Como Fazer o Cartão Cidadão [ Todas ás Formas Gratuita ]✅

Para quem trabalha com carteira assinada, é essencial saber como fazer o Cartão cidadão, pois ele é fundamental para receber os benefícios aos quais os trabalhadores têm direito, como é o caso do abono salarial ou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.

O fato é que o Cartão Cidadão é de extrema importância para que os trabalhadores possam fazer os saques de benefícios, como o seguro desemprego, por exemplo, entre outros.

Justamente por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer o Cartão Cidadão para estar com eles em mãos no dia do saque, então, acompanhe.

Para que serve o Cartão Cidadão

Para quem ainda não conhece, o Cartão Cidadão consiste em um cartão magnético que foi criado pelo Governo Federal. ele é distribuído pela Caixa para todas aquelas pessoas que trabalham com carteira assinada e querem ter acesso aos benefícios que lhe são garantidos por lei.

O principal objetivo na criação do mesmo foi facilitar a vida de todos os trabalhadores brasileiros, para que fosse possível juntar todas as contas em uma só.

Isso porque é só com esse cartão que os trabalhadores poderão ter acesso a benefícios como:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Contribuição, o FGTS
  • Programa de Integração Social, o PIS
  • Auxílio desemprego
  • Abono salarial

Mais do que isso, é importante lembrar que o número do cartão possibilita realizar inúmeras consultas, que servem para verificar as informações referentes aos benefícios que foram citados.

É justamente por isso que é essencial saber como fazer o Cartão Cidadão e ter acesso aos seus direitos.

Quem é que pode fazer o Cartão Cidadão?

Se você está se perguntando como fazer o Cartão Cidadão, é importante ressaltar que ele é um direito de todos os trabalhadores de empresas privadas do país, tal como já foi explicado antes.

A todos os anos os trabalhadores recebem alguns benefícios que são concedidos pelo Governo. Dessa foram, para poder sacar esses valores, é essencial ter o Cartão Cidadão em mãos, que é emitido pela Caixa.

Dessa forma, resumindo para ficar mais claro, pode ter esse cartão todas aquelas pessoas que:

  • Possuem cadastro no PIS
  • Têm direito a receber o benefício anual do Abono Salarial
  • Tem o seu FGTS Provisionado
  • Estão recebendo o seu benefício do Seguro Desemprego.

Afinal, como fazer o Cartão Cidadão?

Chegando finalmente ao que interessa, agora vamos entender melhor sobre como fazer o Cartão Cidadão. Pois bem, para poder ter acesso aos benefícios governamentais, como já mencionado anteriormente, te-lo é algo essencial.

A boa notícia é que todo o procedimento para a emissão do cartão pode ser feita de maneira bem simples e prática. Lembrando que ele é emitido pela Caixa, você pode fazer o seu Cartão Cidadão de duas diferentes formas, que são as seguintes:

Como fazer através do telefone

Muita gente não sabe mas é possível realizar o seu Cartão Cidadão através do telefone mesmo, sem ter que sair de casa para isso. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é ligar para a Central de atendimento da Caixa e Solicitar o seu.

O número para fazer isso é o 0800 726 0207, lembrando que o atendente irá solicitar alguns documentos pessoais para que seja possível realizar o seu cadastramento. Sendo assim, tenha em mãos a seguinte documentação:

  • Carteira de Trabalho (número do PIS);
  • Certificado de Reservista (para os homens);
  • CPF;
  • RG;
  • Título de Eleitor;

Depois que cadastro estiver devidamente completo, basta esperar até que o cartão chegue na sua casa, lembrando que ele pode ser enviado por Correio.

Depois disso, com o seu cartão em mãos, você deve se dirigir até uma agência da Caixa mais perto de você e fazer a ativação, cadastrando também uma senha de uso.

Como fazer o Cartão Cidadão presencialmente

Cartão Cidadão 2020

Como uma foi dito antes, outra opção para fazer o Cartão Cidadão é ir pessoalmente até uma agência da Caixa mais perto de você. Vale lembrar novamente que, assim como é feito por telefone, a atendente irá solicitar que você apresente alguns documentos, tais como:

  • Carteira de Trabalho (número do PIS);
  • Certificado de Reservista (para os homens);
  • CPF;
  • RG;
  • Título de Eleitor;

Como esse tipo de cadastro será feito de forma presencial, você já vai cadastrar a sua senha no momento da solicitação mesmo e, assim que o cartão chegar na sua residência, tudo o que você precisa fazer é desbloqueá-lo.

Consultando a senha do Cartão Cidadão

Tendo o seu cartão em mãos, você pode realizar a consulta daqueles benefícios que são seus direitos, para saber a situação dos mesmos, se estão regulares e quais os valores, por exemplo.

Para isso, a consulta é feita por meio do site oficial da Caixa, bastando clicar aqui, preencher suas informações conforme solicitado, clica na opção que diz “Não sou um robô” e depois clicar em “acessar”

Fazendo isso, todas as informações relativas aos seus benefícios já poderão ser vistas na tela que abrirá, incluindo os valores.

Pronto, agora você já sabe como fazer o Cartão Cidadão e aproveitar todas as vantagens de tê-lo em mãos!

Leave a Reply