Como Fazer Baliza [ Veja Passo a Passo Dicas Perfeitas ]ūüöó

Um dos testes pelo qual todos aqueles que estão tentando tirar a carteira de motorista devem passar é a baliza, que faz parte da avaliação da prova prática. No entanto, é fato que muita gente não sabe ao certo como fazer baliza e isso pode ser um grande problema.

A baliza consiste em colocar o carro dentro de uma vaga com espaço pré-determinado em um período de tempo justo, ou seja, você tem que estacionar o veículo sob uma certa pressão.

Pensando nessa grande dificuldade que muitos candidatos sofrem quando estão fazendo a prova para tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação, é que hoje vamos falar um pouco mais sobre como fazer baliza corretamente, acompanhe.

Afinal, como fazer baliza?


Pois bem, chegou a hora da sua prova prática e você até está se sentindo confiante para fazer o percurso de carro, mas está inseguro no que diz respeito à baliza?

Primeiramente, fique tranquilo pois essa insegurança é algo normal e que acontece com a maioria dos candidatos.

Para dar início, uma recomendação que é bem genérica mas que vale muito é de que você sempre lembre que se você estiver no meio da manobra e notar que não está indo bem, você pode sair da vaga, alinhar o carro novamente e então começar o processo de novo.

Claro que isso tudo sempre respeitando o tempo máximo permitido, mas é essencial ter calma para fazer o que precisa e consertar possíveis erros que podem se tornar um obstáculo no seu processo.

Vale lembrar que o processo de tentar consertar e ajeitar o veículo dentro de um espaço reduzido pode ser mais difícil do que sair e começar de novo.

Mais do que isso, quando estiver estacionando em algum local que a vaga fique entre um veículo e algum obstáculo, como uma coluna, por exemplo, deixe o veículo sempre mais perto do objeto. Dessa forma você irá evitar que o outro motorista encoste no seu carro ao tentar sair e ainda facilita que seus passageiros abram a porta.

Para quem já tem um pouco mais de segurança, estacionar de ré também pode ajudar muito, visto que os retrovisores podem ajudar a mostrar alguns pontos de referência.

Com todas essas dicas, até parece que fazer baliza é um bicho de sete cabeças, mas não é não.

Para provar isso, vamos ver um passo a passo bem simples de como fazer baliza:

  1. Primeiramente, alinhe o seu carro com o automóvel que estiver na vaga em frente a que você pretende ocupar
  2. Para tornar mais fácil, alinhe o seu retrovisor um pouco à frente do retrovisor desse veículo
  3. Gire todo o volante em direção ao lado que está a sua vaga
  4. Engate a marcha ré e deixe o carro se movimentar lentamente até que o farol dianteiro do seu veículo de alinhe com o para-choque traseiro do veículo que está na vaga da frente
  5. Agora, gire o volante completamente para o outro lado
  6. Você estará dentro da vaga
  7. Por fim, engate a primeira marcha e vá um pouquinho para frente para alinhar o veículo na vaga e dar uma ajeitadinha.

Seguindo esses passos, voc√™ n√£o ter√° mais d√ļvidas de como fazer baliza e entrar na vaga de primeira para conseguir a sua carteira de habilita√ß√£o.

Como fazer baliza em vagas de 90¬į?

Como Fazer Baliza

Pois bem, nem s√≥ de aulas de baliza vive um motorista no tr√Ęnsito das cidades e, nesses casos, √© essencial tamb√©m saber como estacionar o seu ve√≠culo em uma vaga de 90¬į, n√£o √© mesmo?!

Isso porque essas vagas s√£o extremamente comuns e shoppings e estacionamentos, que s√£o aquelas em que os carros ficam lado a lado. Dito isso, vamos ver os passos de como fazer baliza em vagas de 90¬į:

  1. Quando você encontrar a vaga desejada, passe por ela e alinhe seu veículo na segunda vaga depois da escolhida
  2. Engate a marcha ré, lembrando que o carro vai entrar de ré mesmo, pois estacionar de frente nessas vagas é sempre mais difícil
  3. Vire o volante até o fim para o lado em que está a vaga que você deseja entrar
  4. Vá deixando o veículo se mover lenta e calmamente em direção à vaga
  5. Pode ser que o seu veículo tenha ficado um pouco desalinhado com a vaga ou que tenha ficado mais para um lado do que para o outro.
  6. Nesse caso, alinhe as rodas e vá para frente e para trás até que fique centralizado e alinhado como deve ser.

√Č muito importante lembrar que ficar desalinhado nesse tipo de vaga pode atrapalhar o motorista do carro do lado, dificuldade que abra a porta, por exemplo. N√£o √© incomum casos em que a porta do ve√≠culo bate no carro ao lado, por isso, fa√ßa a sua parte e estacione como deve ser!

Pronto, agora voc√™ j√° sabe como fazer baliza de duas formas diferentes e n√£o ter√° mais d√ļvidas de como estacionar seu ve√≠culo em qualquer que seja a vaga!

Leave a Reply