Como Fazer Arroz no Microondas [Passo a Passo Receita Fácil]

O arroz é um dos alimentos mais presentes no dia a dia das pessoas do mundo inteiro dada a sua versatilidade e excelente fonte de fibras e nutrientes essenciais como cálcio e magnésio. No entanto, não é todo mundo que sabe preparar e é por isso que muitos se perguntam como fazer arroz no microondas.

Seja branco ou integral, ele é peça chave na dieta de todos que procuram uma alimentação balanceada por ser um carboidrato com baixo percentual de gordura e de fácil acesso. Entre os inúmeros métodos que existem para preparar arroz podemos citar como o mais popular o arroz pilaf tradicional.

Ele consiste em fritar um pouquinho o arroz e os temperos desejados em uma panela, para então cobrir com água e cozinhar com a tampa fechada até que toda a água seja absorvida pelos grãos. Porém existe um jeito muito mais fácil e que não envolve o uso do fogão, tornando-se assim mais seguro também e é por isso que hoje vamos aprender como fazer arroz no microondas.

Como surgiu o microondas e qual seu efeito sobre os alimentos?

O microondas surgiu em 1947 após o inventor Percy Spencer perceber que alimentos se aqueciam quando estavam próximos ao magnetron, peça utilizada para montagem de radares.

Isso levou Spencer a desenvolver uma pesquisa e chegar ao primeiro protótipo destinado ao uso doméstico chamado Radarange. No entanto, ele era grande, pesado e caro demais, fazendo com não se populariza-se de primeira. Somente na década de 60, foi desenvolvido e popularizado o modelo de microondas que conhecemos hoje.

Através das microondas emitidas pelo aparelho, que conta com isolamento em suas paredes para que não haja efeito do lado de fora, as moléculas de água contida dentro dos alimentos tentam entrar em alinhamento, porém não conseguem pela posição do alimento estar em frequente mudança.

Quando isso acontece as moléculas entram em choque umas com as outras e isso gera o calor necessário para cozinhar o alimento.

Agora sim, como fazer arroz no microondas?


Agora que sabemos como funciona este eletrodoméstico indispensável, vamos aprender como fazer o arroz no microondas de maneira prática e saborosa. Além disso, vamos entender quais outros alimentos também podemos cozinhar da mesma maneira.

Para isso precisaremos de um pote de plástico, vidro ou material destinado ao uso de microondas. O ideal é que ele seja fundo para que o arroz possa ficar submerso pela água.

Vale lembrar que a medida de uma xícara de arroz pesa aproximadamente 190 gramas e serve até três pessoas se for servido como acompanhamento.

Atenção: Utensílios ou recipientes feitos de metal não devem ser colocados dentro do microondas podendo causar acidentes graves e estragar o aparelho.

Dito isso, vamos aprender como fazer arroz no microondas e você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de arroz branco
  • 2 xícaras de água fria
  • ½ cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes bem misturados dentro do recipiente que irá ao micro-ondas, cubra com a água fria e coloque por cima uma tampa plástica frouxa ou tampa especial para cozinhar em microondas.

Alguns microondas já possuem a função específica para cozinhar arroz, que nada mais é do que o tempo estimado para que o arroz fique pronto de acordo com o fabricante.

Se o seu forno não possui esta função, não tem problema. Coloque para cinco minutos e depois de terminar o tempo veja como está seu arroz.

Se ainda faltar um pouco para ficar cozido é só colocar mais 2 minutos e repetir o processo até que fique de acordo com seu gosto. Na próxima vez que fizer já saberá como seu forno se comporta e certamente não precisará testar tantas vezes.

Pronto! Agora que você sabe como fazer o arroz no microondas e não existe mais desculpa pra não ter aquele arroz quentinho e novinho sempre que a fome bater.

Sinta-se livre para experimentar ingredientes que certamente agregarão muito mais sabor e personalidade ao seu preparo.

Como fazer arroz no microondas com temperos especiais

Aqui vai uma receita que também é muito prática e que pode se tornar parte do seu dia a dia ou um truque na manga na hora de receber aquela visita inesperada. Esta receita apenas vai lhe exigir três ingredientes comuns e baratos a mais e vai fazer você se interessar por temperos que combinam muito bem com o microondas.

Veja como fazer arroz no microondas temperado com ervas frescas e manteiga para convidados e você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz branco
  • 4 xícaras de água fria
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal a gosto

Como fazer arroz com ervas no microondas:

Arroz no Micro Ondas

Misture o arroz, a cebola, o alho e o sal. Cubra com água, tampe e leve ao microondas. Por cinco minutos. Depois de experimentar e ver que o arroz está quase prontinho coloque os ramos de alecrim e tomilho e a manteiga em cima do arroz e leve ao forno por mais um ou dois minutos.

Esse tempo será suficiente para a manteiga derreter e se misturar com o arroz e os ramos liberarem um aroma fresco e maravilhoso elevando sua receita para uma comida digna de um restaurante. Daí é só retirar os ramos e servir esta delícia.

Sinta-se livre para experimentar os mais variados temperos e aumentar ou diminuir o tempo de cozimento de acordo com o seu gosto pois as possibilidades são infinitas agora que você já sabe como fazer arroz no mircoondas.

Leave a Reply