Como Fazer uma Carta de Apresentação [Passo a Passo Rápido]

Antes de darmos as dicas de como fazer uma carta de apresentação, precisamos esclarecer o que ela é. Pois bem, a carta de apresentação é um documento que deve ser breve e preservar um estilo formal no seu contexto. A finalidade da carta é apresentar quem é você, dando destaque as suas experiências e qualidades, nem como ênfase aos seus pontos fortes.

A diferença da carta de apresentação para o currículo é que nela você pode dar um enfoque mais pessoal, ao contrário do currículo que se utiliza de tópicos diretos e resumidos. A carta de apresentação será o seu contato inicial com a empresa, por isso, é importante que seja bem elaborada para assegurar uma boa impressão.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer uma carta de apresentação e entender melhor para que serve esse documento tão importante.

Quando utilizar a carta de apresentação

Se você está na dúvida de como fazer uma carta de apresentação, um bom começo é entender quando ela pode ser utilizada. Pois bem, aA carta de apresentação deve ser usada quando você tem interesse em uma vaga oferecida por uma empresa.

Pense nela como uma forma de apresentação, como se fosse uma a vitrine onde o comerciante atrai o comprador com suas excelentes mercadorias, preços e oportunidades.

Tipos de carta de apresentação

Se você não sabe como fazer uma carta de apresentação, comece sabendo que existem diferentes tipos dela, sendo que os principais são os seguintes:

  1. Resposta ao anúncio

Quando você envia a carta baseado no anúncio divulgado pela empresa oferecendo a vaga. Deixe claro que você deseja fazer parte do processo seletivo.

  1. Candidatura espontânea

Quando a carta é enviada sem o conhecimento da vaga. Nesse caso, você apenas envia seu interesse para que o recrutador avalie suas possibilidades e lhe de retorno assim que surgir a vaga.

  1. Carta para recrutamento e seleção

É encaminhada para um empresa de recrutamento, como sites de emprego, por exemplo, solicitando sua inscrição no cadastro de dados onde seu perfil possa ser acessado por empresas interessadas.

  1. Carta para networking

É direcionada para sua rede de contatos. Este documento aciona seus contatos e quem souber de uma vaga que se encaixa no seu perfil pode lhe passar a informação.

  1. Carta de referência

É quando você envia a carta porque alguém lhe faz a indicação para a vaga. Neste caso você deve informar que foi indicado, salientando o nome da pessoa. Um indicação pode ser de grande ajuda.

Como fazer uma carta de apresentação: Estrutura

Agora indo para as dicas práticas de como fazer uma carta de apresentação, vamos entender um pouco mais sobre sua estrutura.

Pois bem, a sua carta de apresentação pode seguir o modelo de uma carta comercial, por exemplo. Então, inicie com as referências de contato e depois as informações do empregador.

É importante observar o espaçamento (simples) entre o cabeçalho, saudação, parágrafos (corpo da carta), fechamento e assinatura.

Organização da carta de apresentação

  • Local e data
  • Nome do destinatário (Empresa)
  • Endereço do destinatário
  • Saudação, sempre com expressão respeitosa. Se você não souber o nome do recrutador, pode usar os termos: Prezado selecionador, recrutador ou empregador
  • Corpo da carta (texto). Em torno de 300 palavras, não ultrapassando cinco parágrafos
  • Despedida, usando termos cordiais
  • Seu nome
  • Referências de contato

Estrutura do texto

  • Introdução

Expor seu interesse pela vaga apresentando sua motivação

  • Descrição

Descreva seu perfil profissional e competência. Fale resumidamente sobre sua formação acadêmica, sua experiência profissional, conhecimentos e competência para exercer a vaga oferecida.

  1. Experiências

Cite referências e experiências que forem relevantes ao seu histórico escolar e profissional.

Este é o momento para se vender e se você tem algo que se distingue profissionalmente, não tenha vergonha de expor aquilo em que você é muito bom.

Se você deseja realmente a vaga, é muito importante aproveitar a oportunidade para mostrar ao empregador que você pode ser esta pessoa que ele está buscando.

Se optar por ser mais detalhado nas informações como citar nomes, telefones, e-mails (de um ex-chefe por exemplo), você vai precisar de autorização destas pessoas para citá-los.

  • Conclusão

Nesta finalização (do texto), deixe bem explicito que você está à disposição para ser entrevistado e participar de um processo seletivo. Procure sempre tratar com gentileza o recrutador.

  • Se você não tem experiência profissional

Como fazer uma carta de apresentação se você não tem experiência profissional?

Neste caso você deve dar ênfase a sua trajetória escolar, seus projetos e habilidades. Se você faz algum trabalho voluntario, participa de alguma ONG ou instituição com movimentos sociais.

Procure demonstrar que você tem iniciativa própria e capacidade para comprometer-se com uma causa ou cumprir uma tarefa que lhe for destinada.

Colocar-se a disposição e vontade de aprender pode superar a questão de não ter experiência profissional.

Algumas empresas preferem ensinar e orientar seus novos funcionários para que sigam o padrão estabelecido por eles evitando aqueles que já possuem experiência.

Dicas de como fazer uma carta de apresentação

Como Fazer Carta de Apresentação

  • Não esqueça de colocar suas referências de contato como e-mail e telefone
  • Nunca esqueça de colocar o nome da empresa
  • No corpo do texto, quando for mencionar suas experiências e qualidades, informe apenas aquelas que são relevantes e de interesse para a vaga oferecida. De nada serve você descrever uma longa experiência que não sirva de nada para exercer a função solicitada.
  • Revise bem a carta antes de encaminhá-la, dando atenção especial ao vocabulário e erros gramaticais.

Pronto, agora você já sabe como fazer uma carte de apresentação relevante e com boa estrutura. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply