Como Fazer Bolo de Milho [ Passo a Passo Receita Fácil ]🌽

O milho é um alimento extremamente versátil e que pode ser usado tanto para doces quanto para salgados. Prova disso é que ele faz curau, canjica, pamonha, cremes, bolo, cuscuz e até mesmo a nossa amada pipoca. No entanto, não é porque ele é um ingrediente versátil que todos sabem como usar e é por isso que hoje vamos aprender como fazer bolo de milho.

O fato é que o bolo de milho é um patrimônio do nosso país, deliciosos e muito saboroso. No entanto, isso não significa que é algo fácil de ser feito, afinal, é uma receita que tem lá os seus segredos para dar certo.

Dito isso, vamos ver a seguir algumas dicas incríveis e também o passo a passo de como fazer bolo de milho fofinho e delicioso, sem errar e de forma bem prática. Para saber mais, continue lendo!

Dicas práticas de como fazer bolo de milho

Pois bem, tem quem pense que, por ser tão popular, o bolo de milho é uma receita simples e sem seus segredos na hora do preparo.

De fato, não é uma receita que exige muita técnica e nem ingredientes rebuscados, mas a verdade é que é preciso conhecer os segredos para ter um bolo fofinho, úmido e doce na medida certa.

Dito isso, vamos ver algumas dicas sensacionais de como fazer bolo de milho:

  • Usar milho congelado, fresco ou enlatado?

Na maioria dos lugares do país, o milho pode ser encontrado fresquinho o ano inteiro e é por isso que não há motivos para usar os enlatados e congelados, a não ser que você tenha muita pressa ou não tenha o ingrediente em mãos.

No entanto, claro, a preferência é sempre pelo uso de produtos frescos e sem processos de industrialização. Mais do que isso, alguns bolos também pode ser feitos com farinha de milho, que é aquela usada até para fazer polenta.

  • Como escolher

A escolha vai depender do tipo de milho que será usado. A dica é escolher os mais novinhos, para que o bolo fique mais cremoso, visto que ele influencia na textura final.

Lembre-se que os milhos mais novos são aqueles com os grãos de um amarelo mais claro e tendem a soltar líquido quando você aperta com o dedo.

Os mais velhos são amarelos mais forte e os grãos já se mostram mais resistentes ao toque, dando mais dificuldade para extrair algum líquido.

  • Primeiros passos de como fazer bolo de milho

Você pode ralar o milho em um ralador ou tirá-lo do sabugo usando uma faca. Depois coloque os grãos no liquidificador junto de algum líquido da receita e triture-o. o mesmo processo vale para fazer curau e pamonha.

O bagaço pode ser usado ou não, mas ajuda a dar mais textura no bolo, deixando-o mais rústico.

  • Quanto se usa?

De uma forma bem básica, o bolo de milho é como se fosse uma pamonha assada. Normalmente, de 5 a 6 espigas é o suficiente para fazer uma forma de bolo. Se ele estiver mais firme, pode usar menos espigas, se for mais novo, pode usar mais.

Também é possível misturar outras texturas, criar suas próprias receitas e ousar os temperos que deseja.

Receita de como fazer bolo de milho com milho fresco

  • 5 a 6 espigas de milho
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de leite
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Agora que você já sabe os ingredientes necessários, vamos ver como fazer bolo de milho:

Leve os grãos de milho para o liquidificador com a manteiga, os ovos e metade da medida do leite e bata até que fique homogêneo. Ponha a mistura em uma tigela, acrescente o açúcar e o fermento já diluído no restante do leite.

Misture bem até que esteja tudo bem incorporado e coloque em uma forma. Você pode colocar alguns pedacinhos de queijo na massa. Asse por cerca de 40 minutos ou até que esteja bem firme.

Como fazer bolo de milho com farinha de milho

Receita Bolo de Milho

  • 2 xícaras de leite
  • 4 ovos
  • 2 e ½ xícaras de farinha de milho fina ou média
  • 2 xícaras de açúcar
  • ½ xícara de óleo de soja
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Em uma panela, junte a farinha de milho, o leite, o óleo e o açúcar e leve ao fogo, mexendo bem até engrossar e virar uma polenta doce. Retire do fogo e espere até que esfrie bem.

Separe as gemas das claras e bata as 4 claras em neve. As 4 gemas você deve acrescentar na polenta já fria e misturar bem.

Depois, acrescente o fermento e vá acrescentando as claras aos poucos, misturando bem mas sem bater para não perder a leveza.

Coloque o preparo em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar por cerca de 40 minutos em forno médio. Para saber se está pronto, você pode fazer o teste do palito, que consiste em espetar o bolo com um palito de dente. Se o palito sair limpinho é porque o bolo já assou.

Pronto, agora você já sabe como fazer bolo de milho de duas formas diferentes, então, aproveite as dicas e boa sorte!

Leave a Reply