Como Fazer Bolinho de Chuva (Receitas, Dicas, Fácil, Rápido)

Bolinho de chuva

Não tem nada que lembra mais a infância do que um bom bolinho de chuva, não é mesmo?! No entanto, embora seja algo até simples, tem muita gente que não acerta e não sabe bem como fazer bolinho de chuva.

O fato é que o bolinho de chuva é aquele quitute perfeito para companhas uma boa xícara de café no fim da tarde, para servir para as visitas e também para alegrar a tarde da criançada.

No entanto, embora fosse algo muito simples para nossas avós e até mães, tem muita gente que não acerta em fazer um bom bolinho de chuva e a verdade é que ele tem mesmo alguns segredinhos.

Se o óleo da fritura estiver muito quente, ele queima por fora. Já se estiver muito frio, ele fica borrachudo. Mais do que isso, se a receita da sua massa não for muito boa, pode ficar sem sabor ou até mesmo difícil de modelar em bolinhas.

Sim, são muitos os detalhes que envolvem a ação de fazer um bolinho de chuva fofinho, saboroso e gostoso, que agrade a todos. No entanto, é unanimidade que ter uma boa receita é o primeiro passo para tudo isso.

Pensando nisso é que hoje falaremos um pouco mais sobre como fazer bolinho de chuva com algumas dicas incríveis para arrasar. Veja a seguir.

 Como fazer bolinho de chuva tradicional

Quando se fala em bolinho de chuva, logo pensando naquela receita tradicional, com cheirinho de domingo na casa da vó, que lembra a infância.

De uma forma geral, a receita mais tradicional desse quitute é mais indicada para o inverno. No entanto, por sua popularidade, com o passar dos anos ela foi ganhando novas versões e se tornando capaz de conquistar paladares.

Então, vamos ver como fazer bolinho de chuva tradicional e os ingredientes são:

Bolinho tradicional

  • 2 ovos
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara e meia de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Meia colher de sopa de fermento
  • Óleo (quanto baste para fritar)
  • Açúcar e canela para enrolar o bolinho

Para preparar, existem alguns passos simples que você pode seguir para garantir o sucesso do seu bolinho de chuva.

Então, a primeira coisa a fazer é colocar a farinha em uma tigela, misturar o açúcar e depois acrescentar os ovos, a manteiga e o leite.

Em seguida, preferencialmente com um fouet, bata bem os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Por fim, acrescente o fermento e misture bem novamente.

Basta a massa levemente novamente para que ela fique com uma consistência bem lisa, mas não muito resistente.

Enquanto faz a massa, coloque o óleo para aquecer.

Quando ele já estiver quente, pegue uma colher média e coloque uma colherada de massa no óleo aos poucos para que as bolinhas do seu bolinho de chuva vá se formando

Uma curiosidade é que as bolinhas se viram sozinhas, não sendo necessário virar uma a uma quando estiver fritando.

Quando elas já estiverem douradas, retire do fogo e coloque-as em um prato, lembrando que elas ainda tendem a escurecer um pouco mais depois que saem do fogo por causa do calor residual.

Lembre-se também que se as bolinhas ficarem douradas muito rapidamente, significa que o óleo está quente demais. Do contrário também é verdade, ou seja, se demorarem para dourar é porque o óleo está frio.

Por fim, peque o recipiente onde os bolinhos estão, polvilhe a mistura de açúcar e canela e misture bem o seu bolinho de chuva.

Como fazer bolinho de chuva de doce de leite

Se o bolinho de chuva tradicional já é uma delícia, imagine acrescentando doce de leite. Não tem melhor!

Então, vamos ver como fazer, começando pelos ingredientes, que são:

  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colhe de sopa de fermento
  • 1 lata de leite condensado caseiro ou pronto
  • Açúcar e canela para polvilhar

Comece batendo os ovos e depois acrescente o leite, misturando bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo e misture bem novamente até que fique com uma consistência bem lisa.

No fim, acrescente o fermente e mexa bem para que fique bem distribuído.

Já com o óleo quente, vá colocando colheradas da massa formando as bolinhas, assim como é feito com o bolinho de chuva tradicional.

Quando estiverem douradas, coloque-as em um prato e polvilhe com açúcar e canela, sempre lembrando que elas ainda douram um pouco mais fora do fogo.

Por fim, vá cortando os bolinhos ao meio, mas sem dividir completamente, como se fosse um pão mesmo. coloque uma colherada de doce de leite dentro, feche novamente e pronto, você terá o seu bolinho de chuva com doce de leite.

Dica extra

Se quiser, você ainda pode colocar um pouco mais de sabor no seu bolinho de chuva. Para isso é só acrescentar um pouco de essência de baunilha na massa, ou canela em pó.

Outra opção é rechear com chocolate, goiabada ou outro sabor que você desejar.

Pronto, agora que você já sabe como fazer bolinho de chuva é hora de remangar as mangas e colocar as mãos na massa!

Leave a Reply