso e acompanhando essa tendência, hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer crochê com dicas ótimas, inclusive para quem está começando. Então, continue lendo e veja todos os detalhes.

Dicas importantes de como fazer crochê

hg

Há muita gente que deseja aprender como fazer crochê para ganhar um dinheiro mesmo, enquanto outros buscam aprender apenas para se divertir e produzir peças para si.

Mais do que isso, fazer crochê também pode ser considerado um tipo de terapia, que ajuda a acalmar a mente e tranquilizá-la.

Seja qual for a finalidade, o fato é que fazer crochê é algo lindo, detalhado e que proporciona um infinito de possibilidades, dando a chance de criar os mais variados produtos, tais como colchas, tapetes, brinquedos e muito mais.

Dito isso, vamos ver algumas dicas e pontos importantes que você precisa saber se quer aprender de verdade sobre como fazer crochê:

  • Materiais necessários para começar

De uma forma geral, o básico que você precisa para poder começar a fazer a crochê é a agulha e a linha. Vale lembrar que a agulha não é uma agulha comum de costura e sim uma agulha própria para o crochê.

Ela pode ter uma grande variedade de tamanhos e a escolha do tamanho ideal vai depender do que você pretende fazer e da linha que vai usar. Para fazer uma peça pequena, delicada e com uma linha fina, você usará uma agulha menor do que para fazer um tapete com uma linha bem grossa, por exemplo.

Você também precisará de uma tesoura para dar acabamento e poder cortar a linha sempre que precisar.

  • Pontos básicos

Você até pode tentar se aventurar já nos pontos mais complexos logo de cara, mas a dica é começar conhecendo os pontos mais básicos. Assim, você precisa aprender a fazer a correntinha, o ponto baixo, o ponto alto e também o ponto baixíssimo.

É com esses pontos que você irá conseguir criar praticamente tudo o que precisa no crochê. Mais do que isso, treinar esses pontos vai ajudar você a se familiarizar com seus nomes, que é algo importante para que você consiga seguir uma receita ou tutorial futuramente.

  • Avance para os pontos fantasia

Como Fazer Crochê

Não existe um ponto que seja para iniciante sou para profissionais, afinal, depois que você entende o básico de como fazer crochê, o que muda é mesmo o nível de dificuldade

Pois bem, acontece que desde que uma peça de crochê é iniciada, o artesão tem contato com uma variedade de possibilidades e o que vai variar é o domínio no uso da técnica e também a combinação dos pontos.

Os pontos-fantasia, por exemplo, são aqueles que combinam diferentes pontos já existentes no crochê, formando um desenho diferenciado de estrela, coração, pipoca e outros. Por isso, comece aprendendo os pontos básicos que depois você vai dominar também os pontos-fantasia.

  • Aumentos e diminuições

Se você quer aprender como fazer crochê, já precisa ficar sabendo que nem todas as peças são retas, quadradas e do mesmo tamanho do início até o fim. Por isso a dica é aprender também a fazer aumentos e diminuições

Imagine que a peça que você está fazendo começa com seis pontos na base, mas depois tem que aumentar para 12 pontos. Ou então que começa com 12 e tem que diminuir para 6.

Isso pode acontecer e é preciso dominar a técnica para conseguir fazer o que é preciso sem que a sua peça fique amontoada, para que não vire um babado.

Vale lembrar ainda que nem sempre os aumentos são, necessariamente, o dobro do que tinha antes, por isso, a técnica pode variar, sendo que algumas vezes é preciso ir alternando a quantidade de pontos para conseguir os resultados desejados.

O mesmo vale para a diminuição, que é o contrário do aumento, sendo necessário reduzir a quantidade de pontos em uma peçam mas sem perder a qualidade.

  • A agulha certa

Agulhas para fazer crochê

Se você é um iniciante querendo aprender como fazer crochê, fique sabendo que você vai precisar ter várias agulhas de crochê de tamanhos variados para poder fazer diferentes peças.

Por isso, não existe uma agulha certa para tudo e sim uma agulha que é mais indicada para cada tipo de fio e cada tipo de trabalho.

Para fazer um trabalho mais delicado e com uma linha fina, se você usar a agulha muito grossa, os pontos ficarão frouxos e o trabalho não terá um bom acabamento.

No entanto, lembre-se que a maioria das receitas e tutoriais informam o número da agulha e a linha usada.

Pronto, agora você já sabe como fazer crochê e como se aventurar no mundo dos trabalhos manuais para ter os melhores resultados. Aproveite e boa sorte!

Leave a Reply