Sem dúvidas, a couve é um ingrediente muito presente na culinária brasileira e até quem não é fã desse ingrediente gosta quando ele é utilizado em certos preparos. Por isso mesmo é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer charutos de couve.
O fato é que a couve é muito utilizada como acompanhamento da nossa famosa e querida feijoada e tem que ame prepará-la refogada com farofa. No entanto, hoje estamos aqui para falar um pouco mais sobre uma outra receita.
Portanto, se você está mesmo interessado e quer saber mais sobre como fazer charutos de couve, continue lendo e veja todos os detalhes sobre esse assunto. Vamos lá?!
Você sabe a origem do charuto de couve?
Pois bem, antes de aprender como fazer charutos de couve, e interessante entender um pouco mais sobre a origem desse prato. Para quem não sabe, ele chegou ao Brasil ainda no fim do século 19 com os árabes, sendo parte de sua gastronomia.
Para eles, a culinária é uma forma de preservar e representar a tradição e cultura de um povo, além do momento de reunir a família toda em torno da mesa com uma série de iguarias e sabores incríveis.
Na verdade, o ingrediente originalmente utilizado para fazer os charutos era o repolho ou também a folha de uva, que também pode ter se originado na Grécia.
O fato é que a origem desse prato é um tanto incerta, podendo ter sido criado tanto no Oriente Médio quanto na Europa Oriental.
No entanto, a certeza é que se trata de um prato delicioso e que se espalhou no mundo inteiro, se popularizando aqui no nosso país tendo a folha de couve como a base para um recheio delicioso.
Dito isso, vamos aprender então como fazer charutos de couve e preparar um prato delicioso.
Como fazer charutos de couve de carne moída
Esse prato é um clássico e todos já comeram ao menos uma vez na vida, que é o charutinho de carne moída. Vale lembrar que, qualquer que seja a receita dada aqui, você pode usar tanto a couve, quanto o repolho comum ou o repolho roxo para fazer o enrolado, ok?!
Dito isso, vamos ver quais os ingredientes necessários para que você possa aprender como fazer charutos de couve:
- 20 folhas de couve
- Sal a gosto
- Água para o cozimento
Já para o recheio, os ingredientes são os seguintes:
- 1 xícara de carne moída
- 2 xícara de chá de arroz cru
- 1 xícara de tomate sem sementes e sem pele
- Pimenta e sal à gosto
Vale lembrar que você também pode utilizar pimentão, cebolas e o que preferir para fazer o recheio do seu gosto. Já para preparar o molho, os ingredientes são os seguintes:
- 8 tomates picados e sem pele
- 4 colheres de sopa de azeite
- 100 ml de água
- Folhas te hortelã
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola picada
- Sal e pimenta do reino à gosto
Para começar a preparar, quem preferir, pode tirar o talo do meio do recheio de couve para preparar charutos pequenos, pois serão feitos com a metade da folha. Se você não se importa com os talos, terá charutos maiores, feitos com a folha inteira.
Dito isso, veja os passos a seguir de como fazer charutos de couve:
- Passe as folhas de couve rapidamente pela água fervente
- Transfira-as para uma vasilha com água fria e gelo até que fiquem bem frias
- Em uma tigela, você pode misturar todos os ingredientes do recheio, ou seja, a carne moída, o arroz, o tomate, sal e pimenta.
- Reserve
- Para começar o molho, coloque o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola
- Adicione os tomates, a água, o sal e a pimenta e misture muito bem
- Vá cozinhando até que o tomate vá se desmanchando e o preparo fique com consistência de molho de tomate
- Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã
Esses são os preparos que você precisa fazer para ter tudo em mãos para iniciar a montagem dos seu prato. Dito isso, vamos ver como fazer charutos de couve na hora da montagem:
- Coloque um a folha de couve aberta sobre a bancada
- Distribua o recheio na parte central
- Dobre as laterais para o centro e depois vá enrolando o charuto mantendo bem apertados
- Vá colocando os charutos em uma panela que já esteja com um pouco de molho, deixando eles lado a lado
- Lembre-se de sempre deixar a ponta da folha para baixo, para evitar que ele abra.
- Em seguida, coloque o restante do molho sobre os charutos e cubra com água
- Ligue o fogo médio e deixe que cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos.
A dica nesse caso é estar sempre de olho para garantir que a água não vai secar e que os charutos não vão grudar no fundo. No entanto, enquanto tiver líquido na panela, eles não grudam.
Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre como fazer charutos de couve. Aproveite essa receita incrível e faça já o seu!