Como Fazer o Cabelo Crescer [Melhores Dicas Rápidas e Fáceis]

Se você deseja saber como fazer o seu cabelo crescer, saiba que a primeira regra é mantê-lo forte e saudável. Isto pode ser uma tarefa difícil dependendo do seu estilo de vida, do tempo que tem para se dedicar à saúde do seu cabelo ou mesmo se você usa muita química.

Normalmente os fios crescem entre 1 a 1,5 cm em um mês. Acontece que algumas pessoas não conseguem manter este crescimento mensal enquanto outras superam esta média. O segredo para ter um crescimento na média ou acima dela é manter seus cabelos saudáveis e isto depende do bom funcionamento de todo o seu organismo.

Portanto, nada melhor do que conhecer algumas ótimas dicas de cuidados e tratamentos para ter fios saudáveis e conseguir descobrir como fazer o cabelo crescer. Continue a ler e descubra tudo a seguir.

Afinal, como fazer o cabelo crescer?

Selecionamos algumas dicas que você pode seguir e observar como estes detalhes podem alterar para melhor o crescimento do seu cabelo.

  • Alimentação

Uma alimentação rica em proteínas como: peixe, ovos, carne, iogurte e leite vão garantir a formação da matriz capilar de onde origina o fio de cabelo.

Alimentos como milho, aveia, cevada e arroz contém silício orgânico que reestrutura as fibras de elastina e colágeno que são essenciais para a saúde dos fios.

  • Massagear o couro cabeludo

Uma boa massagem no couro cabeludo, usando as pontas dos dedos, durante a lavagem vai aumentar a circulação do sangue no local. Se você não tem o hábito de lavar os cabelos todos os dias, pode usar um pente ou escova com bolinhas nas pontas das cerdas. Então escove diariamente os cabelos pode garantir a circulação que ajuda no crescimento dos fios.

  • Uso correto do condicionador

Se você quer saber como fazer o cabelo crescer, saiba que não deve usar o condicionador nas raízes. O uso do condicionador nas raízes impede a circulação do sangue no couro cabeludo. Então é por isso que ele deve ser aplicado quatro dedos distante da raiz.

  • Evitar o uso de tabaco e boné

O consumo de cigarro prejudica muito a saúde dos cabelos pois deixa os fios quebradiços e frágeis.  O uso de boné ou chapéu (constante), por sua vez, também deve ser evitado pois impede os fios de respirarem, aumentando o risco de desenvolver fungos.

  • Prender o cabelo

Quer saber como fazer seu cabelo crescer? Prenda ele!

Se seu cabelo já tem tamanho suficiente, use trança ou rabo de cavalo. Isto vai exercer uma pressão (moderada) nos fios e ela ajuda no crescimento dos mesmos

No entanto, nunca prenda os cabelos molhados para evitar fungos. Também não prenda com muita força e nem muitas horas por dia, pois o excesso de tração pode levar à quebra ou queda dos fios.

  • Hidratação

Fazer uma hidratação semanal, (apropriada para o seu tipo de cabelo), restaura os fios danificados, mantendo-os saudáveis. Se fizer a hidratação em casa, não esqueça de lavar e enxaguar muito bem os cabelos até que não tenha mais nenhum resíduo.

  • Uso de vitaminas

Existem no mercado algumas vitaminas que podem ser de grande ajuda para o crescimentos dos fios. Estas vitaminas ajudam na circulação sanguínea do couro cabeludo e nutrem a raiz mantendo seu cabelo saudável.

A Vitamina C, por exemplo, é um ótimo oxidante que protege os fios de vários tipos de agressão diária dando brilho e maciez.

A Biotina auxilia na produção da queratina, que é uma proteína muito importante na constituição das fibras capilares. Ela também previne a queda dos cabelos e o aparecimento dos fios brancos.

O Ferro é um nutriente apontado como o mais benéfico e completo para o organismo. Ele evita a anemia que é uma das causas do enfraquecimento e queda dos fios e também é um estimulante da circulação sanguínea, que é essencial par a saúde dos fios deixando os cabelos leves, brilhantes e sedosos.

O zinco: pode ser usado através de suplementos. A falta desse mineral leva ao enfraquecimento os fios e impossibilita o crescimento. O zinco também equilibra a qualidade do “sebo” produzido pelo couro cabeludo evitando doenças capilares como, por exemplo, a dermatite seborreica.

  • Cortar o cabelo

Apesar de reconhecer que a saúde dos cabelos inicia no couro cabelo, fazer um corte regularmente pode ser de grande ajuda. O corte vai retirar as pontas duplas ou pontas finas e quebradiças. O ideal é que se faça um corte (pode ser somente as pontas) a cada 3 meses.

Como fazer o cabelo crescer com tratamentos caseiros

Como deixar cabelo crescer

Outras opções para fazer o cabelo crescer são os tratamentos caseiros, veja:

  • Ovo

O ovo é um alimento rico em nutrientes e vitaminas e contém biotina, que é excelente para o crescimento dos fios.

Para isso, misture 1 ovo (cru) com 3 colheres (sopa) de óleo de coco e 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Se o cabelo for muito longo, dobre a quantidade. Aplique nos cabelos e deixe agir por 30 minutos. Lave bem os cabelos enxaguando abundantemente. Esta hidratação pode ser feita 1 vez por semana ou 2 vezes ao mês.

  • Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente para selar os fios de cabelo, hidratar a dar brilho.

Para isso, misture 100 ml de água, 25 ml de vinagre de maçã e 1 colher de condicionador. Aplique a mistura depois de lavar os cabelos normalmente. Não enxague. Pode ser usado uma vez por semana.

  • Suco de limão e cenoura

O limão e a cenoura são uma excelente combinação. A cenoura é abundante em betacaroteno, vitamina E, K e A. O limão é rico em vitamina C. Toda esta combinação é excelente para manter a saúde dos cabelos.

Para isso, beba o suco de cenoura e limão, de preferência sem açúcar.

Pronto, agora você já conhece uma grande variedade de opções de como fazer o cabelo crescer e deixar ele mais saudável.