Como Fazer Avião de Papel [ Passo a Passo e Papel Perfeito ]

Quem é que nunca pegou uma folha de caderno e fez, mesmo que sem sabem muito bem, e fez um aviãozinho para brincar com um amigo, não é mesmo?! No entanto, o fato é que mesmo sendo algo comum, muita gente não sabe como fazer avião de papel.

Pois bem, tem gente que nem imagina, mas para muitos, o avião de papel é coisa séria e possui várias técnicas, diferentes dobraduras e até efeitos que ele pode fazer.

Pensando nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre a história, detalhes e como fazer avião de papel da forma certa. Para isso, basta acompanhar o que vem a seguir e conferir as dicas.

Afinal, como fazer avião de papel?

Embora pareça uma simples brincadeira de criança, o fato é que fazer avião de papel é algo super divertido e que pode ser a alegria de uma tarde de brincadeiras, relembrando a infância.

Mais do que isso, os aviões de papel ainda podem ser feitos com a intenção de decorar o quarto das crianças ou até mesmo a festinha de aniversário.

Vale lembrar que o aviãozinho pode ser feito com diversos tipos de papeis diferentes, desde os mais simples até os mais diferenciados, estampados e outros. Há até aquele apresentador chamado Silvio Santos que faz aviõezinhos com notas de dinheiro.

Deixando essa ostentação de lado, vamos ver algumas dicas ótimas e o passo a passo para que você aprenda tudo que precisa saber sobre como fazer avião de papel logo a seguir.

  • O papel

A primeira coisa que você precisa saber é que tudo o que você vai precisar para fazer o seu avião é de papel mesmo, visto que ele é feito completamente de dobraduras.

Então, você pode escolher o papel que desejar, com a estampa ou cor da sua preferência, lembrando que deve evitar papeis mais grossos porque eles vão deixar seu avião mais pesado e ele vai acabar voando menos.

  • Bancada

Como já foi explicado, o avião de papel é feito apenas de dobraduras, mas para que ele voe bem e tenha um bom desempenho, é preciso que as dobras sejam feitas corretamente.

Por isso é que a dica é separar um espaço em uma bancada ou mesa para poder fazer as dobras corretamente, marcando sempre o lugar certo para ter um bom resultado.

  • Dobradura

A dica é sempre fazer uma dobradura firme e bem marcada. Para isso, você pode usar um cartão de crédito ou um pedaço de plástico para ajudar a reforçar os vincos.

Com isso, você conseguirá potencializar a aerodinâmica do seu avião, fazendo com que ele voe mais e melhor.

  • Materiais de apoio

Não significa que esses materiais sejam essenciais, mas se você tiver uma régua e um pouco de cola ou fita para finalizar as asas, também pode ser que consiga um resultado melhor.

Dito isso, vamos ver o passo a passo de como fazer avião de papel da forma correta.

Passo a passo de como fazer avião de papel

  1. Pegue o seu papel retangular e marque a parte de cima fazendo dois triângulos para criar vincos verticais que formarão um “X”.
  2. Desdobre e observe que os vincos estão corretos e alinhados
  3. Faça outro triângulo levando a ponta do papel até a linha do primeiro vinco
  4. Repita o mesmo processo com a parte do outro lado, deixando seu avião bem simétrico
  5. Em seguida, dobre a ponta do avião para trás
  6. Dobre as pontas para o centro novamente, formando mais dois quadrados
  7. Dobre para cima a lingueta que ficará aparecendo embaixo da última dobradura
  8. Feche o avião deixando essa dobras que você fez para a parte de fora
  9. A vista lateral do seu avião ficará como na imagem
  10. Dobre as duas asas até que curam os cantos

Como fazer avião de papel simples

Papel perfeito para fazer avião

  1. Dobre sua folha ao meio no sentido do comprimento
  2. Depois, leve as duas pontas até o centro, deixando a ponta do papel em formato de triângulo
  3. Em seguida, dobre as pontas até o centro novamente, deixando o triangulo ainda mais pontiagudo
  4. Em seguida, dobre a ponta central da folha até o ponto onde as dobraduras se encontra,
  5. Dobre o seu avião ao meio, deixando essas partes que foram dobradas para o exterior dele
  6. Em seguida, dobre as asas para fora, em uma linha paralela, levemente angulada, em relação à linha da base do seu avião

Pronto, seguindo esses passos simples você já saberá como fazer avião de papel.

Agora, tudo o que você precisa fazer é soltar a sua imaginação, se aventurar e se divertir muito fazendo o seu avião de papel para poder brincar à vontade.

Vale lembrar ainda que muitas pessoas ainda optar por decorar o seu avião de papel pessoalmente, fazendo pinturas e desenhos personalizados, então, literalmente, o céu é o limite.

Aproveite todas essas dicas e passos de como fazer avião de papel e boa diversão!

Leave a Reply