Como Fazer uma Bainha de Calça [ Original Passo a Passo ]👖

Para quem é mais baixo não é nada incomum comprar uma calça, chegar em casa cheio de vontade de usá-la e se dar conta de que a barra está maior do que deveria, não é mesmo?! Por isso mesmo é que hoje vamos aprender como fazer uma bainha de calça.

O fato é que existem inúmeras formas de fazer a bainha de uma calça, podendo ser feita com costura na máquina, com costura manual e até mesmo com fita dupla face, no caso de uma roupa emprestada o que você tem que arrumar sem muito tempo.

Não importa qual seja a situação, a seguir vamos ver e aprender em detalhes como fazer uma bainha de calça para que você possa fazer isso em casa mesmo, sem maiores problemas, então, basta acompanhar o que vem a seguir.

Passo a passo de como fazer uma bainha de calça jeans

Bainha de Calça

Pois bem, imaginemos que você comprou uma calça e ela está com a barra comprida, arrastando no chão. Não há nada mais desagradável que isso pois além de estragar o caimento da calça nas pernas, ainda pode acabar estragando e fazendo com que rasgue.

No entanto, sabemos que as calças jeans já vem com uma costura muito específica na barra e que é muito difícil conseguir replicar isso em casa, podendo resultar em um acabamento feio.

E se fosse possível fazer a bainha de uma calça jeans mantendo a costura original de fábrica? Se é isso que você quer, veja a seguir o passo a passo de como fazer uma bainha de calça jeans:

  • Primeiramente, meça quantos centĂ­metros tem a bainha original.
  • Depois, meça a altura que vocĂŞ quer que a calça fique e diminua ainda o tamanho da bainha
  • Imagine que a bainha original tem 2 centĂ­metros e vocĂŞ quer cortar 4 centĂ­metros da sua calça, entĂŁo, vocĂŞ deve fazer a marcação com 6 cm.
  • Depois, com a calma do lado certo, dobre a barra da calça para cima, atĂ© que a linha superior da bainha encoste na linha de corte que vocĂŞ fez.
  • Passe uma costura em toda a volta da perna da calça, sempre seguindo essa linha
  • Ao finalizar a costura, vocĂŞ deve virar essa parte dobrada para dentro e pronto, sua bainha já estará pronta, mantendo a bainha original do seu jeans.

Vale lembrar que se a dobra dor muito grande, você pode cortar para evitar o acúmulo de tecido por dentro da calça. Se for o caso, você ainda pode pespontar essa aba na perna da calça. Assim, você evita que ela fique saindo ou engatando no pé sempre que você for vestir a calça.

Como fazer uma bainha de calça normal?


Se você não faz questão de manter a bainha original da sua calça, existem outras alternativas que podem ser usadas. Então, vamos ver como fazer uma bainha de calça:

  • Primeiramente, coloque a calça que vocĂŞ deseja fazer a bainha sobre uma mesa ou bancada
  • Pegue uma calça que esteja no comprimento certo
  • Sobreponha a calça que está certa com a calça que vocĂŞ deseja cortar, sempre lembrando que alinhar pelo gancho (no meio dar pernas) e nĂŁo pela cintura
  • EntĂŁo, marque a calça que está por baixo para saber com que tamanho ela precisa ficar.
  • Se vocĂŞ tiver ajuda, pode vestir a calça e pedir que alguĂ©m faça a marcação dela no corpo mesmo.
  • Em seguida, sobre a barra da calça para dentro, seguindo a marcação feita.
  • Para marcar melhor, vocĂŞ pode passar com ferro a calça com a dobra da bainha
  • Agora, vire a calça já marcada do lado do avesso
  • Confira se a dobra da calça está feita na marcação, sempre alinhando bem as costuras laterais.
  • Em seguida, com agulha e linha, vá costurando a bordinha da calça na perna da mesma
  • Vá fazendo isso cuidando para que o ponto nĂŁo apareça na parte de fora
  • Repita a costura atĂ© completar a volta inteira na perna da calça.
  • Depois, bata repetir todo o processo na outra perna tambĂ©m.

Essa é mais uma técnica de como fazer uma bainha de calça com costura. No entanto, se você não leva muito jeito com agulha e linha, veja mais uma opção muito prática logo a seguir.

Como fazer uma bainha de calça com fita dupla face

Para fazer essa opção de bainha com fita dupla face, é muito simples. Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é marcar a calça, para saber a altura em que vai fazer a dobra.

Depois, dobre a calça para dentro na linha marcada e passe para fazer um vinco bem definido.

Em seguida, vire a calça e, ao invés de costurar, aplique a fita dupla face dentro da dobra e depois pressione bem para fixar. Pronto, você já terá feito a sua bainha sem costura.

Vale lembrar que essa é uma opção prática para quem não tem muito tempo ou que quer ajustar uma calça emprestada, por exemplo. No entanto, não é recomendada para uso a longo prazo, pois até o processo de lavagem pode acabar estragando tudo.

Então é isso, agora você já conhece 3 diferentes maneiras de como fazer uma bainha de calça!

Leave a Reply