Como Fazer Chá de Hibisco [ Para Emagrecer e Benefícios ] 🍵

Quem é que não gosta de um chá de hibisco saboroso e delicioso, que pode ser tomado bem quentinho ou também gelado nos dias de mais calor, não é mesmo. No entanto, o que acontece é que muita gente não sabe como fazer chá de hibisco.

Pois bem, o fato é que os chás são conhecidos por suas inúmeras propriedades ao organismo, mas uma que mais conquista as pessoas no mundo todo é que ele é conhecido como um poderoso emagrecedor.

Então, pensando em apresentar um pouco mais sobre como fazer chá de hibisco, para que ele serve e suas principais propriedades, decidimos escrever esse artigo completo, então, para saber mais, continue lendo e descubra.

Propriedades do chá de hibisco

Propriedades do chá de hibisco

Antes mesmo de aprender como fazer chá de hibisco, vamos conhecer as suas propriedades a fim de entender quais são os benefícios que esse chá pode oferecer para sua saúde.

Além de um aroma muito agradável e de ser muito saudável, o hibisco é usado há séculos como uma planta medicinal, tanto em forma de extrato como um chá.

No entanto, ele ficou conhecido mesmo pelas pessoas que querem perder peso, visto que possui propriedades que estimulam esse processo de queima de gordura.

Mais do que isso, ele também é rico em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que provocam a oxidação celular precoce, acelerando o envelhecimento e outros processos.

A bebida também tem ação anti-inflamatória, ajuda a diminuir a pressão arterial e evitar a ocorrência de problemas cardíacos e arteriais. Outro benefício bastante requisitado do chá de hibisco é que ele ajuda a controlar o colesterol e os triglicerídeos, especialmente em pessoas com síndrome metabólica e diabetes.

Outros estudos ainda provam que ele ajuda a acabar com a retenção de líquidos, sendo um poderoso diurético, e a melhorar a saúde do fígado, visto que aumenta a presença de enzimas desintoxicantes que danificam esse órgão.

Agora que já conhecemos as inúmeras propriedades dessa belíssima planta, vamos para a parte que interessa e descobrir como fazer chá de hibisco.

Como fazer chá de hibisco com morango e hortelã

Para aprender como fazer chá de hibisco refrescante com morango e hortelã, primeiramente separe os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco
  • 4 morangos
  • 2 folhas de hortelã

Para preparar, comece fervendo 250 ml de água e então desligue o fogo. Em seguida, adicione a flor de hibisco, tampe e deixe em infusão por 5 minutos.

Coe esse primeiro preparo e, assim que ele estiver frio, bata a infusão de hibisco com os morangos e as folhinhas de hortelã.

Agora tudo o que você precisa fazer é acrescentar uma folhinhas de gelo e já está pronto para servir. Delicioso!

Como fazer chá de hibisco com gengibre e limão

Esse é um chá muito saboroso e que pode ser tomado quente ou frio, de acordo com o seu gosto mesmo. Para isso, você precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco
  • ½ limão
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Para começar a preparar esse delicioso chá de hibisco, comece fervendo o gengibre em 250 ml de água por 6 minutos. Depois disso, desligue o fogo e acrescente o hibisco. Deixe a infusão tampada por 5 minutos para que solte suas propriedades.

Por fim, basta coar o preparo, espremer o suco de meio limão e a sua bebida já estará pronta para ser tomada como deveria: quentinha e deliciosa!

Como fazer chá de hibisco com canela

Existe um grande número de pessoas que aprecia a combinação feita entre o hibisco e a canela. Portanto, se você quer aprender como fazer chá de hibisco com essa especiaria, anote os ingredientes, que são os seguintes:

  • 1 colher de sopa de hibisco
  • 1 canela em pau

Para começar a preparar, leve 250 ml de água ao fogo e desligue assim que levantar fervura. Com o fogo desligado, acrescente a colher de sopa de hibisco e a canela em pau.

Tampe a mistura e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Depois desse período, basta coar que o seu chá já vai estar pronto para ser tomado.

Vale lembrar ainda que todas as receitas aqui não levam açúcar porque você pode adoçar o seu chá à gosto. Algumas pessoas preferem açúcar comum, outras usam açúcar mascavo, outras adoçam com mel ou melaço, portanto, esse detalhe fica completamente ao seu critério, combinado?

Como fazer picolé de chá de hibisco, amora e iogurte

Se você chegou aqui achando que só ia aprender como fazer chá de hibisco, se enganou pois teremos também uma receita deliciosa e refrescante de picolé de hibisco. Veja os ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 2 xícaras de amoras (ou frutas vermelhas da sua preferência)
  • 150 ml de chá de hibisco
  • Açúcar orgânico ou mel à gosto
  • 1 colher de sopa de sementes de chia

Para preparar é bem simples, começar por ferver a água, desligar o fogo e colocar o hibisco para fazer o chá, deixando em infusão por 5 minutos.

Coe, coloque as frutas vermelhas no chá e deixe que ferva bastante até que engrosse, cozinhando as frutas. Depois, retire do fogo e misture com as sementes de chia.

Misture o iogurte natural a essa calda até que a mistura fique bem homogênea, coloque em forminhas de picolé e pronto, está feito o seu picolé.

Agora você já sabe como fazer chá de hibisco de inúmeras formas!

Leave a Reply