Como Fazer Biscoito Espremido (Receita, Passo a Passo Fácil)

Existem alguns alimentos que tem aquele gostinho de infância e casa de vô, que remetem a um outro tempo. O biscoitinho de polvilho é um deles e é por isso mesmo que hoje vamos aprender como fazer biscoito espremido.

Sem dúvidas, essa é uma das receitas mais apreciadas pelos brasileiros de todos os estados, podendo ser consumido até no café da manhã ou como um snack para o lanche das crianças à tarde.

O fato é que toda essa sua popularidade se deve ao fato de que ele é mesmo muito saboroso e hoje vamos falar um pouco mais sobre ele para que você possa dominar essa técnica e aprender como fazer biscoito espremido em casa mesmo. então, para saber mais, acompanhe o que vem a seguir.

Antes, conheça a história do biscoito espremido

Biscoitinhos Espremidos

O biscoito espremido tem uma grande variedade e nomes. Dentre elas, podemos citar biscoito voador, biscoito de vento ou simplesmente biscoito de polvilho.

Sua receita, como você já deve imaginar, surgiu em Minas Gerais, embora suas origens não sejam precisas. No entanto, o que se acredita é que a receita é bem antiga, já estando presente nas fazendas mineiras do século XVIII.

Historiadores ainda defendem que esse biscoito também era servido em São Paulo, juntamente com outras guloseimas típicas, tais como o bolinho de chuva, sequilhos e broas.

O principal ingrediente do biscoito espremido é o polvilho azedo e a sua receita não é requer o uso de fermento, porque esse ingrediente principal tende a inflar quando é levado ao forno, adquirindo uma textura aerada e típica do biscoito.

O fato é que não importa qual seja a região, essa delícia crocante e levinha já caiu no gosto brasileiro e agora pode ser até uma forma de negócio, se você quiser vender biscoito espremido caseiro.

Seja qual for a finalidade ou sua intenção, vamos ver a seguir como fazer biscoito espremido de forma simples e prática.

Como fazer biscoito espremido salgado


Pois bem, agora que já conhecemos um pouco mais da história do famoso biscoito espremido e sabemos sobre as suas principais características, vamos aprender a fazer a receita dele.

Não há dúvidas de que essa é a receita mais popular, sendo aquela que você pode encontrar nos supermercados. Mais do que isso, vale lembrar que o biscoito é preparado no forno, sendo assado e não frito.

O preparo pode ser feito em menos de uma hora e para começar, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de polvilho azedo
  • 2 copos de leite integral
  • 1 copo de óleo de soja
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 ovos
  • Opcional: orégano, alho ou outro ingrediente que dê sabor

Para preparar, você deve seguir esses passos:

  • Coloque o polvilho em uma tigela grande
  • Sove ele muito bem com apenas 1 copo de leite e sal
  • Ferva o outro copo de leite
  • Adicione o leite fervido e o óleo no polvilho para escaldar essa massa que já estava sovada
  • Mexa com cuidado para não se queimar, mas não deixe de mexer bem para misturar tudo
  • Logo que a massa esfriar, coloque os ovos
  • Amasse tudo e vá misturando
  • Vá acrescentando a quantidade de água até que ele atinja o ponto desejado, que deve ser mais mole que ponto de um pão caseiro
  • Coloque a massa preparada em um saco de confeitar com um bico de metal próprio para biscoito. Se você não tiver, pode improvisar com outro saco, fazendo um furinho na ponta

Vá espremendo os biscoitos em uma forma já untada com óleo. Você pode fazer ele comprido, como um dedinho, ou então fazer bolinhas.

Leve ao forno bem quente e quando perceber que eles já cresceram, abaixe um pouco o fogo para que eles terminem de assar e secar.

Lembre-se de deixar uma boa distância eles pois eles vão crescer e podem acabar grudando um no outro.

Dicas extras de como fazer biscoito espremido

Biscoito de Sal

Além de tudo que já aprendemos até aqui, saiba que você também pode inventar outros tipos de biscoitos espremidos, podendo ser até doces, que ficam mais parecidos com sequilhos.

Dito isso, vamos ver algumas dicas a mais para inspirar você e possibilitar que você tenha uma experiencia ainda melhor de como fazer biscoito espremido:

  • Você pode temperar o seu biscoito espremido como quiser

Nesses casos, você pode acrescentar orégano, queijo ralado, curry, pimenta, alho ou qualquer outro sabor que ajude a criar um biscoito único.

No entanto, lembre-se que se o ingrediente tiver mais umidade, pode alterar o ponto da massa.

  • Queijos

Uma possibilidade é acrescentar algum tipo de queijo para dar mais sabor ao seu biscoito espremido. Uma dica é polvilhar parmesão por cima dos biscoitos já modelados antes de ir ao forno.

A muçarela também é uma ótima opção para incorporar na massa, mas lembre-se que ela pode ficar um pouco mais presada, mas fica igualmente saboroso. O queijo deve ser adicionado logo na mistura logo antes de moldar e levar ao forno, como um dos últimos ingredientes.

  • Substituições

Se quiser fazer uma receita sem lactose, basta substituir o leite por água e a receita vai funcionar igualmente.  Se quiser deixá-lo mais saudável, pode substituir o óleo de soja por óleo de coco também.

Pronto, agora você já sabe como fazer biscoito espremido e se divertir na cozinha com essa receita prática e saborosa.

Leave a Reply