Como Fazer Chantilly (Receita Fácil, Rápida e Muito Saborosa)

Embora tenha uma mística muito grande a respeito desse doce, a verdade é que fazê-lo não é algo tão complicado quanto pensam e dizem por aí. Mas e você, sabe como fazer chantilly?

O fato é que o chantilly é bastante versátil e pode ser usado na decoração e recheio de bolos, para decorar doces e até mesmo como um complemento especial para um belíssimo capuccino.

No entanto, embora não seja complicado de fazer, é preciso ter alguns cuidados para não passar do ponto e acabar transformando seu chantilly em manteiga.

Sendo assim, se você quer aprender como fazer chantilly de uma forma simples e deliciosa, é só ler as dicas incríveis que vamos trazer a seguir. Não perca!

Que ingredientes usar?

Se você está se perguntando como fazer chantilly e pensando que deve levar uma série de ingredientes difíceis, saiba que você está bastante enganado.

Isso porque o ingrediente base de um bom chantilly é apenas o creme de leite fresco, mas preste atenção: tem que ser o creme de leite fresco ou pasteurizado que fica na sessão de “gelados” no supermercado. Isso porque aquele creme de leite longa vida, que vem em caixinhas, não tem a quantidade de gordura necessária para montar o chantilly ideal, sem falar que o sabor não é o mesmo.

Atenção à temperatura

Somente saber que é feito com creme de leite fresco não é suficiente e você ainda quer mais detalhes sobre como fazer chantilly? Fique tranquilo que vêm mais dicas a seguir:

Pois bem, a dica agora é em relação a temperatura do creme de leite fresco, pois para montar o chantilly ele deve estar bem gelado. Sendo assim, a dica é deixar o seu creme de leite fresco ou nata na geladeira de um dia para o outro.

Caso você não tenha esse tempo, pode colocá-los no congelador por cerca de 15 minutos antes do uso, mas cuidado para não esquecer ele lá para não ter o risco de congelar.

Caso você ainda tenha a situação de morar em um lugar muito quente, a dica é colocar uma vasilha com água e gelo embaixo da tigela na qual você vai bater o seu chantilly, ajudando a não esquentar e perder muita temperatura durante o processo.

 Como fazer chantilly? Bata bem

Chantilly pronto

Se você ainda não sabe como fazer chantilly, saiba que o processo é muito simples, bastando bater o creme de leite fresco ou nata bem gelado.

Uma das maneiras de fazer isso é à mão mesmo, e para isso você vai precisar de um fouet, que é aquele batedor de arame, lembrando que quanto mais aramado ele for, mais rapidamente ele dará resultado, pois irá colocar mais ar no creme e ele vira chantilly logo.

Para bater é simples, bastando colocar o creme de leite fresco gelado em uma tigela e bater com o fouet como se fossem claras em neve. Rapidinho o resultado aparece.

Outra opção é bater o chantilly na batedeira mesmo, que é mais prático, mas também requer mais atenção.

Nesse caso, utiliza sempre uma velocidade baixa ou média, pois com uma velocidade mais alta é mais fácil perder o ponto e acabar transformando em manteiga.

Mesmo assim, se você for escolher essa forma de fazer, não tire os olhos da batedeira nem por um minuto pois é 1 segundo a mais e o seu chantilly já era.

Como fazer chantilly no ponto certo?

Uma das dúvidas mais comuns é a respeito do ponto certo do chantilly. Então fique sabendo que ele deve estar bem firme e quando você levanta o batedor ele deve ficar preso lá.

Assim você tem um chantilly bem firme, no ponto ideal para as mais variadas receitas e com uma textura extremamente agradável.

Como fazer chantilly simples

Chantilly e morango

Agora que você já sabe como fazer chantilly, tem detalhes sobre o ponto e dicas para conseguir o melhor resultado, vamos ver como fazer uma receita simples. Os ingredientes são os seguintes:

  • 2 xícaras de chá de creme de leite fresco bem gelado
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (se não tiver, pode usar o refinado)

Junte os ingredientes previamente e depois bata bem até que a mistura chegue ao ponto, sempre cuidado para não passar do ponto, lembra?!

Vale lembrar ainda que esse tipo de chantilly feito com creme de leite fresco tem duração de apenas 2 dias na geladeira e não pode ser congelado nunca.

A dica é usar logo que você fizer ele, recheando bolos e decorando doces.

Você ainda pode colocar algum tipo de corante, para fazer um chantilly colorido, ou acrescentar o chocolate em pó, para fazer um chantilly de chocolate.

O mais importante é solver a criatividade e inovar na hora de fazer, sempre lembrando que não pode mexer demais para não perder o ponto, então, pense nisso se for acrescentar algo a mais nele.

Pronto, agora você já sabe como fazer chantilly de forma simples e descomplicada, então, não perca mais tempo e mãos na massa!

 

Leave a Reply